Engenharia Física

Área: Engenharias
Unidade: Dourados

Informações:


No cenário atual da ciência e educação brasileira, vários indicadores apontam para a necessidade de se formar um novo tipo de engenheiro com base científica sólida, e que seja capaz de empregá-la na criação de tecnologia e inovação, gerando desenvolvimento. Assim, após estudos, constatou-se que a implantação do curso de Engenharia Física, contribuiria sobremaneira com esse objetivo e com a missão da UEMS, enquanto instituição geradora e socializadora do conhecimento e fomentadora do avanço científico e tecnológico, em direção ao desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul.

O projeto pedagógico inicial do curso foi estabelecido pela Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 176, de 30 de novembro de 2009 e homologado pela Resolução Conjunta COUNI/CEPE-UEMS nº 930, de 22 de fevereiro de 2010 (Publicada em DOEMS nº 7.658, de 08 de março de 2010, p. 27).

Atualmente, este projeto encontra-se reformulado através da Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 356, de 13 de julho de 2022 (Publicada em DOEMS nº 10.913, de 12 de agosto de 2022, p. 117), homologada pela Resolução CEPE-UEMS nº 2.436, de 30 de agosto de 2022 (Publicada em DOEMS nº 10.937, de 13 de setembro de 2022, p. 85).
 

Veja no link abaixo o Projeto Pedagógico que norteia as atividades e os componentes curriculares do curso de Engenharia Física da UEMS:

O curso de Engenharia Física da UEMS é ofertado de forma regular na modalidade presencial, com suas disciplinas obrigatórias e optativas organizadas em seriação anual, mas executadas em períodos letivos semestrais.

As disciplinas básicas, em sua maioria, são as mesmas oferecidas na maioria dos cursos de engenharia no Brasil, abordando conceitos de Física Clássica, Matemática, Química, Computação, Administração e Empreendedorismo. Já as disciplinas profissionalizantes e específicas conferem ao Engenheiro Físico o caráter específico desta modalidade de engenharia, abordando conceitos de Física Contemporânea (Mecânica Quântica, Relatividade, Física Nuclear, etc), Física Matemática, Ciência de Materiais, Mecânica, Eletrônica, Automação e Instrumentação. Todos os conceitos anteriores são integrados dentro da visão de uso inteligente e sustentável dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente. A definição das disciplinas segue as normatizações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, Resolução CNE/CES Nº 02 de 24 de abril de 2019

A carga horária total do curso, decorrente da sua estrutura curricular obrigatória ou não, deverá ser integralizada pelo aluno no limite máximo de 8 (oito) anos, como estabelece a Resolução CNE/CES nº 02,de 18 de junho de 2007.

A Matriz Curricular do curso estabelece a seriação das disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a). Esta foi elaborada de modo a atender os objetivos gerais e específicos do curso, bem como proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades ao aluno(a), visando o perfil desejado do profissional egresso, além de manter o ensino atualizado com as demandas da sociedade.

Veja no link a seguir a Matriz Curricular do curso de Engenharia Física da UEMS de acordo com o Projeto Pedagógico: