As redes de cooperação que a UEMS integra possibilitam a atuação da universidade em diversos segmentos e são importantes promotoras da "Internacionalização em Casa", uma prática local por meio da qual se implementam estratégias para proporcionar um ambiente multicultural e multilíngue no ambiente universitário, além de permitir vivências internacionais no ambiente da universidade, agregando as dimensões internacional e transcultural no processo de ensino e aprendizado e promovendo atividades extracurriculares mediante relações com a cultura e comunidades étnicas locais.
Atualmente, a UEMS integra as seguintes redes de cooperação internacionais:
GCUB - Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras.
UNIRILA - Universidade da Rota de Integração Latino Americana
A UniRila é composta pelas Universidades que compõem o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul). São elas: UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFGD) Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Anhanguera/Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Além dessas, também fazem parte da Rede, a Universidade Nacional de Jujuy e a Universidade Nacional de Salta, da Argentina, Universidade de Antofagasta e Universidade Católica do Norte do Chile, ambas do Chile; e a Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai.
ZICOSUR - Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul
O Grupo ZICOSUR Universitário é formado por Universidades do Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru, além do Brasil, criado com o propósito de complementar e potencializar o processo de cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana, a fim de promover maior inserção no contexto internacional e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região.
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil, por meio de suas 45 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
CRIE-MS - Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do MS
O Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) é uma iniciativa pioneira no Brasil em termos de organização interuniversitária. O CRIE é o primeiro a unir em uma só organização todas as universidades sediadas no Estado, independentemente se públicas ou privadas. E é justamente na diversidade de perspectivas sobre a educação que o Conselho firma seu pioneirismo em âmbito nacional, contado com a participação de: uma universidade pública estadual; duas universidades públicas federais; um instituto federal de educação, ciência e tecnologia; uma universidade privada confessional sem fins lucrativos; e uma universidade privada de capital aberto.
FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional
A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Promove a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e Conferência Anual. Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.
PTIn - Parque Tecnológico Internacional
O Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã será o primeiro do Centro-Oeste e vai abrigar empresas de tecnologia, que não pagarão nada pelo suporte até terem condições de entrar no mercado de trabalho.
Parques Tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico para fomentar economias baseadas no conhecimento e da integração de pesquisa, negócios, empresas e organizações governamentais em um local físico. Além de prover espaço para negócios baseados em conhecimento, os parques podem abrigar centros para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, inovação e incubação, treinamento, prospecção e infraestrutura para feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico.
Rede Internacional de Extensão Universitária-RIEU
O objetivo geral da RIEU é estabelecer cooperação científica e cultural de extensão internacional multilateral nas áreas de direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção, educação, saúde, comunicação e trabalho.
Fazem parte da rede de cooperação internacional Universidades Públicas do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal, como: UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), UNITINS (Universidade Estadual do Tocantins), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e ENAPP – Brasil; ESPBENGO (Escola Superior Pedagógica do Bengo) e ISPI (Instituto Superior Politécnico Independente) – Angola; ISCISA (Instituto Superior de Ciências da Saúde) – Moçambique; IPP (Instituto Politécnico do Porto) – Portugal e agora na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul).