Mesa coordenada pela professora Dra. Kelly Letícia Sakata
E-mail: kelly.sakata@uems.br
Monitores: Camila, Kauany e Joilson
EIXO 1
| 19h | RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL | Aldiléia Nolasco de Souza Ana Paula Joner Colpo Rosane Toebe Zen |
| 19h10 | A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA VISÃO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. | Giovana Janete Franzmann Kauany Krízia Barros Arguelho Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 19h20 | A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Ana Flávia Gomes Figueiredo Cardoso Samara Figueiredo Florenciano Hackenhaar Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 19h30 | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Joilson Vilhalva Freitas Baltazar Eliane Cerdas |
| Eixo 2 | ||
| 19h40 | A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO EM TESES E DISSERTAÇÕES: FOCO NA GESTÃO EDUCACIONAL | Camila Francisco Ribeiro Ferreira Kelly Leticia da Silva Sakata |
| 19h50 | REFLEXÕES A PARTIR DE PROJETOS DE PESQUISA: APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA E PRIVATIZAÇÃO | Kauany Krízia Barros Arguelho Kelly Leticia da Silva Sakata
|
| 20h | Debate | |
Mesa coordenada pela professora Dra. Eliane Turatto e Ana Carolina
Email: nany@uems.br
Monitores: Rute, Catiusi e Luiz
| 19h | ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Elaine Eliane T. T. Ferronatto |
| 19h10 | PENSAMENTO MATEMÁTICO NA INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL | Igor Freitas dos Santos Wilker Solidade |
| 19h20 | REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENTRE BRINQUEDOS E SABERES: O LÚDICO E A FORMAÇÃO DE QUEM ENSINA” | Jozelaine De Melo Gomes Kelly Leticia da Silva Sakata |
| EIXO 2 | ||
| 19h30 | AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL: aproximações a partir de um projeto de pesquisa | Valesca Garcia Pereira de Araújo Kelly Leticia da Silva Sakata |
| EIXO 3 | ||
| 19h40 | FAMÍLIA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NO CONTEXTO ESCOLAR | Rute Peixoto de Oliveira Catiusi Gonçalves Cardoso Luiz Marcelo Colhares Mari Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 19h50 | A INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA: HISTÓRIA, DIAGNÓSTICO E A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA | Rosane Toebe Zen Oldekeila Fernandes Pereira Rojas |
| 20h | GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | Alexander Schmidt Júnior Wilker Solidade |
Mesa coordenada pela professora Ana Cláudia Matos Krul – email:
ufgd.claudia@gmail.com
Monitores: Joice, Mariléia e Ingrid
EIXO 1:
| 19h | LITERATURA INFANTIL E NEGRITUDE: ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA ESCOLHA DE OBRAS LITERÁRIAS | Micaela Silva Santos Ivanilza de Souza Veríssimo de Oliveira Ingrid Espanhol de Siqueira Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 19h10 | A FORMAÇÃO CONTINUADA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Camila Francisco Ribeiro Ferreira Joice Quelve Dias Aguiar Mariléia dos Santos Bicudo Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 19h20 | PERCEPÇÕES PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA UEMS UNIDADE DE MARACAJU/MS | Maria Aparecida Vitcóv Ventura Nubea Rodrigues Xavier |
| 19h30 | RELATO DE EXPERIÊNCIA “DO PROJETO DE EXTENSÃO AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: A GESTÃO ESCOLAR” | Andressa da Costa Santos Perez Kelly Leticia da Silva Sakata |
| Eixo 2 | ||
| 19h40 | ENSAIO SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA: | Moisés Pereira Ferreira Kelly Leticia da Silva Sakata |
| 19h50 | AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA: OBJETIVOS E CONTEXTOS | Jéssica da Silva Prevital Rosane Toebe Zen Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 20h | O PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: Articulações entre Brasil e Argentina” | Edilane Mendes Oliveira Kelly Leticia da Silva Sakata |
| 20h10 | Debate | |
Mesa coordenada pela professora Dra. Jeniffer Pessôa email: jeniffer.pessoa@uems.br
Monitores: Celia, Sara e Edineia
EIXO 2:
| 19h | ORIENTAÇÕES DO PNE E O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL PARA BEBÊS | Celia Brito da Silva Paes Sara Lima Klagenberg Edineia Lizzi Espanhol Vargas Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 19h10 | OS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES INICIAIS | Aisha Chirata Marim Kelly Leticia da Silva Sakata |
| 19h20 | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PEDAGOGO: RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA | Alifer Miranda Ferreira Kelly Leticia da Silva Sakata |
| EIXO 3 | ||
| 19h30 | MULHERES E PERSPECTIVAS DE GÊNERO EM CURSOS SUPERIORES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MARACAJU (UEMS) E BUENOS AIRES (UBA), 2019–2023
| Micaela Silva Santos Nubea Rodrigues Xavier |
| 19h40 | A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | Katiane Gonçalves Machado Wilker Solidade |
| 19h50 | A IMPORTÂNCIA DA SEMANA CULTURAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA TERENA | Geiza gabriel marcos Eliane Cerdas |
| 20 | ENTRE ESTERIÓTIPOS E INVISIBILIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER TERENA NO JORNAL O PROGRESSO (2006-2025) | Gizeli Fermino Coelho Josiane Figueiredo Lisboa |
| 20h10 |
Mesa coordenada pela professor Dr. Luciano de Oliveira email: luciano.oliveira@uems.br
Monitores: Natiellen, Fernanda e Ana Laura
EIXO 1
| 19h | LEITURA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: O QUE É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO INICIAL? | Luciano de Oliveira Juliana Diniz Libert Dias |
| 19h10 | HISTORIA DA ESCOLA INDIGENA VITOR MARCELINO SIDROLANDIA-MS | Josivan Morais Lopes Shirley Ferreira Marinho Silva |
| 19h20 | RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS QUE TRANSFORMAM | Fernanda Beatriz Martins Batista |
| 19h30 | A DIFICULDADE DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA E A SUA RELAÇÃO COM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXUAL | Fernanda Araujo Tonsach Luciano de Oliveira |
| 19h40 | ASSESSORIA PEDAGÓGICA JUNTO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MARACAJU: PROJETO DE EXTENSÃO | Tatiane Franco Riquielme Kelly Leticia da Silva Sakata |
| EIXO 3 | ||
| 19h50 | EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E ARGENTINA: ACESSO, PERMANÊNCIA E INTERSECÇÕES | Ana laura da Silva Gomes Nubea Rodrigues Xavier |
| 20h | A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SUAS POSSIBILIDADES | Ana laura da Silva Gomes Jeferson Ales Ribeiro Igor Freitas dos Santos Jeniffer Ribeiro Pessôa |
| 20h10 | Debate | |
SALA 01 | ||
| Mesa coordenada pela professora Dra. Cristiane Pereira Peres | ||
| Email: cris.peres@uems.br | ||
| GMeet: https://meet.google.com/obk-rhfy-bpi | ||
| EIXO 1 | ||
| 19h | FORMAÇÃO POLÍTICA SUBJACENTE FORMAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO EDUCADOR NO ATENDIMENTO AOS EDUCANDOS AUTISTAS NA CONTEMPORANEIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES | PRZYLEPA, Mariclei |
| 19h10 | RELATO DE EXPERIÊNCIA ALÉM DA SALA DE AULA: COMO A EXTENSÃO NO CURSO DE DIREITO TRANSFORMOU ACADÊMICAS E IMPACTOU A COMUNIDADE | Fernando Machado Michele Serafim dos Santos Brenda Bogarim Maria Carla Fachin |
| 19h20 | GESTÃO ESCOLAR NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS PRODUÇÕES NOS ÚLTIMOS 10 ANOS | Karina Salinas Ocampos Elis Regina dos Santos Viegas Fábio Perboni |
| 19h30 | Escola Pública de Tempo Integral: reflexões sobre os desafios da gestão na perspectiva dos gestores | Natasha Pinotti dos Santos Souza Wilker Solidade |
| EIXO 3 | ||
| 19h40 | OS MIGRANTES INTERNACIONAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS: O CASO DOS VENEZUELANOS | Andréa de Brito Machado Elis Regina dos Santos Viegas Fábio Perboni |
| 19h50 | ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PÚBLICO-ALVO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS (Paebs): ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PPE DA UEM (2015-2024) | Rosinéia dos Santos Aragão Sanches Marina Silveira Bonacazata Santos Jani Alves da Silva Moreira |
| 20h | O CORPO TEM VALOR NAS SUAS SINGULARIDADES | Samara Carneiro Cardoso Brites |
| 20h10 | Debate | |
SALA 02 | ||
| Mesa coordenada pela professora Dra. Eliana Maria Ferreira | ||
| E-mail: eliana.anaeli@gmail.com | ||
| GMeet: https://meet.google.com/obw-snzs-jzw | ||
| EIXO 1 | ||
| 19h | ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA E A ESCRITA | Eliana Maria Ferreira |
| 19h10 | QUANDO A ESCOLA ESCUTA: O VALOR DO ENCAMINHAMENTO PARA A PSICOPEDAGOGIA TEA | Thaysa Gonçalves de Souza |
| 19h20 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: APRENDENDO NÚMEROS E NUMERAIS BRINCANDO | MENDES, Jusara dos Santos IRALA, Clóvis |
| 19h30 | O CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA NA UEMS: sua instalação e breves aproximações sobre sua grade curricular. | Kelly Cristiny Borges Larsen |
| 19h40 | A HISTÓRIA DO CEI UFGD: CAMINHOS INICIAIS DA PESQUISA DOCUMENTAL | Antonieta Aliendre Moraes Nascimento Míria Izabel Campos |
| 19h50 | O PERCURSO FORMATIVO DO LEEI EM DOURADOS-MS | Andreina de Melo Louveira Arteman Adriana Mendonça Pizatto Clóvis Irala Giana Amaral Yamin |
| 20h | ARTE-CIÊNCIA E VIDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PARA A INFÂNCIA | Giana Amaral Yamin Rafaela Peralta Oliveira Kamila Gabriela Dias de Souza Karina Paelo de Souza |
| 20h10 | Debate | |
SALA 03 | ||
| Mesa coordenada pela professora Dra. Gizeli Fermino Coelho | ||
| Email: gizeli.fermino@uems.br | ||
| SALA NO GMeet: https://meet.google.com/cse-drwi-vvo | ||
| EIXO 1 | ||
| 19h | A INFLUÊNCIA DOS PROGRAMAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA DOS GRADUANDOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) | Luci Barros da Silva. Gizeli Fermino Coelho |
| 19h10 | A LITERATURA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO ZIRALDO E SHAKESPEARE | Emerson Adriano Milan Camila Suelen Espindola Teixeira Sueli Bonkoski Alves |
| EIXO 2 | ||
| 19H20 | ANTROPOLOGIA URBANA: O SKATE E OS SKATISTAS | Mariana Castro de Oliveira Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira |
| EIXO 3 | ||
| 19h30 | MIGRAÇÃO INFANTIL E HISTÓRIA ORAL: NOTAS INTRODUTÓRIAS | Isabeli Taveira de Souza Maria Eduarda Ferro |
| 19h40 | AS RELAÇÕES ENTRE MODELOS DIVERSOS DE FAMÍLIA E O CONTEXTO ESCOLAR: O QUE DIZEM AS FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS | Iamara Alvares de Lima Gauer |
| 19h50 | ENTRE PIADAS E PADRÕES: MACHISMO E IDEOLOGIA DE GÊNERO NA SEÇÃO 'INFORME CURURU' DO JORNAL O PROGRESSO | Gizeli Fermino Coelho Alaide Pereira Japecanga Aredes |
| 20h | FUNDAMENTO TEÓRICO E HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES DE ALUNOS AUTISTAS | Marilaine da Silva Fabiano Antunes |
| 20h10 | AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: MAPEAMENTO DA POLÍTICA COMO TEXTO NO CENTRO-OESTE DO BRASIL E NO PARAGUAI | Pedro Daniel Cordoba Wilker Solidade da Silva |
| 20h20 | Debate | |
SALA 04 | ||
| Mesa coordenada pela professora Dra. Nubea Rodrigues Xavier | ||
| Email: nubea.xavier@uems.br | ||
| GMeet https://meet.google.com/xef-rqvb-qzi | ||
| EIXO 3: | ||
| 19h | AS DEFICIÊNCIAS E AS INFÂNCIAS NAS ALDEIAS JAGUAPIRU E BORORÓ NA CIDADE DE DOURADOS - MS: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL | FREITAS, Neilda. XAVIER, Nubea Rodrigues |
| 19h10 | AS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL | Pâmela Caroline Martins da Silva Corrêa Henrique Rezende Untem |
| 19h20 | TRAJETÓRIAS DAS MULHERES “BOIAS-FRIAS” NO BRASIL: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA ATRAVÉS DA HISTÓRIA ORAL | Catarina de Fátima Silveira Araújo Maria Eduarda Ferro |
| 19h30 | MULHERES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO | Kaylane Rodrigues Ferreira Barbosa Maria Eduarda Ferro |
| 19h40 | MULHERES INDÍGENAS TERENAS: NARRATIVAS SOBRE GÊNERO, LUTA E RESISTÊNCIA | Maria do Socorro de Oliveira Araújo Nubea Rodrigues Xavier |
| 19h50 | RACISMO E EDUCAÇÃO: ANALISE DE LIVROS DIDATICOS NO 4º ANO EM ILHA SOLTEIRA (SP) | Victor Hugo dos Santos Matos Silvane Aparecida de Freitas |
| EIXO 1 | ||
| 20h | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | Eliane Moura dos Santos Maria Eduarda Ferro |
| EIXO 2 | ||
| 20h10 | AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E O CURRÍCULO: DISCUSSÕES NECESSÁRIAS | Amanda Vasques Silva Henrique Rezende Untem |
| 20h20 | Debate | |
SALA 05 | ||
| Mesa coordenada pela professora Dra. Shirley Ferreira Marinho Silva | ||
| E-mail: shirley.silva@uems.br | ||
| GMeet: https://meet.google.com/bcb-cmrx-vky | ||
| EIXO 2 | ||
| 19h | REFLEXÕES E REFLEXOS DA EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS | Raynne Ferreira Santos Fernando Guimarães de Oliveira da Silva |
| 19h10 | POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA IDADE MÉDIA: INFLUÊNCIAS DA IGREJA, DO ESTADO E DAS ESTRUTURAS SOCIAIS | Thais Regina Ravazi de Souza Amanda Jalloul Nascimento Carlos Herold Junior Meire Aparecida Lóde Nunes |
| 19h20 | Letramento político e a educação para a cidadania: a experiência da Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto | Paulo Vinícius Rivas Cardoso Maisa Barbosa da Silva Kellcia Rezende de Souza |
| 19h30 | Revolução e Instrução: a influência dos ideais iluministas na formação do ensino público moderno. | Karini Fernandes Assis |
| 19h40 | ORGANIZAÇÃO TÉCNICA DO TRABALHO DO EDUCADOR SOCIAL: INTRODUÇÃO AO TEMA | Evelin Reis Castro Carla Villamaina Centeno |
| 19h50 | PLATAFORMA EDUCACIONAL QUIZIZZ: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS | Katia Patricia Ribeiro Araujo Vanessa Daiana Pedrancini |
| EIXO 3 | ||
| 20h | CRIANÇAS MIGRANTES NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS/MS: PERCURSOS INICIAIS DA PESQUISA | Kamila Gabriela Dias de Souza Míria Izabel Campos |
| 20h10 | CORPOS QUE SE EXPRESSAM: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | Thais Regina Ravazi de Souza Amanda Jalloul Nascimento Carlos Herold Junior Meire Aparecida Lóde Nunes |
| 20h20 | Debate | |
SALA 06 | ||
| Mesa coordenada pelo professor Dr. Wilker Solidade | ||
| Email: wilker.solidade@uems.br | ||
| GMeet: https://meet.google.com/hry-owzi-xho | ||
| EIXO 3: | ||
| 19h | POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DOCUMENTAL E CRÍTICA DA META 4 DO PEE/MS (2015-2022) | Paola Gianotto Braga |
| 19h10 | UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL | Johnny dos Santos Lima |
| 19h20 | COLONIALIDADE E PRECONCEITO: A HISTÓRIA DA HANSENÍASE E A EDUCAÇÃO EM LEPROSÁRIOS NO BRASIL | Andrew Vinícius Cristaldo da Silva Nádia Bigarella |
| 19h30 | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DISPUTA ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA MATERNA: AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA | Josiane Cabreira de Souza Cíntia Santos Diallo |
| 19h40 | A História e Cultura Indígena em uma Escola de Dourados: Desafios, Potencialidades e Ações para a Inclusão no Ensino Formal | Taiana da Silva Garcia Cíntia Santos Diallo |
| 19h50 | MANIFESTAÇÕES DA DESIGUALDADE RACIAL E XENOFOBIA NO BRASIL: ANÁLISE GRÁFICA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS (2019-2024) | José Ndiba Imbandu Cíntia Diallo |
| 20h | Vivências, Saberes e Resistências na Comunidade Quilombola São Miguel: Uma Experiência Formativa Antirracista | Gabriella Christiny da Silva Cíntia Diallo |
| 20h10 | Debate | |