Frente Parlamentar do Leite entrega a Governo proposta que visa melhoramento genético para produção leiteira

Interinstitucional

Docentes da UEMS/Aquidauana integram grupo e acompanharam reunião

Por:Imprensa UEMS 05/04/2024 14:15

No dia 03 de abril foi entregue ao Governador do Estado, dr. Eduardo Riedel, um importante programa de melhoramento genético para a pecuária leiteira de Mato Grosso do Sul, proposto pela Frente Parlamentar do Leite da ALEMS (Assembleia Legislativa de MS), da qual a UEMS participa, tendo como membros os professores Marcus Vinicius de Morais Oliveira (titular) e André Rozemberg Peixoto Simões (suplente). O gerente da Unidade de Aquidauana, prof. Dr. Thiago Pasquetti também acompanhou os desdobramentos da reunião.

O "Programa de Melhoria Genética do Rebanho Leiteiro de Mato Grosso do Sul - PROMEGE LEITE – MS” foi elaborado pelos professores do Curso de Zootecnia atuantes no Programa RIO DE LEITE da UEMS, em Aquidauana e visa organizar o processo de implementação de melhoria no padrão racial dos bovinos leiteiros criados no Estado de Mato Grosso do Sul, de maneira a elevar a produção de leite e, assim trazer benefícios aos Produtores, a Indústria e aos demais seguimentos que compõem a Cadeia Produtiva do Leite.

Na ocasião, o governador, Eduardo Riedel, recebeu o deputado Renato Câmara e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, além da comitiva da UEMS e outros representantes da área, para discutir sobre melhorias ao setor.

“Essa movimentação da Frente parlamentar é muito importante. E me chama atenção ser um projeto voltado a genética, como uma das bases para melhoria da produtividade. E pode fazer a diferente, porque tem a pré-seleção”, afirmou Riedel.

"O projeto de melhoramento genético para pecuária de leite, foi desenvolvido por professores da UEMS (Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul) vem atender o problema da pecuária de leite, que é a baixa produtividade do nosso rebanho. É muito interessante, importante dizer que a Câmara Setorial do Leite tem pronto para ser aprovado, um plano de fomento da pecuária de leite, o Proleite. Este projeto está alinhando com os objetivos do plano, é de melhoramento genético. É um ato que faz com que o rebanho melhore rapidamente e consiga aumentar os índices de produtividade e produção de leite no Estado todo”, afirmou Beretta.

A Frente Parlamentar do Leite foi criada para subsidiar com informações técnicas e dados estatísticos, as iniciativas legislativas de interesse da sociedade sobre o tema, em especial aquelas voltadas à produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados. E ainda para estimular a atividade de produção leiteira no Estado.

“Sabemos que os produtores de leite enfrentam dificuldades e o cenário é desestimulante. Nossa intenção é mostrar uma alternativa. Estamos vendo o projeto como uma maneira de virar essa chave”, afirmou Câmara.

Com informações de Nathalia Yahn. Fotos Bruno Rezende. Agência de Notícias do Governo de MS.