Professor de curso de Direito da UEMS vai proferir palestras em eventos internacionais na Europa

Interinstitucional

Professor de curso de Direito da UEMS vai proferir palestras em eventos internacionais na Europa

O professor do curso de Direito da UEMS, Dr. Lúcio Flávio Sunakozawa, visitará Portugal, Espanha e França para eventos em atendimento de convites para intercâmbios científicos.

Por:Imprensa UEMS 10/04/2023 13:50

O professor do curso de Direito da UEMS, Dr. Lúcio Flávio Sunakozawa, visitará Portugal, Espanha e França para eventos visando atender convites para intercâmbios científicos entre pesquisadores e expositores de diversas universidades e organismos internacionais. Eventos conduzem à divulgação da UEMS junto a diversas Universidades europeias.

Dentre outras participações previstas, são destacadas a participação de Sunakozawa no “Encontro de Direito Internacional Privado Comparado” na Universidade de Lisboa, Reuniões e Visitas Técnicas em Porto e Viana, palestras na 5ª edição dos Desafios do Direito no Século XXI – Diálogos Luso-Brasileiros, subordinado ao tema 5.a edição: Retomando o diálogo sobre Direito(s), Guerra e Paz, Democracia Justiça, na Escola de Direito da Universidade do Minho e Centro de Investigação em Justiça e Governação, GLOB – Globalização, Democracia e Poder (Glob-JusGov), na cidade de Braga, todos em Portugal.

Na Espanha e França, o professor Lucio Flavio fará importantes explanações durante o “II Foro Jurídico Ibero Brasileiro: Democracia e Direitos Fundamentais” na Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo, na Espanha, no Encontro de Alto Nível no Centre d'Études Avancées en Éducation et Devéloppement Durable, na Université Paris-Saclay, e durante o evento “International Conference on Climate Risk, Vulnerability and Resilience Building - Social vulnerability and climate risk: the stakes of resilience policies in Brazil", na sede da UNESCO, com um colóquio junto com pesquisadores que discutirão políticas Sul-Sul no Orsay Campus/ Parc Orsay Université, sobre a Agenda Europeia de Competências para a competitividade sustentável, a justiça social e a resiliência.

As participações do professor sul-mato-grossense, dentre outras, estarão intituladas “Direito Fundamental da Paz e o projeto de desenvolvimento da Rota de Integração Latino-americana: análise da dinâmica de fronteiras” (EDUM, Braga), “Direito Fundamental da Paz e o projeto de desenvolvimento da Rota de Integração Latino-americana diante do estado da migração no Sul Global” (Facultade de Ciencias Xurídicas e do Traballo, Vigo), e "A interseção entre o Direito e o desenvolvimento sustentável no contexto das mudanças climáticas e vulnerabilidades sociais" (UNESCO/Paris-Saclay). Com isso, as abordagens visam interagir a tese de doutoramento do expositor sobre o Direito Fundamental da Paz, defendida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) aliadas aos temas atuais que são investigadas no Projeto UEMS NA ROTA BIOCEÂNICA / ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA e nas pesquisas de seu pós-doutoramento na Universidad Nacional de Jujuy, na Argentina, com os cumprimentos dos 17 Objetivos Sustentáveis de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU.

Segundo o professor Sunakozawa, “nessa agenda além da enorme responsabilidade que terei ao levar o nome da UEMS, em cenários distintos e de públicos internacionais, representa uma honra e cortesia para responder a alguns dos convites que foram se acumulando, mas que se torna gratificante oportunidades para novos olhares, rever conceitos e estreitar laços cada vez mais fortes com laureadas personalidades, autoridades e colegas professores, da mais tradicionais instituições acadêmicas europeias, e que reputo como um rico aprendizado que virá diretamente dos berços de nossa cultura jurídica e científica ocidental”. Além disso, o professor fez um roteiro de compromissos de envio de resumos e artigos, também junto às faculdades de direito europeias, como instrumentos de divulgação em outros continentes dos atuais pensamentos sul-americanos, que serão lançadas em publicações daquelas instituições ao longo deste ano.