UEMS / CG: Acadêmica da UMA assume coordenação geral do Programa MS na década do Envelhecimento Saudável

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes ACS / UEMS CG 05/09/2023 11:05

A Secretaria de Estado de Saúde e a gerência de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, realizaram nesta segunda-feira (4) a oficina de planejamento de ações com foco no envelhecimento saudável. O foco foi planejar ações voltadas à população idosa de Mato Grosso do Sul e sua rede de suporte social.

A gerente de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Neiva Figueiredo explicou que a oficina auxiliará no planejamento e alinhamento de ações futuras. “É fundamental pensarmos na saúde da pessoa idosa, em ações em prol dessa parcela da população. Serão ações construídas a várias mãos e que serão um divisor de águas para o bem-estar e qualidade de vida dessas pessoas”, disse

Mato Grosso do Sul possui uma população idosa de 384.247 pessoas, o que representa 13,94 % da população total do Estado - de acordo com dados extraídos do sistema DataSUS. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

Para a acadêmica da Universidade da Maturidade, Ana Maria Thimóteo, que assumiu a coordenação geral do projeto, que será construído a partir destas oficinas, essa é uma oportunidade para a construção do plano de ação que atenda a população idosa de maneira integral. “Assumir essa missão é desafiador. Isso porque estamos construindo um plano de trabalho para o Estado todo. Além disso, é preciso ainda aproveitar o que há de melhor em todas as instituições que já trabalham com a população de idosos do Estado”, concluiu Ana Maria.

O coordenador regional da UMA, prof. Dr. Djanires Neto, que também participou da Oficina, se diz muito orgulhoso de contribuir com as políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo. “É uma satisfação contribuir para algo que realmente acreditamos, que é a possibilidade de possibilitar um envelhecimento com qualidade de vida” e sempre envolvendo a universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, acrescentou o coordenador.

A Assistente Social Antonia Raquel Lima Camargo Zottos - coordenadora administrativa da UMA também participou da Oficina, que é uma parceria entre SES e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), com apoio da ESP e ETSUS (Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão) e participação de representantes do CES (Conselho Estadual de Saúde), Escolagov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e prefeituras de Maracaju, Vicentina, Fátima do Sul e Maracaju.