UEMS / CG: Atividade com foco na qualidade de vida envolve acadêmicos da UMA e do Curso de Medicina

Medicina

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes ACS / UEMS CG 22/08/2023 15:55

A proposta de intergeracionalidade da Universidade da Maturidade – UMA/UEMS e sua importância fica evidenciada a cada atividade proposta por sua equipe pedagógica. Nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, a experiência envolveu, por exemplo, acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que foram os responsáveis por realizar um levantamento das condições de saúde de cada um dos integrantes da UMA.

A pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Érika Kaneta Ferri, também responsável pela disciplina de atividades extensionistas do Curso de Medicina, avaliou como de extrema importância a realização de ações como esta, tanto por seu caráter intergeracional, quanto por seu potencial para oferecer qualidade de vida a estes idosos. ”A gente fala que esse é um momento de aprendizagem mútua, pois os estudantes podem conhecer essas pessoas e pensar numa proposta que atenda as necessidades e especificidades deste público”.

Érika adiantou que a idéia é de que, com base nestes levantamentos, até novembro sejam elaboradas ações de educação e saúde. “Já estamos pensando em alguns temas como qualidade de vida, qualidade do sono, doenças crônicas e degenerativas”, acrescentou a pró-reitora.

Segundo a coordenadora pedagógica e prof. Leila Cardoso Machado, ao todo foram avaliados 56 idosos. “A dinâmica consistiu em dividir o grupo em três estações. Na primeira foram avaliados coordenação motora e saúde. Na segunda foram realizados alguns exercícios capazes de avaliar a mobilidade dos alunos, correção postural e introdução a atividades de respiração. Já na terceira, que envolveu os acadêmicos de medicina, os idosos passaram por exames como aferição de pressão, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, hábitos alimentares, hábitos de sono e medicamentos utilizados, além de outros”.

A professora de habilidades médicas, Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi, do Curso de Medicina, explicou que a atividade teve três grandes objetivos: o desenvolvimento de ações extensionistas para os alunos de medicina; desenvolver a habilidades médicas, uma disciplina do primeiro ano do Curso e ainda o terceiro que consiste no envolvimento, na intergeracionalidade, já que os exames foram feitos em alunos da UMA. “Com os resultados obtidos é possível conhecer os alunos da UMA, podendo inclusive, garantir a estes alunos um ambiente seguro”.