UMA/UEMS marca seu primeiro JUNHO PRATA com ciclo de palestras, participação em Seminário e Visita técnica ao Detran

JUNHO PRATA

UMA/UEMS marca seu primeiro JUNHO PRATA com ciclo de palestras, participação em Seminário e Visita técnica ao Detran

CAMPO GRANDE
Por:Gisleine Rodrigues 30/06/2023 17:16

Na última semana de junho o projeto de extensão Universidade da Maturidade, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o UMA/UEMS, promoveu o encontro “Universidade da Maturidade: promovendo a educação, saúde e bem-estar intergeracional”, com ciclo de palestras que aconteceram dos dias 26 a 28 de junho. A semana também foi marcada pela presença da UMA no 8º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que aconteceu na quinta-feira, 29 de junho, à tarde, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Encerrando a semana com visita técnica das turmas da manhã e da tarde ao espaço da Cidade Escola de Trânsito - Detranzinho, no Detran-MS.

O Encontro contou com palestras sobre os temas “Envelhecimento Saudável”, “Políticas Públicas para Pessoas Idosas”, “Tecnologia Social e Inclusão da Pessoa Idosa” e “Educação Intergeracional e Tecnologia Social”.

A vice-reitora da UEMS, Profa. Dra. Celi Correa Neres, abriu o evento falando que “a UMA está de parabéns por discutir um tema muito sensível, um tema muito importante que é a violência contra os idosos.”

Coordenador nacional da UMA/UFT, o Prof. Dr. Luís Sinésio Neto, falou no primeiro dia sobre Envelhecimento Saudável, explicando a importância da universidade no progresso econômico, social, de saúde e de esperança da vida das pessoas. Onde “a Universidade da Maturidade na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul vem com uma proposta de debater os temas em uma perspectiva da saúde, da educação e do bem-estar intergeracional”.

A Universidade da Maturidade é espaço de inclusão e também contou com o apoio e presença da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Telma Nantes de Matos, “Então, é uma realidade que nós precisamos ter como rotina, a informação para a comunidade, para os pesquisadores, para os universitários e para toda sociedade. As pessoas estão envelhecendo cada vez mais, é o destino de todos. Muitas pessoas possuem deficiência e estamos aí na inclusão, no diálogo com todas as pessoas. O nosso governo é um governo inclusivo, que não deixa ninguém para trás. Então, cada vez mais precisamos dialogar e receber informações e não discriminar, não impedir que as pessoas ocupem todos os espaços, independentemente da idade, da deficiência e de todas as características”.

Professor doutor Djanires Neto, o coordenador da UMA/UEMS destaca o que representa a UMA, “é uma tecnologia social transformadora que transforma, não somente a vida dessas pessoas acima de 45 anos que estão vinculadas, como também a nossa comunidade acadêmica, professores, acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. Então, para a gente é uma grande alegria.”

“Que momento importante estamos vivendo nesse evento”, ressalta a sub-secretária da Subs Idosos Setescc, “A UEMS representa a ciência, o conhecimento. Então, para a Subs Idosos é um parceiro importantíssimo. Tanto que queremos desenvolver vários projetos com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.”

 

Coral da UMA/UEMS abre oitava edição do Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Entoando o Hino do Mato Grosso do Sul, sob regência do maestro e professor mestre Marlon Nantes Foss, os integrantes do Coral da Universidade da Maturidade (UMA), projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participaram da abertura do 8º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

O evento, que é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), contou com participação de mais de 400 pessoas de 50 municípios, e colocou em debate as ações realizadas para combater a violência contra a pessoa idosa.

Ao abrir os debates o deputado ressaltou a importância da união de esforços com foco na construção de políticas públicas para o envelhecimento saudável e seguro, e abriu espaço para que cada integrante da mesa fizesse suas contribuições.

O coordenador estadual da UMA, Professor e doutor Djanires Neto, que também integrou a mesa de debates falou sobre o papel da UEMS no contexto do envelhecimento saudável e seguro. Ele explicou como a tecnologia social Universidade da Maturidade atua neste processo.

Segundo ele, a educação é um meio de transformação da sociedade em todas as fases da vida, inclusive da pessoa idosa. “Conhecer os fundamentos da educação intergeracional é um dos caminhos necessários para o adensamento do trabalho da inclusão de crianças, jovens, adultos e das pessoas idosas”.

Neto explicou que a UMA é um projeto político-pedagógico que tem o compromisso de oportunizar o conhecimento acerca do processo de envelhecimento do ser humano, contribuindo então para a promoção do desenvolvimento de pessoas e provocando transformações sociais que garantam a conquista de uma velhice ativa e digna.

 “São mais de 120 acadêmicos hoje, vinculados a Universidade da Maturidade, e que ao final desse processo de formação, ao longo de 18 meses, com aulas três vezes na semana, receberão o certificado de extensão de “Educador Político Social do Envelhecimento Humano”.

O gerente da unidade UEMS em Campo Grande ainda citou o educador Paulo Freire, e ressaltou que assim como ele, acredita na educação como ferramenta de transformação da sociedade, que pode possibilitar a estes acadêmicos ocupar todos os espaços.

Além do propositor do evento, participaram ainda da mesa de autoridades a subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Silva Barbosa, representando o Governo Do Estado; secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, Defensora Pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, representando o Defensor Público Geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini; Secretária de Assistência Social de São Gabriel do Oeste-MS e Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Rosane Moccelin, deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e deputado federal Geraldo Rezende (PSDB).

 

Visita técnica ao Detran

   

A visita aconteceu com as turmas da manhã e da tarde da UMA UEMS, na sexta-feira, 30 de junho, guiada pela gestora de Educação de Trânsito Inês Esteves. “o Programa em Defesa dos Direitos e Deveres da Pessoa Idosa no Trânsito realiza de ações socioeducativas em defesa da vida e da segurança da pessoa idosa”, destaca a importância da ação a chefe da Divisão de Educação do Detran-MS, Glaucimara Hova.

O Detranzinho costuma receber alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) das Escolas da Rede Pública e Privada, mas dessa vez, as atividades lúdicas foram voltadas para o público da maturidade da UMA, a partir dos 45 anos de idade, “Essa parceria com a UMA/UEMS é muito importante para alcançarmos um público vulnerável no trânsito, que são os idosos”, afirma a diretora de Educação do Detran-MS, Andrea Moringo.

 

Texto: Gisleine Rodrigues e Katiuscia Fernandes ACS/UEMS, com informações Detran-MS