Observatório da Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul - OBSERVA/MS

Projetos em andamento

2021- Atual. O contexto do desenvolvimento urbano no Mato Grosso do Sul: evidências, contrastes e resultados para estímulo às cidades Inteligentes?

     Projeto financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT. 

Descrição:  O objetivo desta pesquisa é triplo: primeiro analisar comparativamente a partir de diferentes cenários, indicadores e métricas as diversas especificidades do desenvolvimento urbano dos municípios que compõem o estado de Mato Grosso Sul; segundo: estabelecer um recorte pensando o nível de adequação destas cidades as prerrogativas das cidades inteligentes e, terceiro: identificar quais as relações entre desenvolvimento urbano e  as cidades inteligentes. Enfim, o contexto do desenvolvimento urbano no Mato Grosso do Sul estimula através de seus contrastes e resultados as cidades serem inteligentes? Dentro deste horizonte visamos estabelecer um diálogo focado no âmbito no debate político e sociológico em torno do desenvolvimento urbano e os cenários crítico e acrítico das cidades inteligentes, que vem ganhando força nos últimos anos.
 Participantes: Ailton Souza (Coordenador), Carlos Eduardo França (colaborador), Luciana Henrique Silva (colaboradora), Patrícia Braga (Colaboradora), Reynold Duarte (Colaborador), Rogério da Palma (Colaborador), Sinomar Ferreira do Rio (Colaborador).

2020 - Atual. Os reflexos da pandemia no sociedade sul-mato-grossense: subsídios teóricos e empíricos acerca da conjuntura regional

 

Descrição: O contexto pandêmico derivado do coronavirus afetou a sociedade brasileira avassaladoramente em 2020 apresentando até então cenários diferenciados e ainda incertos quando tenta-se avaliar seus reais efeitos. Neste contexto cabe examinar mais detidamente como e de forma cada um dos estados brasileiros foram afetados pela pandemia do coronavirus. Em face ao presente cenário o objetivo desta pesquisa é elaborar um diagnóstico da conjuntura política, econômica e social a em torno dos efeitos da pandemia do coronavirus na sociedade sul-mato-grossense. Para tanto a metodologia adotada é qualitativa através do uso de técnicas de análise de dados primários e secundários de fontes como o IBGE, RAIS, bem como de outros diversos indicadores adotados para mensurar alguns dos efeitos da pandemia em segmentos específicos. A partir deste escopo esperamos apresentar um balanço fecundo da conjuntura regional em torno dos efeitos da pandemia no estado.

 

Participantes: Ailton Souza (Coordenador), Lucélia Tavares (Colaboradora), Everton Rodrigues (Colaborador), Kátia Selene (Colaboradora).