O projeto de extensão Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI) representa uma iniciativa significativa da UEMS para promover a inclusão educacional de pessoas idosas. Seu desenvolvimento e sua importância se caracterizam como tecnologia social.
Iniciado em 2014, a UNAMI foi concebida com o propósito fundamental de integrar pessoas idosas ao ambiente universitário, independentemente de seu nível de escolaridade ou condição socioeconômica. Esta abordagem inclusiva demonstra um compromisso com a democratização do conhecimento e o reconhecimento do potencial de aprendizagem contínua em todas as fases da vida.
A evolução da UNAMI é notável em 2017, quando transcendeu seu status inicial de projeto para se tornar um programa de extensão, e portanto, mais abrangente. Esta expansão incluiu a criação de projetos específicos como cursos de informática e espanhol básico, oficinas de artes, música e teatro, demonstrando uma resposta às necessidades concretas da população idosa em termos de desenvolvimento de habilidades contemporâneas e ampliação de horizontes culturais.
A UNAMI configura-se como uma tecnologia social de caráter inclusivo, promovendo a cidadania e a participação ativa da população idosa por meio de ações educativas fundamentadas na Gerontagogia ou Educação Gerontológica. A Gerontagogia se estabelece como um processo educativo contínuo voltado para o público idoso, visando sua inserção social e o fortalecimento da autoestima. Nesse contexto, a UNAMI desenvolve estratégias interdisciplinares que possibilitam a aprendizagem ao longo da vida, a valorização das experiências individuais e a construção de um ambiente de interação social. Dessa forma, suas atividades não apenas contribuem para o bem-estar biopsicossocial dos participantes, mas também favorecem a ressignificação do envelhecimento na sociedade, consolidando-se como uma prática inovadora de inclusão e promoção da cidadania.
Outro aspecto fundamental da abordagem da UNAMI é o respeito pelos saberes prévios dos participantes. As atividades educativas, culturais e sociais desenvolvidas pelo programa são frequentemente baseadas nos conhecimentos populares dos próprios idosos ou em avaliações preliminares antes da apresentação de novos temas. Esta metodologia dialógica valoriza a experiência de vida dos participantes e contribui para um processo educativo mais significativo e contextualizado.
A conexão com políticas públicas para idosos também merece destaque. Os docentes envolvidos no UNAMI reconhecem o desafio de implementar políticas que efetivamente promovam a inclusão dos idosos em diversas esferas da vida social. O programa representa, portanto, uma resposta concreta a este desafio, oferecendo oportunidades tangíveis de participação intergeracional e engajamento em atividades sociais, culturais e educativas.
Em síntese, a UNAMI exemplifica como instituições de ensino superior podem contribuir significativamente para a qualidade de vida na terceira idade, promovendo não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a inclusão social, o respeito à diversidade e o reconhecimento do valor das trocas intergeracionais.