Cronograma do Ciclo de Seminários: CLIQUE AQUI
O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) da UEMS conta com diversas vertentes e perfis diferenciados de discentes e docentes, o que propicia pesquisas de forma Interdisciplinar. Um dos frutos dessa perspectiva interdisciplinar é o “I Ciclo de Palestras em Ciências Forenses” a ser realizado na Unidade Universitária da UEMS em Dourados, no mês de maio, nos dias 15, 16, 22 das 13 às 17 horas e no dia 23 das 13 às 19 horas com palestras e minicursos.
As inscrições podem ser realizadas neste link.
No evento serão abordados diversos temas na área por profissionais com diferentes formações que atuam na Polícia Científica de Mato Grosso do Sul. Segundo Claudia Cardoso, articuladora do evento, “os peritos criminais participam das investigações das ocorrências criminais e utilizam os seus conhecimentos científicos para a produção de provas dos atos delituosos. Coletam nos locais de crimes vestígios que poderão ser analisados em laboratórios ou confrontados com outros vestígios. Estes podem ser de natureza biológica, física ou química”.
Guido Vieira Gomes, perito médico legista da Policia Científica de Mato Grosso do Sul e discente de Doutorado do PGRN, enfatiza que “profissionais de diversas áreas podem atuar como perito criminal, sendo exigida graduação em pelo menos uma como medicina, odontologia, biologia, contabilidade, física, química, farmácia, biomedicina ou engenharia. A união desses profissionais de diversas áreas do conhecimento na análise de determinado fato, acarretará uma maior chance de resultado positivo no âmbito de uma investigação criminal”.
Confira a programação neste link.
Promovendo o desenvolvimento humano, social, científico e tecnológico alicerçado em pesquisas sobre recursos naturais
27 a 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023.
Programação e informações: https://www.uems.br/eventos/scrn
2º Semestre/2023
O 2º Ciclo de Seminários do PGRN/CERNA terá programação continuada ao longo de todo o segundo semestre de 2023, e as apresentações ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 12hs30 às 13hs30, no Anfiteatro Central do Bloco A da UEMS-Dourados, com transmissão ao vivo pelo canal do CERNA no Youtube (https://www.youtube.com/c/cernauemsdourados). Toda comunidade acadêmica da Cidade Universitária de Dourados é convidada. Neste 2º Ciclo de Seminários, a equipe de docentes/pesquisadores pretende apresentar seus estudos recentes que estejam repercutindo na comunidade científica, com temas que envolvam os Recursos Naturais. O PGRN/CERNA espera com esta iniciativa demonstrar à comunidade acadêmica a importância de se fazer ciência, motivando os estudantes a contribuirem com estudos e desenvolvendo projetos de pesquisa com a equipe.
- Playlist das palestras do 2º Ciclo de Seminários PGRN/CERNA
CRONOGRAMA
Agosto
O Dr. Claudio Yamamoto Morassuti possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013), mestrado (2016) e doutorado em Ciências Ambientais (2020) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Campus de Dourados-MS e Pós-doutorado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2022). Atualmente é membro do Grupo de Espectroscopia Óptica e Fototérmica - UEMS e Grupo de Óptica e Fotônica - UFMS e pesquisador PCI no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Campinas - SP, onde é membro do Grupo de Biofabricação.
A Dra. Ana Kely Rufino Souza possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2012), mestrado (2017) e doutorado (2021) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Campus de Dourados-MS. Foi pesquisadora PCI no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE de São José dos Campos - SP, atuando em projetos para obtenção de novos materiais visando o aperfeiçoamento do telescópio solar da missão GSST. Atualmente é pesquisadora PCI no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Campinas - SP, onde desenvolve projeto na área de Fotônica e Energia - Energia Solar Fotovoltaica.
O Dr. Vinicius de Oliveira Ribeiro possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), mestrado (2011) e doutorado (2013) no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi Fiscal Ambiental do IMASUL/SEMAC-MS (2006 - 2007), Engenheiro Projetista e Gestor de Projetos de Esgoto da Empresa de Saneamento de MS - SANESUL (2007 - 2013) e Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso- IFMT (2013 - 2015). Como Conselheiro Efetivo do CREA/MS (2015-2021), foi Vice-Presidente, e coordenou a Comissão de Meio Ambiente, a Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP) e a Comissão de Ética Profissional. Atualmente está ligado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais (PGRN), em Dourados/MS. Também é coordenador do Laboratório de Modelagem em Saneamento e Geotecnologias - LASANGE/UEMS. Tem atuado como perito Ad hoc do MPMS, consultor ad hoc para CNPq, CAPES, FAP´s e várias revistas científicas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária Ambiental e Geotecnologias, com foco de atuação nos campos de Drenagem e Tratamento de Águas Residuárias (Domésticas e Industriais), Saneamento Básico, SIG´s livre e Sensoriamento Remoto Ambiental Aplicado.
O Prof. Dr. Nicolaz Bordan Aranda possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011), mestrado (2013) e doutorado (2018) pela Universidade Estadual de Maringá. Tem atuado cos temas: preparação de materiais vítreos e caracterização de materiais utilizando técnicas fototérmicas, tais como absorção óptica, luminescência e lente térmica.
Setembro
O Prof. Dr. Paulo Souza da Silva possui graduação em Física Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991 e 1995), mestrado (1994) e doutorado (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem atuado com temas: Luminescência do Fe3+ e Cr3+ em Matrizes dos tipos óxidos e Fluoretos. Professor Adjunto nível IV pela Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1999. Coordena o projeto Popciência financiado pelo Finep, Astronomia Itinerante e Etnoastronomia dos Índios Guarani da Região da Grande Dourados/MS ambos com financiamento do CNPq.
- O CÉU DOS ÍNDIOS DE DOURADOS-MS - Livro (PDF)
A Profa. Dra. Daniela Manfroi Rodrigues possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006), mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Química no Instituto de Química de Araraquara (2014). Tem atuado como coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Químicas (CDTEQ - UEMS/Naviraí), no qual desenvolve projetos institucionais e orienta alunos, além de também atuar na extensão universitária, participando e organizando eventos, principalmente em Naviraí. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Naviraí, onde desenvolve suas atividades de ensino atuando principalmente nas disciplinas da área de Físico Química. Possui experiência na pesquisa na área de Química do Estado Condensado, trabalhando com a Síntese Química de materiais (Sol-Gel, Precursores Poliméricos e Hidrotérmico) e também experiência na caracterização térmica, morfológica, estrutural, óptica, etc, de materiais. Desenvolve projetos de pesquisa focando na síntese hidrotérmica de materiais nanoestruturados multifuncionais, aplicando principalmente para remoção de contaminantes em água.
O Dr. Montcharles Silva Pontes possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016), mestrado e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2019 e 2022). Tem atuado como coordenador de projeto de pesquisa no Programa de Inovação Tecnológica / PIPE - FAPESP. Atualmente é pesquisador responsável na AgrÓptica Instrumentação e Serviços Ltda (São Carlos-SP). Foi bolsista de Fixação e Capacitação de Recursos Humanos (SET C) pelo Sistema Nacional de Laboratórios em Fotônica Sisfóton do MCTI/CNPq (2022-2023). Possui colaboração científica com vários grupos de pesquisa de diferentes instituições nacionais (UEMS, UFMS, UNESP, UFC, USP, UFMG, entre outras) e internacionais de diferentes países (Germany, UK, Switzerland, entre outros). Tem experiência na área de Fisiologia e Bioquímica de Plantas com ênfase em Fotoquímica e Biofotônica da Fotossíntese, Biologia Computacional e Nanotecnologia. Atuando principalmente com estudos ópticos da fotossíntese, nanopesticidas e sistemas nano-habilitados, através do desenvolvimento de nanopartículas orgânicas, inorgânicas e híbridas e sistemas nanocarreadores. Tem habilidade em ensaios nanotoxicológicos in vivo, in vitro e in sílico. Seus trabalhos envolvem técnicas analíticas tais como: espectroscopias ópticas (steady-state e time-resolved), microscopia de força atômica (AFM), microscopia eletrônica (SEM/TEM), espalhamento dinâmico de luz, ensaios enzimáticos e fotoquímicos/fotofísicos em fotossíntese. Atualmente faz parte do corpo editorial da revista Frontiers in Nanotechnology (Frontiers) na área de Nanotecnologia Ambiental, guest editor da Plant NanoBiology (Elsevier) é associado da International Society of Photosynthesis Research (ISPR) e Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM).
o Prof. Dr. Sandro Márcio Lima Sandro possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado e doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (1999 e 2003). Atuou como Pró-reitor de Administração e Planejamento da UEMS entre 2010 e 2012. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UEMS entre 2010-2013, Presidente do Comitê Docente Estruturante do Curso de Engenharia Física entre 2013 e 2015 e membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) entre 2007-2014. Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, e Coordenador dos Programas de Pós-graduação da Câmara I (Meio Ambiente e Agrárias) da Área Interdisciplinar da CAPES, e também está como Coordenador do Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA) da UEMS. Durante o doutorado realizou um estágio sanduíche na University of Southampton, em Southampton, England. Realizou pós-doutoramento no IFSC-USP entre fevereiro de 2003 a fevereiro de 2004. Tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Propriedades Térmicas e Ópticas da Matéria Condensada.
Outubro
A Dra Ana Paula Lemke possui graduação na modalidade de Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010), mestrado e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013 e 2018). Atuou como docente substituta no curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados entre 2016 e 2018 e também como como docente convocada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Coxim entre 2019 e 2021. Atualmente é docente colaboradora do MBA em Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados, docente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Mundo Novo. Possui experiência na área de monitoramento de águas superficiais, geotecnologias aplicadas à ambientes naturais, ecologia de comunidades em riachos e indicadores ambientais.
A Profa. Dra Margareth Batistote possui graduação em Biologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2007) em Biotecnologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química. Atuou como docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nas unidades universitárias de Glória de Dourados e Dourados. Possui experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Protozoários, bactérias e leveduras atuando principalmente nos seguintes temas: tripanosomatídeos caracterização fisiológica, leveduras, fonte de carbono, fonte de nitrogênio, metabolismo e processos fermentativos.
Novembro
O Prof. Dr. Luis Humberto da Cunha Andrade possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Física, pela Universidade de São Paulo, doutorado sanduíche na Université Claude Bernard Lyon 1-UCBL em Lyon - França (2002) e Pós-doutorado na Université Lyon 1 - UCBL em Lyon, França (2007). Foi coordenador do Programa de Pós- Graduação em Recursos Naturais -PGRN da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS e do Curso de Física da UEMS. Atuou na implantação do Curso de Engenharia Física e presidente da comissão de implantação do curso. É professor adjunto nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Possui experiência na área de Física, com experiência na síntese de cristais e vidros e da caracterização óptica de materiais voltados ao desenvolvimento de LEDs de luz branca, conversores solares híbridos, sensores luminescentes de temperatura, dispersão óptica de materiais transparentes na região UV-Vis e caracterização de materiais por plasma pela técnica de LIBS.
A Dra. Jaqueline da Silva Santos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2013), Especialização em Gestão Ambiental (2014), Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais (Ciências Ambientais), pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015-2021). É pesquisadora de pós-doutorado junto ao Departamento de Genética e Bioquímica de Plantas- Esalq-USP e Lancaster Environmental Center, Lancaster University. Possui experiência na área de botânica, principalmente em fisiologia vegetal, atuando no estudo das respostas fisiológicas de plantas expostas a condições de estresse, avaliando principalmente o estresse oxidativo. Além disso, está interessada em bioquímica e fisiologia vegetal aplicadas à compreensão da fotossíntese e do rendimento das plantas. Tem experiência com as técnicas de fluorescência da clorofila, trocas gasosas, espectrofotometria ultravioleta e visível, espectroscopia, eletroquímica, etc., aplicadas à análise de materiais biológicos (plantas), água e caracterização de sensores eletroquímicos.
O Dr. Felipe de Paula Nogueira Cruz possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestre em Biossistemas pela Universidade Federal do ABC e doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos. O Doutor Felipe tem a principal linha de pesquisa dele baseia-se na prospecção de enzimas, biomoléculas com atividade antimicrobiana produzidas por linhagens microbianas associadas às plantas medicinais brasileiras. Também atua com projetos relacionados à vigilância epidemiológica de doenças virais. Seu último trabalho realizado na Univeristy of Michigan (2022/2023) fui responsável pela detecção do SARS-CoV-2 e outros patógenos virais em águas residuais com objetivo de promover o monitoramento destes na região Sudeste do estado de Michigan. Atualmente é docente do Natural and Physical Sciences Department da Graceland University.
• Termo