Ações Sociais

PROJETOS DE EXTENSÃO

Guavira: Divulgação do fruto símbolo de Mato Grosso do Sul e outras plantas utilizando as redes sociais como promotoras de conhecimento.
Início Previsto: 06/08/2023
Término Previsto: 05/07/2025

Este projeto tem como objetivo a divulgação da guavira e outras plantas medicinais e alimentícias por meio de cursos online e presenciais para alunos do ensino médio de escolas estaduais e municipais e para a comunidade em geral. Além disso, busca-se auxiliar na organização do VI Seminário Estadual da Guavira, bem como dos VII e VIII Seminários nos anos seguintes, e mostrar a relevância do tema para o estado de Mato Grosso do Sul. Espera-se contribuir para o desenvolvimento educacional da cidade de Dourados-MS e fortalecer a relação entre a escola e a comunidade.
A proposta envolve atividades que priorizam o contato dos alunos com estudos sobre plantas medicinais e alimentícias, com foco na guavira, visando despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem. O projeto também busca melhorar a qualidade de ensino e o ambiente escolar, disseminando conhecimentos sobre a guavira e outras plantas da região.
As ações públicas ocorrerão em escolas estaduais e/ou municipais em Dourados-MS, entre fevereiro de 2024 e julho de 2025. Será feito um levantamento das escolas junto ao site da Secretaria de Educação, e os diretores das escolas serão contatados para apresentação do projeto e seleção das escolas interessadas em participar. Serão selecionadas 3 escolas, preferencialmente de turno integral, para a realização do projeto.
Os alunos bolsistas PIBEX serão responsáveis por pesquisar e elaborar conteúdos digitais para as redes sociais, a fim de divulgar informações sobre a guavira e outras plantas da região, bem como realizar palestras de divulgação. O uso das redes sociais como meio de divulgação permitirá alcançar um grande número de pessoas de forma rápida e acessível.
Será elaborado um site com conteúdos relacionados à guavira e criadas as mídias sociais, nas quais serão postados periodicamente conteúdos relacionados à guavira e outras plantas da região. Ao final do projeto, espera-se ter prospectado seguidores nas mídias sociais e ampliado a divulgação e difusão de assuntos relacionados à guavira e outras plantas da região.

Membros da Equipe de Execução
Jéssica Bassani de Oliveira – (Discente PGRN/ Docente -TI) – Coordenadora
Thiago Luis Aguayo de Castro -(Discente PGRN) – Colaborador
Claudia Andrea Lima Cardoso – (Docente – TI) – Colaboradora
Rosângela Maria Ferreira da Costa e Silva - (Discente PGRN/ Docente) - Colaboradora

Osrilene Afonso Alves, Yrna Evelyn Viana da Silva Winkelmann, Guilherme Machado Macedo –
Alunos PIBEX

 

Projeto "Integra UEMS" 
Este projeto teve inicio no mês de julho de 2019 e se estende até janeiro de 2020 e tem como coordenadora Gabriela Lessa de Almeida mestrando do PGRN e como colaboradores a docente Claudia Andrea Lima Cardoso.

O projeto iniciou as atividades de extensão fazendo a divulgação dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no mês de Setembro. Além de tudo, o projeto tem como intenção gerar participações com as escolas do ensino médio de Dourados, seja para realizar apresentações dos próprios cursos, da universidade, feiras de ciências, exposições, ou outras atividades que ficam de livre escolha dos colaboradores, pois o projeto conta com a participação dos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), junto com docentes e discentes dos demais cursos de graduação da Unidade de Dourados, afim de promover conhecimento, despertar curiosidades e divulgar a universidade e cursos da UEMS.

 

Projeto Caburé: O Ministério Público De Olho Nas Águas
O Promotor do Ministério Público Estadual Dr. Anthony Állison Brandão Santos se reuniu no dia 28/09/2018 às 13h30, para tratar de um projeto do Ministério Público Estadual com o PGRN e demais órgãos, no que diz respeito a danos ambientais, análise de solos e de qualidade da água. O projeto intitulado "Projeto Caburé: O Ministério Público De Olho Nas Águas” tem por objetivo buscar a prevenção e proteção dos recursos hídricos da Sub-Bacia do Rio Ivinhema localizado na Comarca de Deodápolis.

Atividades de educação ambiental e recomposição da vegetação ciliar junto ao grupo escoteiro Laranja Doce em Dourados-MS e avaliação da diversidade e distribuição de peixes e sua relação com a qualidade da água. Em 2017-2018 os laboratórios e a coleção zoológica vinculada ao PGRN recebem periodicamente visitas de escolas da região de Dourados, sob a coordenação do prof. Yzel Rondon Suarez.

O docente Etenaldo Felipe Santiago desenvolve atividades de parceria técnica junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jatei, projeto Sala Verde no Sítio Escola Gerson Pereira Dias naquele município, também desenvolve em conjunto com o professor Yzel Rondon Suarez, apoio técnico junto a Prefeitura Municipal de Taquarussu, nas atividades relativas à implantação da Unidade de Conservação: Estação Ecológica Veredas de Taquarussu – ESEC/Taquarussu, por meio do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS e a Prefeitura Municipal daquele município.

A docente Claudia Andrea Lima Cardoso desenvolve o projeto de extensão intitulado " Recursos Naturais: Divulgação e Inclusão, no qual são ofertados cursos, palestras e visitas para escolas e universidades públicas e privadas da região, tanto induzidas quanto a pedido da instituição. Em 2017 foram realizados sete cursos com duração entre 4 a 40 horas para alunos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral, além de cinco palestras em escolas de Dourados relativas a diferentes temas de interesse regional. Este projeto conta com a participação de docentes, discentes do PGRN e também de alunos de graduação dos cursos de Química Industrial e Bacharelado em Ciências Biológicas. No período 2017-2018 foram obtidos duas bolsas de extensão para alunos de graduação dos cursos de Química Industrial e Engenharia Física. Em 2018 já foram realizados cursos, visitas e palestras no projeto de extensão "Recursos Naturais:Divulgação e Inclusão", para alunos da educação básica e superior por docentes e discentes do PGRN.

Para auxiliar neste processo de inserção social, a partir de 2017, iniciamos a realização do Simpósio em Recursos Naturais , coordenado pelo docente Sandro Marcio Lima, realizado pelo PGRN com a participação da comunidade tanto científica quanto de profissionais que atuam com temas relativos ao meio ambiente. A primeira edição ocorreu em 2017, porém neste mesmo ano já submetemos projeto a CAPES para auxiliar na região da segunda edição do evento e conseguimos obter um recurso em torno de 18 mil reais para realização do evento em agosto de 2018.

Em 2017-2018 o docente Gilberto José de Arruda obteve três bolsas de extensão para alunos dos cursos de Química Licenciatura e Química Industrial com ações vinculadas a escolas da cidade de Carapo-MS relativos ao ensino de Química empregando jogos e experimentos.

Em 2017-2018 o prof. Antonio Rogério Fiorucci coordena o projeto PIBID no curso de Licenciatura em Química da UEMS/Dourados e vários dos trabalhos desenvolvidos pelo seu grupo PIBID, demonstram a relação clara entre a graduação e pós-graduação, além do papel que esta interação tem com o fortalecimento da educação básica.

Nossas teses e dissertações também auxiliam na inserção social, pois em geral são relativas a temas com relação direta com a sociedade. Alguns dos temas são atividade sucroalcooleira, qualidade de água e/ou ambientes aquáticos, biodiversidade vegetal e animal e estudos de casos ambientais (monitoramento, e poluentes).

Ensino de Química no Âmbito da Ciência e Tecnologia: Desenvolvimento Sustentável e Redução das Desigualdades Sociais e Regionais  

O projeto está sendo desenvolvido nas unidades de Naviraí e Dourados, pelos docentes Alberto Adriano Cavalheiro e Gilberto José de Arruda. Este projeto, financiado pela CAPES, conta com 24 bolsistas de Iniciação a docência, sendo 14 de Naviraí e 10 de Dourados. O projeto está articulado com as práticas como componente curricular e também com as atividades teórico-práticas dos cursos de Licenciatura envolvidos de diversas maneiras, mas merecendo ênfase, os seguintes aspectos:
1) Aumento da percepção do aluno bolsista para as diferenças entre as demandas do ensino básico de química e o seu preparo pelos cursos de licenciaturas;
2) Utilização de domínios de práticas de docência sob perspectivas diversas, através da utilização de instrumentação diversas, como simuladores, esquemas e abordagens mais eficientes vivenciadas no curso de licenciatura e sua potencial aplicação no ensino básico;
3) Apresentação e discussão dos resultados obtidos na vivência do ambiente escolar em eventos de nível universitários e nas disciplinas correlatas da grade do curso superior;
4) Apresentação de demandas a docentes, coordenação de curso e colegiado de cursos para melhorias correções na formação dos futuros licenciados em química.

 

As Biomassas do Estado do Mato Grosso do Sul e seus Potenciais de Transformação

Docente: Margareth Batistote

Vigência do Projeto: 2018 - Atual

Fotos

Folder

 

1ª Mostra Científica de Dourados

O programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PGRN/UEMS) aprovou no CNPq um projeto envolvendo alunos de escolas públicas e privadas do município de Dourados/MS. Por meio do planejamento e execução de trabalhos científicos, serão incentivados alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico a construir seu conhecimento de forma interdisciplinar.

Entre as atividades que ocorrem na 1ª Mostra Científica de Dourados destacam-se:

1ª Oficina prática para professores e alunos: Exemplos de projetos de pesquisa no Ensino Médio e Fundamental

Esta atividade foi realizada no dia 12/04/2018, das 7:30-11:30 horas, na escola Escola Estadual Profª. Floriana Lopes, Dourados-MS e contou com a participação de aproximadamente 350 alunos da Educação Básica.

 

Oficina “Reciclagem e Sociedade” - realizada no dia 17/05/2018, das 7:00-11:30 horas, também foi sediada na escola Escola Estadual Profª. Floriana Lopes, Dourados-MS e contou com a participação de aproximadamente 200 alunos do Ensino Fundamental.   

 

Curso “Elaboração de projetos para professores” -  realizado no dia 21/06/2018, das 13:00-17:00 horas, e foi sediado na UEMS, Dourados-MS e contou com a participação de professores do município de também de outros municípios da região.

 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Entre os docentes permanentes do PGRN os professores Laércio Alves de Carvalho e Yzel Rondon Súarez desenvolvem atividades de educação ambiental e recomposição da vegetação ciliar junto ao grupo escoteiro Laranja Doce em Dourados-MS, sendo que o Prof. Laércio A. Carvalho o desenvolve em conjunto com discentes do curso de Engenharia Ambiental da UEMS/Dourados enquanto o prof. Yzel R. Súarez atua principalmente avaliando a diversidade e distribuição de peixes e sua relação com a qualidade da água, outras ações são listadas a seguir.

Poluição atinge 90% dos córregos de Dourados

Pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), aponta que 90% dos córregos de Dourados estão poluídos. São vários tipos de resíduos que começam a causar morte de alguns tipos de peixe, como Dourado, um dos símbolos da cidade. Entre 30 espécies pesquisadas, apenas 30% resistem à degradação ambiental, por ter capacidade em absorver oxigênio a partir do ar, realizando a troca gasosa no intestino. O restante das espécies está desaparecendo. Coordenador: Yzel Rondon Súarez.

O PGRN e a preservação das Veredas

A UEMS por meio de Convênio de cooperação técnica contribuiu para a implantação da primeira unidade de conservação na categoria estação ecológica do Mato Grosso do Sul, a Estação Ecológica Municipal Veredas de Taquarussu pelo Decreto Municipal Decreto Municipal nº 038 de 24 de março de 2017. Assim como o cerrado stricto sensu, (aquele com as características árvores de troncos tortuosos e casca grossa) as veredas dominadas pela palmeira buriti (Mauritia flexuosa) constituem ambientes em sério risco de desaparecer, dando lugar à atividade produtiva. Estes ambientes naturais compõem a biodiversidade do Cerrado, de incalculável importância econômica e ecológica.

 

Biomassa e Produção de Energia

Coordenadora: Margareth Batistote

Acadêmicas: Geisa Alves da Silva, Jessica da Silva do Carmo e Janaína Duarte GomesEscolas: Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso, Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, Escola Estadual Abigail Borralho, Escola Estadual Pastor Daniel Berg(Dourados/MS).

 

A Produção de Tubetes Ecológicos a Partir de Resíduos Agroindustriais

Coordenadora: Maria do Socorro Mascarenhas Santos -PGRN (Mestrado)

Colaboradora: Margareth Batistote, alunos de graduação, mestrado e doutorado: Adriana Morais do Nascimento Matos, Eliane Ferreira de Souza, Elvio Mora Junior, Geisa Alves da Silva, Izamara Casadia, José Darlan Alves da Silva, Thais Domingues da Silva

 

Interação de métodos para avaliação do uso de espécies de peixes como indicadores de degradação ambiental na microbacia do córrego Tarumã (Naviraí – MS).

Projeto Touro-Tarumã: Avaliação, Recuperação e Uso Público. Nesse projeto estão envolvidos professores da UEMS de Dourados, Naviraí e Ivinhema, além de uma ONG (GEBIO – Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade) e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS). Financiamento proveniente de Termos de Ajustamento de Conduta firmados entre o MP-MS e empresas e proprietários rurais de Naviraí. Financiamento proveniente de Termos de Ajustamento de Conduta firmados entre o MP-MS e empresas e proprietários rurais de Naviraí. Coordenador: Sidnei Eduardo Lima Junior.

 

Estabilidade oxidativa de óleos comestíveis

Serão realizadas palestras e aplicação de questionário em escolas (5), Universidades (3) e supermercados (3) nas cidades de Dourados, Laguna Carapã e Bonito propiciando interação com o público-alvo. A proposta prioriza o contato da comunidade com estudos na área alimentar, possibilitando a mesma uma visão desta bem como das pesquisas realizadas sobre o tema. A utilização de estudos reais tem como objetivo despertar o interesse do público com um tema que facilita a aprendizagem, seguida da interpretação no cotidiano. Um ponto de referência que favorece a ampliação do conhecimento. Coordenadores: Eliane Ferreira de Souza´PGRN (Doutorado) e Antonio Rogério Fiorucci

Eliane Ferreira de Souza (C.H. 20 horas/Mês) Membros Vinculados: Cinthia Aparecida de Andrade Silva (C.H. 10 horas/Mês) Maria do Socorro Mascarenhas Santos (C.H. 10 horas/Mês) Talita Cuenca Pina Moreira Ramos (C.H. 10 horas/Mês) Taiane Crotti (C.H. 5 horas/Mês) Carmen Beatriz Reiss Zavala (C.H. 10 horas/Mês) Izamara Casadia (C.H. 10 horas/Mês) Marivane Turim Koschevic (C.H. 5 horas/Mês) Maria Bruna de Souza Mulinari (C.H. 10 horas/Mês) Kelly Cristina da Silva Brabes (C.H. 10 horas/Mês)

 

(Outubro/2019) Visita do curso de Farmácia da UNIGRAN a laboratório do PGRN
 O Curso de Farmácia da UNIGRAN esteve visitando os laboratórios de Análise Instrumental do PGRN no dia 23/10/2019. Esta visita faz parte de ações de extensão do PGRN coordenadas pela Profa. Claudia Andrea Lima Cardoso.
As visitas têm como objetivo estreitar as relações de ensino, pesquisa e extensão e procurar formas de realizar ações integradas entre instituições. De acordo com Claudia Andrea Lima Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), como a UEMS não tem curso de graduação em Farmácia e várias pesquisas desenvolvidas no PGRN estão relacionadas ao tema, esta aproximação é importante para as instituições. Já em dezembro de 2019 serão iniciadas novas ações de pesquisa para consolidar ações já realizadas anteriormente entre docentes da UEMS e da UNIGRAN e também ações de extensão para discentes da UNIGRAN.

 

Alunos das escolas municipais participam de "Dia na UEMS" em Naviraí

Neste projeto alunos do ensino médio visitam a universidade, conhecem laboratórios, tem contato com instrumentos não disponíveis em escolas, assistem palestras e presenciam o desenvolvimento de experimentos. Tais atividades visam demonstrar algumas formas de atuação dos cursos, visando despertar o interesse da comunidade através do conhecimento dos cursos disponíveis na unidade. Estas atividades são realizadas por acadêmicos dos cursos de Química e PGRN. 

Coordenador: Euclesio Simionatto  / Acadêmicos: Érica Rodrigues Costa- PGRN (Doutorado), Grabriela Moessa Louro-Iniciação Cientifica, Eduardo João Moutinho- -Iniciação Cientifica

 

Cursos de verão do CERNA-PGRN-2017

Os cursos de verão fazem parte do projeto de extensão: Recursos Naturais: Divulgação e Inclusão, o qual visa aproximar a sociedade da Universidade, e contou com a participação de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e do Centro de Pesquisa em Recursos Naturais (CERNA)

 

2º SIMPÓSIO CIENTÍFICO SOBRE RECURSOS NATURAIS - 2018

" Integrando a pós-graduação e a graduação em Recursos Naturais”.

O Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), e em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), promoveram em 2018 o 2º Simpósio Científico sobre Recursos Naturais (SCRN).

A realização do SCRN foi motivada pelo crescente número de ações multidisciplinares de pesquisadores, discentes, empresas e instituições de ensino superior do estado de Mato Grosso do Sul voltadas às questões ambientais, ou que têm como “grande laboratório” os recursos naturais.

A equipe organizadora tem como objetivo promover, com a realização do 2º SCRN, um momento científico de troca de experiências e de oportunidade de divulgação dos principais estudos que são desenvolvidos na região voltados aos recursos naturais. Para isto estão sendo programadas palestras com pesquisadores nacionais de relevância na área, além de seminários, minicursos e mesas-redondas.

Após o sucesso do 1º SCRN realizado em 2017, e tendo em vista o grande interesse da comunidade acadêmica dos diferentes cursos de graduação disciplinares que também se dedicam às questões ambientais, a organização do 2º SCRN decidiu estabelecer como lema desta edição do evento “Integrando a pós-graduação e a graduação em Recursos Naturais”. Com isto, as atividades do evento contarão também com a participação dos alunos das graduações tanto da UEMS quanto da UFGD.

 

1º SIMPÓSIO CIENTÍFICO SOBRE RECURSOS NATURAIS - 2017

"Ambientes e produtos naturais: uma visão multidisciplinar"

O 1º SCRN contou com palestras, seminários, minicursos e seções de painéis, e atingiu seu objetivo com a participação de alunos de graduação, pós-graduação, docentes de diferentes áreas e instituições nacionais. Um dos pontos fortes foi a participação de raizeiros no evento aproximando a sociedade do meio acadêmico.

 

PALESTRAS

Título: Despejo de Resíduos Sólidos na Margens do Córrego Laranja Doce. Palestrantes: Thayne Danieli Schmidt Zolin, Walter Assumpção Azambuja; Laércio Alves de Carvalho.

Título: Peixes do MS: desafios para a conservação da biodiversidade no Institudo Federal e Mato Grosso do Sul, durante a Semana do Meio Ambiente. Palestrante: Elizabeth Rocha Corrêa- PGRN (Mestrado).

Título: Informações sobre consumo de óleo em três cidades

Um grupo do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PGRN) está realizando ações de divulgação sobre a melhor forma de consumir os óleos comestíveis e sobre o descarte de seus resíduos atendendo as expectativas ambientais, em universidades, supermercados e escolas, de Dourados, Laguna Carapã e Bonito.

De acordo com a doutoranda Eliane Ferreira de Souza, responsável pelo projeto, a proposta prioriza o contato da comunidade com estudos na área alimentar. “A utilização de estudos reais tem como objetivo despertar o interesse do público com um tema que facilita a aprendizagem seguida da interpretação no cotidiano. Um ponto de referência que favorece a ampliação do conhecimento”, ressalta.

O trabalho é orientado pelo professor Dr. Antonio Rogério Fiorucci. E tem como participantes: Drª Kelly Cristina da Silva Brabes, Me. Cinthia Aparecida de Andrade Silva, Me. Carmen Beatriz Reiss Zavala, Me. Izamara Casadia, Me. Marivane Turim Koschevic, Esp. Maria do Socorro M. Santos, Esp. Maria Bruna de S. Mulinari, Esp. Mikaelly Nayara Santos, Taiane Crotti e Ronaldo dos S. Silva.

Palestrante: Eliane Ferreira de Souza

 

VISITA TÉCNICA

Alunos do SENAI fazem visita técnica ao PGRN/CERNA em Dourados/MS

Um grupo de alunos do curso de Habilitação Técnica em Química, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visitaram o Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, nesta terça-feira (14).

A visita técnica foi idealizada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais (PGRN), em parceria com o SENAI. Durante a ação, os alunos puderam observar e participar dos processos de análises químicas realizados nos laboratórios do CERNA. Os estudantes foram acompanhados pelas instrutoras Eliane Ferreira de Souza e Mikaelly Nayara Santos, discentes do Doutorado e do Mestrado em Recursos Naturais.

A parceria entre UEMS e SENAI traduz a preocupação do setor industrial em formais profissionais condizentes com a relidade do mercado de trabalho.

 

PGRN/CERNA da UEMS recebe acadêmicos de Agornomia da UNIGRAN em vivita técnica

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) – Mestrado e Doutorado – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu cerca de 30 acadêmicos do oitavo semestre do curso de Agronomia, do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), para uma visita técnica aos laboratórios do Programa, integrantes da disciplina de Tecnologia de Alimentos.

O evento denominado “Tecnologia de produtos de origem vegetal: análise da qualidade do óleo e parâmetros fermentativos da biomassa”, possibilitou a participação dos alunos em duas palestras: “Análise de estabilidade oxidativa em alimentos – Método Rancimat”, ministrada pelo professor Antônio Rogério Fiorucci e pela doutoranda Eliane Ferreira de Souza; e sobre “A eficiência do processo fermentativo a partir de biomassas alternativas” realizada pela professora Margareth Batistote e a mestranda Maria do Socorro Mascarenhas Santos.

 

INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

O Prof. Antonio Rogério Fiorucci coordena o projeto PIBID no curso de Licenciatura em Química da UEMS/Dourados e este conta com a participação de discentes do PGRN, demonstrando a relação clara entre a Graduação e Pós-Graduação, além do papel que esta interação tem com o fortalecimento da educação básica.

Os laboratórios de Química e Biologia e a Coleção zoológica vinculada ao PGRN recebem periodicamente visitas de escolas da região de Dourados.

 

Recursos Naturais: Divulgação e inclusão

A proposta prioriza o contato dos alunos com os estudos nas áreas de Ciências Ambientais e Recursos Naturais, possibilitando aos alunos uma visão destas áreas e os estudos realizados no Estado sobre os temas. A utilização de estudos reais no ensino médio e graduação, em primeira instância visa despertar o interesse dos alunos, com um argumento que seja um facilitador da aprendizagem, seguido da interpretação do dia-a-dia, finalizando na compreensão do mundo como um todo. Um referencial onde acertos e erros convivem, permutando seus status, em idas e vindas e voltas constantes, é o que possibilita a utilização da ciência no processo de ensino–aprendizagem, história esta que pode mostrar a coexistência de diferentes explicações para um mesmo fato, numa mesma época, abordando aspectos que facilitam a elaboração do conhecimento.

Docentes da UEMS : Antonio Rogério Fiorucci, Claudia Andrea Lima Cardoso (Coordenadora), William Fernando Antonialli Junior.

Discentes da UEMS: Andrelle Caroline de Souza Brum (Ciências Biológicas), Denise Sguarizi Antonio PGRN (Doutorado), Douglas Alves Lopes (Ciências Biológicas), Eliane Ferreira de Souza PGRN (Doutorado), Ingrid de Carvalho Guimarães- PGRN (Doutorado), Jessica Ferreira da Silva PGRN (Mestrado), Mateus Rojas Franco de Souza(Ciências Biológicas), Michele Aparecida dos Santos Nobrega PGRN (Doutorado), Montcharles da Silva Pontes PGRN (Mestrado), Rafaella Caroline Bernardi PGRN (Doutorado), Shaline Sefara Lopes Fernandes PGRN (Doutorado), Veronica Augusta Costa Santos (Engenharia Ambiental) e Cinthia Aparecida de Andrade (Técnico-UEMS).

 

INTERCAMBIOS INTERNACIONAIS

No ano de 2015 o Programa recebeu, através do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG),um estudante da República de Benin, Yaovi Abel kissi, para cursar Doutorado, com o projeto de pesquisa intitulado: “Resíduos de ETE como composição de substrato para produção de mudas nativas do pantanal e cerrado: Respostas das plantas ao estresse”. Em 2016 através do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, da Organização dos Estados Americanos, ingressou no Mestrado um estudante da Guatemala, Julio César Jut Solórzano, com o projeto de pesquisa intitulado: “Integração de métricas de paisagem, hidrológicas e de qualidade da água como preditoras da distribuição de peixes em riachos do Alto rio Paraná.

 

INDICADORES DE SOLIDARIEDADE E NUCLEAÇÃO

No momento está sendo discutido uma proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Química. Nesta proposta, alguns docentes do PGRN estão participando de sua construção. Além disso, é importante destacar que o PGRN tem participado dos projetos institucionais para criação ou adequação de sua infraestrutura de pesquisa para atender tanto o Programa quanto outros grupos emergentes.

 

ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO

Embora o histórico dos egressos seja pequeno, destaca-se que 40% dos passaram a atuar no setor público acadêmico, 35% estão atuando em setores não acadêmicos e 20% ingressaram no doutorado.