Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

PRODUÇÃO ANIMAL NO CERRADO E PANTANAL

A área de Produção Animal engloba profissionais de Zootecnia, que atuam diretamente nos sistemas de produção, como é o caso das culturas (piscicultura, bovinoculturas de corte e leite, ovinocultura, suinocultura, avicultura e carcinicultura) e das áreas diretamente relacionadas a elas (manejo de pastagem, manejo de resíduos agropecuários e manejo nutricional). Esta área de concentração busca suprir a demanda pela produção animal, que ocupa o território do estado de Mato Grosso do Sul.

 

LINHAS DE PESQUISA

O Programa está alicerçado em duas linhas de pesquisas: “Produção de Ruminantes” e “Produção de Monogástricos e Organismos Aquáticos”, que visam contribuir na geração de tecnologias que sejam economicamente, socialmente e ambientalmente sustentáveis.

Dentre os pontos fortes do Programa estão o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na área de nutrição, a produção animal com redução de impactos ambientais, o processamento e qualidade de produtos de origem animal, a avaliação de alimentos alternativos e aditivos, ambientação e adaptação animal, a pecuária regenerativa, biotecnologias aplicadas ao manejo reprodutivo, a bioprospecção e utilização de recursos fitoterápicos, bem como a utilização de recursos genéticos de animais autóctones.

 

  • Linha de Pesquisa 1: Produção de ruminantes

Esta linha de pesquisa abrange o manejo das principais espécies de exploração econômica, como bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinocultura de corte, bem como todas as áreas relacionadas como a nutrição, manejo de pastagem, melhoramento genético e manejo de resíduos.

 

  • Linha de Pesquisa 2: Produção de monogástricos e organismos aquáticos

Esta linha de pesquisa abrange o manejo das principais espécies de monogástricos e de organismos aquáticos de exploração econômica, bem como todas as áreas relacionadas com a nutrição, manejo de resíduos, melhoramento genético e produção sustentável.