Interações com a Sociedade

Indicadores de Inserção Social (impacto tecnológico, econômico, educacional, cultural e social)

 

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PGZOO), está inserido em uma região estratégica no Estado do Mato Grosso do Sul, o qual possui papel fundamental no desenvolvimento da região. Apesar do desenvolvimento ter ocorrido nos últimos anos, a região ainda é carente de apoio técnico. Neste sentido, destaca-se a atuação de docentes do Programa com grandes projetos de extensão, apoiados com recursos externos, os quais, por meio de ações, extensionistas interagem com a comunidade externa à UEMS, principalmente, com a população rural, praticando a construção mútua de saberes, trocas de experiência e qualificação de diversos atores sociais. 

 

No âmbito desses projetos de extensão estão envolvidos os docentes, estudantes de graduação, alunos da Pós-graduação, técnicos e os sujeitos sociais. Da mesma forma que o programa tem contribuído para a formação de profissionais para o mercado de trabalho, uma parte dos nossos egressos, aproximadamente 40 a 50% por ano, tem seguido a carreira acadêmica ingressando em programas de doutorado de outras Instituições. Além disso, já temos registro de alguns desses egressos que já estão contratados em Universidades e/ou Instituições de ensino contribuindo para a formação acadêmica de outras pessoas, melhorando as condições sociais de toda a comunidade.

 

Além disso, o programa tem desenvolvidos várias ações que promovem o desenvolvimento regional principalmente por meio de projetos de extensão e dias de campo que contam com alunos da graduação e pós-graduação, os quais serão descritos mais adiante. Cabe ressaltar que o nosso programa tem focado e estimulado o desenvolvimento de pesquisas e dissertações (produção científica) destinada a alternativas sustentáveis para o melhor desenvolvimento da região com objetivo de gerar tecnologia aplicável ao campo com melhor retorno econômico e social.