O PPGEO foi delineado pautado na área de concentração “Integração, Território e Ambiente”. Tal perspectiva tem relação com inúmeros aspectos do estado de Mato Grosso do Sul, singular na sua composição territorial por possuir: uma posição geográfica estratégica no país; uma extensa faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia; sete cidades-gêmeas; uma das maiores população indígena do país; expressivas comunidades tradicionais quilombolas; uma porção significativa do Pantanal; imenso potencial turístico; além logicamente de um setor baseado em commodities primárias pujante, com destaque para soja, milho, papel e celulose, cana-de-açúcar, além da mineração e da pecuária.
Além disso, Mato Grosso do Sul faz parte de um importante corredor nacional de escoamento da produção agropecuária, o que nos leva a compreender seu papel na economia nacional, tendo em vista a viabilização do Corredor Rodoviário Bioceânico projetado desde a capital sul-mato-grossense Campo Grande, passando pelo município fronteiriço de Porto Murtinho, pelo norte do Paraguai e da Argentina, em direção aos portos do Norte do Chile.
Neste contexto, compreende-se que o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia deve subsidiar o desenvolvimento vertical dos grupos de pesquisa vinculados, bem como dos cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, da UEMS. Tais grupos de pesquisas atuam na ampliação de uma leitura abrangente da realidade, buscando uma interpretação que traduza essa totalidade, se inserindo nas diferentes discussões de modo que as investigações realizadas se somam no intuito de compreender as dinâmicas ambientais e territoriais.
As análises de tais dinâmicas são inerentes a construção e a existência do PPGEO, na contribuição para reflexões sobre o espaço geográfico que revelam e trazem novas perspectivas de resolução de problemas sociais, econômicos e ambientais, visando também suprir uma lacuna evidente na capital sul-mato-grossense, possibilitando o aprimoramento aos profissionais que desejem prosseguir seus estudos no âmbito da pós-graduação em Geografia.
Os princípios que norteiam o PPGEO se inspiram na busca pela compreensão da natureza do processo técnico-científico e acadêmico, salvaguardando, dessa forma, uma tessitura educacional pautada nos princípios da diversidade das relações étnico-raciais e de gênero, bem como aos direitos elementares do ser humano e ao ambiente, em consonância aos preceitos da sustentabilidade.
Neste contexto que a proposta para criação deste Programa de Pós-graduação foi construída no decorrer de vários anos, com a contribuição de vários docentes da área. A sua submissão ocorreu em 2022, tendo sido aprovada em meados 2023. Para tanto, a primeira turma do PPGEO deverá se matricular em 2024.