APRESENTAÇÃO

A história do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES) está vinculada à  formação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (GEPES), criado em 2009, com o intuito de fortalecer o trabalho interdisciplinar no âmbito da Educação e da Saúde, divulgar as pesquisas em andamento e direcionar os futuros projetos.

Assim, uma das propostas do PPGES é desenvolver estudos e pesquisas com o fim de contribuir para a formação inicial, permanente e técnica em saúde sob a perspectiva das diretrizes do Sistema Único de Saúde, bem como fomentar ações educativas implementadas nos mais variados cenários de assistência em saúde, como unidades básicas de saúde, hospitais, entre outros.

O PPGES tem como área de concentração o Ensino em Saúde e duas linhas de pesquisa: Formação em Saúde e Práticas Educativas em Saúde.

O PPGES foi aprovado pela CAPES com a nota 3 e está vinculado à área de Ensino. No ano de 2022, o PPGES obteve a nota 4 pela CAPES, na avaliação quadrienal da pós-graduação brasileira.

A área de Ensino se insere na Grande Área Multidisciplinar, constituída pela Portaria CAPES n° 83/2011 quando houve a criação de quatro novas áreas: Ensino, Ciências Ambientais, Biodiversidade e Nutrição. Destaca-se que a área de Ensino foi originada na antiga Área de Ensino de Ciências e Matemática. É importante ressaltar que desde 2010, as propostas de programas de pós-graduação stricto sensu de "Ensino em Saúde" foram remetidas pela Grande Área de Saúde à Área de Ensino de Ciências e Matemática, portanto a área de Ensino se deu no contexto de reconfiguração de outras áreas de avaliação.

O PPGES é Mestrado Profissional. Segundo conceito da CAPES, os mestrados profissionais (MP) não são variações ou adaptações dos mestrados acadêmicos. São totalmente diferentes, pois o foco do MP está na aplicação do conhecimento, ou seja,  na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino. Portanto,  o trabalho de conclusão deve resultar em um processo ou produto educativo que possa ser utilizado em condições reais de sala de aula ou de espaços não formais ou informais de ensino. Este produto pode ser por exemplo, um aplicativo computacional, jogos, sequência didática, mídias educacionais (vídeo-aulas, animações, experimentos virtuais, áudios, etc), materiais textuais, entre outros.

O PPGES foi o proponente do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde (CEPES), implantado através da Portaria UEMS 056/2016, de 9 de maio de 2016. O CEPES tem como objetivo articular ações de ensino, pesquisa e extensão em Educação em Saúde, que considerem os aspectos do humano e social, em esferas local, regional, estadual, nacional e internacional, a partir de propostas interdisciplinares para seu desenvolvimento em diferentes espaços e tempos.