ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

 

Áreas de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática

Descrição:
A área de concentração Ensino de Ciências e Matemática compreende o estudo que envolve as diversas variáveis que configuram a prática educativa nas áreas de ciências e matemática, objetivando impactar positivamente o ensino na educação básica.

 

LINHAS DE PESQUISA

Linha 1

Nome: Ensino de Ciências


Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática


Descrição:
Esta linha se caracteriza pela utilização de referenciais teóricos oriundos de várias disciplinas (Filosofia, Sociologia, Psicologia, História etc.) que tratam do processo do conhecer e que no âmbito da área de ensino de Ciências serviram como fontes para proposição de abordagens de ensino (por exemplo: ensino por investigação, ensino por mudança conceitual, ensino baseado na noção de perfil conceitual etc.) e, também, como fonte de inspiração para elaboração, aplicação e avaliação de sequências de ensino. Nesta perspectiva, esta linha contempla os estudos que tem como foco uma ou mais variáveis que configuram a prática educativa, no ensino de ciências, nos diferentes níveis (educação infantil, educação básica e ensino superior). Enquadram-se nesta linha, também, os estudos que relacionam a divulgação científica com o ensino de ciências e a educação ambiental, inclusive, em ambientes não formais.

 

Linha 2

Nome: Educação Matemática


Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática


Descrição:
Esta linha se caracteriza pela utilização de referenciais teóricos da educação matemática e de formação de professores para o ensino de Matemática. Enquadram-se nesta linha os estudos que tem como foco os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e seus fundamentos filosóficos, cognitivos e científicos, e todas as variantes e condicionantes que envolvem esses processos, considerando os diferentes níveis (educação básica e ensino superior), por exemplo: a) a investigação de diferentes metodologias para o ensino e a aprendizagem da Matemática; b) análise de experiências realizadas em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem de Matemática; c) as reflexões a partir de referenciais teóricos que auxiliem no planejamento de currículos e programas que potencializam as práticas de ensino de Matemática; d) o desenvolvimento, a adequação, a utilização e avaliação dos diversos materiais didáticos (materiais concretos, softwares educacionais, vídeos, etc.) voltados para o ensino de conteúdos de Matemática; e) a investigação sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática observando os contextos históricos, socioeconômicos e culturais; f) análise de experiências e práticas docentes que possam contribuir para a melhoria do contexto atual da educação matemática.