BÁSICAS (Obrigatórias)
Organização do Trabalho Didático: fundamentos teóricos e práticos
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
A construção histórica da organização do trabalho didático. Vertentes teóricas que orientam a prática pedagógica. A função da escola na sociedade e a relação com a prática docente. A sala de aula: a relação educativa (professor-aluno); conteúdos escolares; instrumentos, recursos e tecnologias; avaliação.
Formação Docente para a Educação Básica
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Políticas públicas de formação docente no Brasil. A relação Educação, Estado, Sociedade e a Formação de professores. Perspectivas atuais para a formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. A profissionalização docente e a questão da identidade do ser professor/educador. A formação de Professores/educadores para a educação básica. Políticas de currículo e formação de professores no Brasil. Formação de professores reflexivos.
Seminário de Pesquisa em Educação I
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Exposição e aprofundamento das principais epistemologias que vêm informando as pesquisas na área de educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo e as novas abordagens decorrentes das críticas a essas epistemologias. Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando à discussão e reelaboração dos projetos de pesquisas que constituem o assunto da dissertação dos alunos ingressantes no Mestrado em Educação.
Seminário de Pesquisa em Educação II
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04
Ementa:
Discussão das etapas iniciais de reorganização dos projetos de pesquisa dos discentes. Refinamento dos objetos de pesquisa, delimitação clara dos objetivos e das metodologias. Procedimentos de pesquisa; levantamento, tratamento, organização de fontes e plágio. Diretrizes, normas e padrões para trabalhos científicos. Plataforma Lattes (CNPq). Plataforma Brasil. Discussão dos projetos de pesquisa e da proposta de intervenção.
ELETIVAS
Currículo escolar e a produção de identidade/diferença
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04
Ementa:
A disciplina apresenta uma discussão sobre as diferentes concepções de currículo e suas implicações na educação escolar. Reflete sobre as teorias tradicionais, críticas e pós- críticas de currículo e os processos de produção de identidades/diferenças. Analisa/discute o currículo como construção social, como artefato da cultura, portanto, envolvido em relações de saber/poder e sujeito a múltiplas interpretações; currículo e a desconstrução da mesmidade; currículo, diferença e o espaço escolar.
Tópicos Especiais de Literatura Infantil
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Conceitos de Literatura Infantil. A produção material da literatura infantil. Perspectiva histórica de infância. Literatura clássica e contemporânea. Dimensões da literatura infantil: histórica, estética, pedagógica. A Literatura Infantil na escola moderna. A leitura do texto literário. Obras e autores. Elementos para uma metodologia de ensino da literatura.
Tópicos Especiais em Educação: Fundamentos da Teoria Crítica: Educação e Estética
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Introdução aos discentes de categorias centrais da Teoria Crítica da Sociedade, como: Dialética do Esclarecimento; Indústria Cultural; Barbárie; Emancipação; Experiência Estética; Arte; Narrativa; Leituras Contemporâneas.
Tópicos Especiais em Educação: Pensamentos Científicos e Metodologias de Pesquisa
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Ciência como superação da agonia; Espírito científico e a busca pela verdade; Conceitos de verdades; Falácias argumentativas; Hipóteses, Metodologias, Epistemologias e Teorias; Tipos de pesquisa; Métodos de pesquisa em ciências humanas; Epistemologias de ciências humanas; Técnicas estatísticas de pesquisa; Projeto de pesquisa.
Processos de gestão da educação básica
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Concepção de Estado. A relação entre Estado, governo, sociedade e educação expressa em políticas públicas sociais. Política educacional: formulação, implementação e suas implicações para o sistema de ensino. Concepção de administração e gestão escolar. Organização e gestão do trabalho escolar.
Itinerários Culturais
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Educação e cultura. Arte na formação do educador. O ensino da arte na escola: aplicações práticas. O refinamento da sensibilidade por meio das múltiplas artes. O espaço da arte no mundo. O cinema e as artes plásticas como ferramentas pedagógicas. Leitura fílmica. O teatro na escola – texto e representação, contexto, materiais, modalidades de representação teatral: fantoches, máscaras, sombras, pantomimas. Música erudita x música popular. Estilos, instrumentos e repertórios musicais. O corpo como instrumento musical.
Formação de Professores em Alfabetização
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Trajetória da alfabetização no âmbito da história da educação do Brasil: dos primórdios aos tempos atuais. As políticas públicas de formação do professor em alfabetização implementadas pelo Estado brasileiro (década de 1990 e século XXI). Abordagens teóricas da alfabetização no Brasil: procedimentos e recursos didáticos no ensino da leitura/escrita. A literatura infantil e a alfabetização/letramento. Pesquisas sobre a alfabetização no Brasil e em Mato Grosso do Sul (1979 a 2021).
Educação Especial e Processos de Escolarização
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Aspectos históricos e filosóficos da educação especial. O processo pedagógico em educação especial. Educação especial e currículo. Proposta pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Práticas pedagógicas direcionadas às pessoas com necessidades educacionais especiais.
Educação e Relações Étnico-Raciais no Brasil
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04
Ementa:
Os Movimentos Sociais e a educação. A formação sócio-histórico-político e econômico da sociedade brasileira e as diferentes etnias. Etnia/Raça e a indissociabilidade com outras categorias de diferenças. Pesquisa e formação de professores para a educação das relações étnico-raciais. A História e a Cultura étnica nas políticas educacionais e no currículo escolar.
Os processos próprios de ensino e de aprendizagem na Educação Indígena; dos etnoconhecimentos, dos códigos culturais; das tradições dos diferentes grupos étnicos, bem como das interações históricas, dos conflitos, dos encontros e dos confrontos interétnicos presentes na sociedade brasileira e nas instituições escolares.
Educação, Cultura e Sexualidade
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
A natureza histórica da Educação Preventiva das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids. Vertentes teóricas que tratam das questões de gênero, história e sexualidade. Análise das Ações pontuais e Programas de Prevenção das DST e da Aids desenvolvidos com diferentes Populações Indígenas e Vulneráveis. As relações entre gênero e classe social. As relações entre a mulher e o mundo do trabalho na sociedade contemporânea. As sexualidades como objeto das ciências sociais e da saúde. Estudos sobre o homoerotismo, saúde, história e educação do corpo e dos sentidos: corporalidade, gênero e identidades sexuais no Brasil e no mundo.
História da Educação Brasileira
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04
Ementa:
A educação no Brasil colonial por meio da ação jesuítica. As reformas pombalinas. O desenvolvimento do sistema de escolarização público brasileiro nos séculos XIX e XX. A escola primária, as escolas isoladas, os grupos escolares, as escolas secundárias e as escolas normais. O escolanovismo e a campanha de escolarização da primeira metade do século XX. A regulamentação da escola e as propostas pedagógicas produtivista e contra-hegemônicas.
Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
Abordagens do uso de tecnologias digitais (Instrucionismo e Construcionismo) em processos educativos. Os seres-humanos-com-mídias e seres-humanos-com-internet no contexto escolar. Tecnologias Digitais, Pensamento e Desenvolvimento. Processos de integração de Tecnologias Digitais ao Currículo Escolar
Trabalho e Educação
Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04
Ementa:
Trabalho e Educação: Estado, Educação, sociabilidade e formação humana. Reformas institucionais, reestruturação produtiva, mercado de trabalho e novas qualificações requeridas. As reformas nas políticas educacionais do Ensino Médio e a formação profissional técnica em nível médio.
Tópicos Especiais em Educação
Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03
Ementa:
A ementa desta disciplina atenderá a oferta de temas emergentes de forma a subsidiar projetos e perspectivas de pesquisa no âmbito do Programa.