Objetivos do Programa

O PROFLETRAS tem por objetivo a capacitação de professores em língua portuguesa para exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Objetivos do Programa: 

Dentre os vários objetivos do PROFLETRAS, os quatro a seguir são os mais importantes:  

1) aumentar a  qualidade do ensino de Língua Portuguesa,   no que se referem às habilidades de leitura e de escrita; 

2) diminuir as atuais taxas de evasão dos alunos no  ensino fundamental; 

3) proporcionar o  multiletramento  no mundo globalizado com a presença da internet; 

4) desenvolver práticas pedagógicas eficientes e inovadoras, visando a proficiência dos alunos em sua língua materna. 

 

O PROFLETRAS busca, também, concretizar os seguintes objetivos:

1. qualificar os mestrandos/docentes para desenvolverem múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e off-line;
2. oferecer subsídios para a utilização de estratégias de mediação em enquadres distintos em sala de aula;
3. instrumentalizar os mestrandos/professores de Ensino Fundamental de maneira que eles passem a bem conduzir classes heterogêneas, seja do ponto de vista de níveis de competências linguísticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atípicos que os alunos apresentem;
4. indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produção textual em suportes digitais e não digitais;
5. direcionar adequadamente os docentes quanto aos modos como lidar com as faces homogênea e dinâmica da linguagem humana, levando em conta o fato de que as línguas naturais são sistemas estruturados e sua variabilidade é igualmente sistemática e previsível;
6. salientar as funções referenciais e metacognitivas das línguas de forma que os docentes saibam trabalhar peças textuais com traços literais e não literais, distinguindo-as assim os planos denotativo e conotativo da linguagem e dos textos;
7. aprofundar os conhecimentos dos docentes no que se refere aos diversos subsistemas fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático da linguagem;
8. ratificar a importância pedagógica (a) dos processos atinentes aos vários níveis linguísticos, (b) da consciência fonológica e auditiva na alfabetização e letramento, bem como (c) do processamento de construções morfossintáticas em contextos diferenciados com propósitos funcionais distintos;

9. instrumentalizar os docentes de Ensino Fundamental, a fim de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos modernos à disposição.