Bibliotecas de Acesso Aberto

Acesso aberto é o acesso gratuito e livre aos resultados de pesquisas científicas. Esta distribuição busca eliminar as barreiras tradicionais de acesso, permitindo que qualquer pessoa possa ler, baixar, copiar, distribuir e usar os artigos científicos sem restrições financeiras ou legais.

Seguem abaixo repositórios de acesso aberto para visualização. aso tenha alguma sugestão de inclusão ou alteração de informações, entre em contato pelo e-mail biblio@uems.br

 

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP de autoria ou organização de servidores docentes e/ou servidores não-docentes da Universidade de São Paulo. Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0.
Inaugurado em março de 2016, o Portal de Livros Abertos da USP utiliza o Open Monograph Press (OMP) da Public Knowledge Project (PKP). Trata-se de plataforma de software de código aberto para gerenciar e publicar livros acadêmicos. Ele pode ser usado para gerenciar o fluxo de trabalho editorial necessário para ver monografias, volumes editados e edições acadêmicas por meio de revisão interna e externa, edição, catalogação, produção e publicação.
Os temas dos livros são variados, eles estão divididos em categorias como engenharia, ciências biológicas, teatro, educação, turismo, etnologia e documentação jurídica. Há ainda as séries, exemplos de títulos são Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade, Coleção Museu Aberto e Estudos da Ásia.


O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas. Trata-se de mais um dos serviços do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP instituído em 1988, mantido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, que incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas. Apoiado na filosofia do acesso aberto, esse Portal nasce em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. 


A Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros da USP é considerada, hoje, uma das mais ricas em assuntos brasileiros, aproximando-se dos 180 mil volumes, incluindo livros, separatas, teses, periódicos e partituras. Dentre as raridades, estão obras dos séculos XVI, XVII e XVIII, bem como muitas com dedicatória e marginália. Sua origem remonta à famosa Brasiliana, do historiador paulista Yan de Almeida Prado, comprada pela USP em 1962. Sua coleção está sendo, paulatinamente, digitalizada e disponibilizada online. 


São coleções eletrônicas de acesso aberto sob a responsabilidade da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP, seja produzindo, editando ou oferecendo o acesso. As coleções estão em formação há alguns anos e estavam distribuídas em repositórios variados. Essa página digital da biblioteca procura reuni-las para facilitar o uso. 

Os itens das coleções têm autorização dos autores para acesso aberto e cada coleção tem seus critérios para submissão e edição. Os itens têm licença para download, impressão e compartilhamento, desde que atribuam crédito aos autores, mas não podem ser alterados ou utilizados para fins comerciais. Compõe-se de: Audioteca, Editora Eletrônica da FSP/USP, Material Audiovisual e de Apoio Didático, Memória FSP/USP.


 

O Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) é uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi ULAPSI) e fruto da parceria entre Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – Bireme, que cedeu a metodologia – Scientific Electronic Library Online (SciELO) – modelo de publicação eletrônica de periódicos para países em desenvolvimento. O objetivo do PePSIC é contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto. 


Banco de imagens de organismos marinhos organizado por informações descritivas como classificação taxonômica, estágio de vida e geolocalização. As imagens são produto direto de pesquisas científicas e atividades de ensino em biologia marinha realizadas por estudantes e pesquisadores.


Cerca de 3 mil títulos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin estão disponíveis para acesso. Os materiais abordam temas variados da história do Brasil, como coleções de livros de literatura e de história, iconografias, e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX. 


Dá acesso à descrição dos itens pertencentes ao Arquivo, à Biblioteca e à Coleção de Artes Visuais. A Biblioteca do IEB é considerada uma das mais ricas em assuntos brasileiros, aproximando-se dos 180 mil volumes, incluindo livros, separatas, teses, periódicos e partituras