A Incubadora Elos recebe empresas, grupos, associações e cooperativas populares voltadas ao atendimento de coletividades, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Formular e executar as políticas públicas relacionadas à promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.
A Elos foi um Programa de Extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão iniciado em 2006, que buscou ações de emancipação socioeconômica para populações que precisam de alternativas geradoras de renda e trabalho. Dela poderiam participar projetos com as temáticas em economia solidária, associação, cooperativismo, geração trabalho e renda, trabalho em grupo, dentre outros.
Em 2015 foi criada a Assessoria de Inovação & Tecnologia da UEMS, contendo em sua estrutura as incubadoras Fênix e Elos, com essa nova estrutura, a ELOS (ITCP) deixou de fazer parte da Pró-Reitoria de Extensão e as incubadoras permaneceram até dezembro de 2016, na Assessoria de Inovação.
No início de janeiro de 2017, a Elos retornou à PROEC na modalidade de Programa de Extensão, vinculado a Divisão de Extensão (DEX).
Após quatro anos, o Setor de Incubadoras e Empresas Juniores, vinculado a Divisão de Extensão, da PROEC, iniciou em junho de 2021, um processo de reestruturação que culminou com a criação da ELOS -Incubadora de Tecnologia Social para Cooperativas Populares, conforme Resolução CEPE-UEMS Nº 2.558, de 16 de dezembro de 2022.
A incubadora tem por atribuições:
a) incubar grupos, associações e cooperativas populares voltadas ao atendimento de coletividades, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
b) promover treinamentos para capacitação de coletivos e empreendimentos que exerçam práticas de sustentabilidade, Economia Solidária, entre outros meios, de forma a prepará-los para a constituição, o gerenciamento e a autogestão;
c) promover eventos, cursos e seminários que contribuam para o fortalecimento dos coletivos e empreendimentos incubados;
d) promover eventos, cursos e seminários que contribuam para o fortalecimento dos coletivos e empreendimentos incubados;
e) atuar como facilitadora para os coletivos e empreendimentos incubados, visando parcerias para o uso de auditórios e espaços de uso comum da UEMS;
f) promover intercâmbio com as instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de projetos cooperativos, otimizando os recursos humanos, materiais e financeiros, com vistas à transferência e à absorção de tecnologias para os coletivos e empreendimentos incubados;
g) promover o contato dos coletivos e empreendimentos incubados com instituições financiadoras, com a finalidade de viabilizar recursos próprios de investimentos em equipamentos e insumos;
h) fornecer rede de serviços de assistência técnica, econômica, financeira, administrativa, jurídica, mercadológica, contábil, produtiva e marketing.
Pré-Incubação: modalidade de incubação que compreende um conjunto de atividades que visa estimular o empreendedorismo e preparar, em curto período, determinado em convênio, os projetos que tenham potencial de gerar produtos ou serviços. A pré-incubação tem o objetivo de preparar as empresas para a modalidade residente.
Pré-Incubação Virtual: modalidade de pré-incubação destinada a empresas localizadas fora da sede da Incubadora e em municípios que possuem Unidade Universitária da UEMS, com a finalidade de estimular o empreendedorismo e preparar, em curto período, determinado em convênio, os projetos que tenham potencial de gerar produtos ou serviços. A interação com os incubados virtuais pode ser realizada por plataformas e ambientes virtuais de comunicação síncrona e assíncrona.
Residente: modalidade de incubação destinada a empresas constituídas que tenham conhecimento da tecnologia e apresentem condições de dominar o processo de produção, disponham de capital mínimo assegurado e um modelo de negócios bem definido para executar suas atividades em espaço físico dentro da estrutura ofertada pela Incubadora, no prazo estipulado no cronograma do processo seletivo.
I - Educação;
II - Estratégias de ampliação da acessibilidade;
III - Fortalecimento da agropecuária e da agricultura familiar;
IV - Desenvolvimento econômico;
V - Desenvolvimento humano e social;
VI - Fortalecimento da atenção e vigilância em saúde.
A Incubadora pode acolher projetos em outras áreas, desde que tenham a inovação tecnológica e científica como principal insumo.
O Conselho Deliberativo é o órgão colegiado de deliberação superior técnica e administrativa da Incubadora Elos, constituído por 5 (cinco) membros, sendo:
I - 1 (um) representante e 1 (um) suplente da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários(PROEC);
II - 1 (um) representante e 1 (um) suplente do Setor de Incubadoras e Empresas Juniores (DEX/PROEC);
III - 1 (um) representante e 1 (um) suplente da Administração da Incubadora;
IV - 1 (um) representante e 1 (um) suplente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UEMS);
V - 1 (um) representante e 1 (um) suplente, das empresas incubadas, indicado pelos empreendedores da Incubadora Elos.
EDITAL CONJUNTO Nº 009/2024 - Edital para Seleção de Projetos para o Programa Spin-off da Incubadora Elos (Republica-se por conter incorreção no original publicado no DOE/MS n. 11.633, de 02/10/2024, págs. 133 a 138) (Encerrado)
EDITAL CONJUNTO Nº011/2024 – PROPPI/DEX/PROEC/UEMS - Prorrogação da Seleção de Projetos para o Programa Spin-off da Incubadora Elos (Encerrado)
Anexo I - Formulário de Inscrição da Proposta de Projeto
Anexo II - Minuta Convênio de Participação no Sistema de Incubação - ELOS (Retificado)
Termo de Compromisso n. 22/2021: Celebrado Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul – SEBRAE/MS e a Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Publicado no Diário Oficial Eletrônico n. 10.681, em 16 de novembro de 2021, na Página 148.
Ecossistema de Dourados - MS: Membro do Comitê de Governança do Ecossistema Local de Inovação e Signatário do Pacto pela Inovação de Dourados Estado de Mato Grosso do Sul.
Edwaldo Henrique Bazana Barbosa.
E-mail: bazana@uems.br
Chefe do Setor de Incubadoras e Empresas Juniores.
Unidade Universitária de Dourados
Bloco A - Deputado Walter Benedito Carneiro
Caixa Postal 351 CEP 79804-970 - Dourados/MS
Telefone: (67) 3902-2534
Unidade Universitária de Campo Grande
Av. Dom Antonio Barbosa (MS-080), 4.155 (em frente ao Conjunto José Abrão).
CEP 79115-898 - Campo Grande/MS
E-mail: incubadoraelos@uems.br