Incubadora Elos

Sejam Bem-vindos e Bem-vindas a nossa Incubadora Elos


A Incubadora Elos recebe empresas, grupos, associações e cooperativas populares voltadas ao atendimento de coletividades, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Nossa Missão

Formular e executar as políticas públicas relacionadas à promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.


Nossa História

A Elos foi um Programa de Extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão iniciado em 2006, que buscou ações de emancipação socioeconômica para populações que precisam de alternativas geradoras de renda e trabalho. Dela poderiam participar projetos com as temáticas em economia solidária, associação, cooperativismo, geração trabalho e renda, trabalho em grupo, dentre outros.

Em 2015 foi criada a Assessoria de Inovação & Tecnologia da UEMS, contendo em sua estrutura as incubadoras Fênix e Elos, com essa nova estrutura, a ELOS (ITCP) deixou de fazer parte da Pró-Reitoria de Extensão e as incubadoras permaneceram até dezembro de 2016, na Assessoria de Inovação.

No início de janeiro de 2017, a Elos retornou à PROEC na modalidade de Programa de Extensão, vinculado a Divisão de Extensão (DEX).

Após quatro anos, o Setor de Incubadoras e Empresas Juniores, vinculado a Divisão de Extensão, da PROEC, iniciou em junho de 2021, um processo de reestruturação que culminou com a criação da ELOS -Incubadora de Tecnologia Social para Cooperativas Populares, conforme Resolução CEPE-UEMS Nº 2.558, de 16 de dezembro de 2022.


Atribuições

A incubadora tem por atribuições:

a) incubar grupos, associações e cooperativas populares voltadas ao atendimento de coletividades, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

b) promover treinamentos para capacitação de coletivos e empreendimentos que exerçam práticas de sustentabilidade, Economia Solidária, entre outros meios, de forma a prepará-los para a constituição, o gerenciamento e a autogestão;

c) promover eventos, cursos e seminários que contribuam para o fortalecimento dos coletivos e empreendimentos incubados;

d) promover eventos, cursos e seminários que contribuam para o fortalecimento dos coletivos e empreendimentos incubados;

e) atuar como facilitadora para os coletivos e empreendimentos incubados, visando parcerias para o uso de auditórios e espaços de uso comum da UEMS;

f) promover intercâmbio com as instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de projetos cooperativos, otimizando os recursos humanos, materiais e financeiros, com vistas à transferência e à absorção de tecnologias para os coletivos e empreendimentos incubados;

g) promover o contato dos coletivos e empreendimentos incubados com instituições financiadoras, com a finalidade de viabilizar recursos próprios de investimentos em equipamentos e insumos;

h) fornecer rede de serviços de assistência técnica, econômica, financeira, administrativa, jurídica, mercadológica, contábil, produtiva e marketing.


Modalidades de Incubação

Pré-Incubação: modalidade de incubação que compreende um conjunto de atividades que visa estimular o empreendedorismo e preparar, em curto período, determinado em convênio, os projetos que tenham potencial de gerar produtos ou serviços. A pré-incubação tem o objetivo de preparar as empresas para a modalidade residente.

Pré-Incubação Virtual: modalidade de pré-incubação destinada a empresas localizadas fora da sede da Incubadora e em municípios que possuem Unidade Universitária da UEMS, com a finalidade de estimular o empreendedorismo e preparar, em curto período, determinado em convênio, os projetos que tenham potencial de gerar produtos ou serviços. A interação com os incubados virtuais pode ser realizada por plataformas e ambientes virtuais de comunicação síncrona e assíncrona.

Residente: modalidade de incubação destinada a empresas constituídas que tenham conhecimento da tecnologia e apresentem condições de dominar o processo de produção, disponham de capital mínimo assegurado e um modelo de negócios bem definido para executar suas atividades em espaço físico dentro da estrutura ofertada pela Incubadora, no prazo estipulado no cronograma do processo seletivo.


Áreas de Interesse

I - Educação;

II - Estratégias de ampliação da acessibilidade;

III - Fortalecimento da agropecuária e da agricultura familiar;

IV - Desenvolvimento econômico;

V - Desenvolvimento humano e social;

VI - Fortalecimento da atenção e vigilância em saúde.

A Incubadora pode acolher projetos em outras áreas, desde que tenham a inovação tecnológica e científica como principal insumo.


Regulamento Interno


Resolução CEPE-UEMS Nº 2.558, de 16 de dezembro de 2022 - Homologa a Deliberação nº 22, da Câmara de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de5 de outubro de 2022, que aprova o Regimento Interno da ELOS – Incubadora de Tecnologia Social para Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.


Conselho Deliberativo


O Conselho Deliberativo é o órgão colegiado de deliberação superior técnica e administrativa da Incubadora Elos, constituído por 5 (cinco) membros, sendo:

I - 1 (um) representante e 1 (um) suplente da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários(PROEC);

II - 1 (um) representante e 1 (um) suplente do Setor de Incubadoras e Empresas Juniores (DEX/PROEC);

III - 1 (um) representante e 1 (um) suplente da Administração da Incubadora;

IV - 1 (um) representante e 1 (um) suplente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UEMS);

V - 1 (um) representante e 1 (um) suplente, das empresas incubadas, indicado pelos empreendedores da Incubadora Elos.

Portaria PROEC/UEMS nº 15, de 14 de abril de 2023: Composição de membros do Conselho Deliberativo da Incubadora Elos.


Editais

EDITAL CONJUNTO Nº 039/2023 - Edital para Seleção de Projetos para o Programa Spin-off da Incubadora Elos – Elos/DEX/PROEC/UEMS

Anexo I - Formulário de Inscrição da Proposta de Projeto

Anexo II - Minuta Convenio de Participação no Sistema de Incubação - ELOS (Retificado)]

EDITAL CONJUNTO Nº 049/2023 - Edital Enquadramento final das propostas para o Programa Spin-off da Incubadora Elos/DEX/PROEC/UEMS


Parcerias Institucionais

Termo de Compromisso n. 22/2021: Celebrado Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul – SEBRAE/MS e a Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Publicado no Diário Oficial Eletrônico n. 10.681, em 16 de novembro de 2021, na Página 148.

Ecossistema de Dourados - MS: Membro do Comitê de Governança do Ecossistema Local de Inovação e Signatário do Pacto pela Inovação de Dourados Estado de Mato Grosso do Sul.


Responsável pela Incubadora (em exercício)

Edwaldo Henrique Bazana Barbosa.
E-mail: bazana@uems.br
Chefe do Setor de Incubadoras e Empresas Juniores.


Fale conosco

Unidade Universitária de Dourados

Bloco A - Deputado Walter Benedito Carneiro

Caixa Postal 351 CEP 79804-970 - Dourados/MS

Telefone: (67) 3902-2534

 

Unidade Universitária de Campo Grande

Av. Dom Antonio Barbosa (MS-080), 4.155 (em frente ao Conjunto José Abrão).

CEP 79115-898 - Campo Grande/MS

 

E-mail: incubadoraelos@uems.br