O material didático dos cursos do NEL deve ser adquirido pelo aluno em livrarias especializadas ou sites de compras. Pedimos atenção à compra correta do material, verificando capa e edição conforme descrito abaixo.
❗ Em caso de dúvidas, entre em contato: nelcursos@uems.br
Carga horária: 45h por semestre | Níveis: 1 ao 6
Material didático: Smart Choice (Oxford) e Unlock (Cambridge)
Wilson, K. (2020). Smart Choice 1A Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.
✔️ Apresentar-se e apresentar outras pessoas em inglês;
✔️ Compartilhar informações pessoais básicas;
✔️ Falar sobre gostos e preferências simples;
✔️ Descrever hábitos e rotinas;
✔️ Relatar eventos passados de forma simples;
✔️ Participar de diálogos cotidianos (restaurantes, lazer, informações pessoais).
Speaking: Apresentações pessoais | Informações básicas | Gostos e rotinas | Eventos simples do passado
Grammar: Verbo to be (afirm., negat., interr.) | Adjetivos possessivos | WH-questions | Presente simples | Advérbios de frequência | Presente contínuo | Passado de to be
Listening: Perguntas pessoais | Diálogos em restaurantes e lazer | Instruções cotidianas
Reading: Biografias simples | Textos sobre empregos | Atrações e lazer | Regras sociais
Wilson, K. (2020). Smart Choice 1B Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.
✔️ Descrever pessoas e lugares de forma simples;
✔️ Falar sobre roupas, pontos turísticos e atrações;
✔️ Compartilhar atividades de férias e planos futuros;
✔️ Compreender e participar de diálogos cotidianos em contextos de turismo, compras e lazer.
Speaking: Descrição de pessoas | Roupas | Pontos turísticos | Férias | Planos futuros
Grammar: Comparativos | Be like/look like | Can/can’t | There is/are | Passado simples | Going to + verbo
Listening: Compras | Descrição de pessoas | Atrações turísticas | Turismo | Férias | Planos de viagem
Reading: Opiniões | Descrição de amigos | Cidades | Lugares favoritos | Hotéis | Blogs de viagem
Wilson, K. (2020). Smart Choice 2A Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.
✔️ Expressar opiniões e experiências pessoais;
✔️ Descrever lugares e eventos;
✔️ Fazer sugestões e falar sobre obrigações;
✔️ Compreender e participar de situações sociais mais complexas.
Speaking: Viagens | Opiniões | Experiências pessoais | Lugares | Eventos | Sugestões | Obrigações
Grammar: Concordâncias | Adjetivos -ing/-ed | Presente perfeito | Superlativos | Before/after/when | Should/have to
Listening: Planos | Atividades relaxantes | Esportes | Tradições | Conselhos
Reading: Artigos de viagem | Resenhas de filmes | Esportes radicais | Animais perigosos | Festivais | Gestão de estresse
Wilson, K. (2020). Smart Choice 2B Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.
✔️ Fazer reclamações e resolver problemas simples em inglês;
✔️ Expressar preferências, opiniões e justificar escolhas;
✔️ Falar sobre eventos e acontecimentos, especulando sobre possibilidades;
✔️ Descrever hábitos do passado e mudanças de comportamento;
✔️ Discutir diferentes opções de moradia e apresentar características de lugares;
✔️ Compreender e participar de conversas sobre compras, serviços e eventos cotidianos.
Speaking: Reclamações | Preferências | Especulações | Hábitos passados | Moradia
Grammar: Quantificadores | Passado contínuo | Modais de certeza | Used to | Condicionais
Listening: Compras | Descrições pessoais | Acidentes | Eventos naturais | Entrevistas
Reading: Compras online | Conselhos de namoro | Caçadores de tempestades | Arquitetura
Wilson, K., & Savage, A. (2020). Smart Choice 3A Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.
✔️ Falar sobre hobbies, atividades culturais, arte e tecnologia de forma estruturada;
✔️ Descrever pessoas, locais e eventos, utilizando vocabulário mais amplo;
✔️ Discutir acontecimentos do cotidiano e situações de viagem;
✔️ Utilizar estruturas gramaticais mais complexas para se expressar com clareza;
✔️ Compreender entrevistas, diálogos sobre cultura e tecnologia, situações problemáticas em viagens;
✔️ Ler textos sobre coleções, hábitos culturais, obras de arte e histórias pessoais.
Speaking: Hobbies | Programas de TV | Arte | Pessoas | Tecnologia | Eventos
Grammar: Presente perfeito contínuo | Perguntas indiretas | Voz passiva | Relativas | Infinitivos e gerúndios | Passado perfeito
Listening: Hobbies | Cenas de TV | Museus de arte | Amigos | Tecnologia | Viagens problemáticas
Reading: Coleções | Hábitos de TV | Mona Lisa | Amizades | Robôs | Histórias de viagem
Wilson, K., & Savage, A. (2020). Smart Choice 3B Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.
✔️ Descrever a aparência de pessoas e lugares de maneira detalhada;
✔️ Expressar arrependimentos, sugerir soluções e fazer especulações sobre o passado;
✔️ Apresentar invenções, inovações e discutir o impacto de novas tecnologias;
✔️ Comentar notícias e acontecimentos atuais;
✔️ Participar de discussões com diferentes pontos de vista, utilizando vocabulário apropriado;
✔️ Compreender notícias, entrevistas, programas de mistério e histórias de invenções;
✔️ Ler e interpretar textos sobre transformações pessoais, projetos sociais e curiosidades do cotidiano.
Speaking: Aparência | Lugares | Arrependimentos e soluções | Invenções | Notícias
Grammar: Causativos | Condicionais | Modais no passado | Discurso indireto
Listening: Problemas | Conselhos pessoais | Mistérios | Invenções | Notícias atuais
Reading: Transformações | Projetos comunitários | Conselhos | Farsas | Invenções alimentares
Carga horária: 45h por semestre | Níveis: 1 a 3
Material didático: Experiencias Internacional
Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional A1 + A2 – Libro del Alumno. Edelsa.
✔️ Desenvolver competências linguísticas iniciais em espanhol, compreendendo e utilizando expressões cotidianas e frases simples para atender a necessidades concretas;
✔️ Apresentar-se, fazer perguntas e fornecer informações pessoais básicas, como nome, nacionalidade, profissão, local de residência, rotina e preferências;
✔️ Participar de interações simples em contextos sociais e cotidianos, com foco na compreensão auditiva, na leitura de textos breves e na realização de atividades comunicativas práticas;
✔️ Utilizar estruturas gramaticais essenciais da língua espanhola, incluindo os verbos ser, estar, tener e gustar, pronomes pessoais e possessivos, artigos, adjetivos e preposições de lugar e tempo.
Producción oral y escrita: Apresentação pessoal | Informações básicas | Preferências e gostos | Rotinas diárias | Descrição de pessoas e lugares
Gramática: Verbos ser, estar, tener, gustar | Pronomes pessoais e possessivos | Artigos definidos e indefinidos | Adjetivos | Preposições de lugar e tempo
Comprensión auditiva: Diálogos cotidianos | Interações simples | Informações pessoais
Lectura: Textos breves de apresentação | Descrição de ambientes | Vocabulário básico
Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional A1 + A2 – Libro del Alumno. Edelsa.
✔️ Participar de conversas mais elaboradas em espanhol sobre situações cotidianas;
✔️ Falar sobre hábitos, rotinas e atividades diárias;
✔️ Narrar fatos passados e compartilhar projetos e planos;
✔️ Expressar sentimentos, dores, sensações e opiniões básicas;
✔️ Compreender e fornecer informações sobre lazer, família, clima e cultura local.
Speaking: Hábitos cotidianos | Rotinas | Fatos do passado | Projetos e planos | Sentimentos | Família | Clima | Lazer e cultura
Grammar: Presente do indicativo | Reflexivos | Advérbios de tempo | Presente contínuo | Passado composto | Passado recente | Futuro próximo | Futuro simples | Pronomes oblíquos | Possessivos | Estrutura "c'est" | Pronome "on"
Listening: Conversas sobre hábitos | Projetos e planos | Sentimentos | Rotinas culturais e cotidianas
Reading: Textos sobre clima | Atividades de lazer | Família | Descrição de rotinas | Cultura cotidiana
Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 3 B1 – Libro del Alumno. Edelsa.
✔️ Aprimorar a autonomia linguística em contextos amplos e variados;
✔️ Compreender os pontos principais de comunicações claras sobre trabalho, estudos, viagens, vida cotidiana e lazer;
✔️ Expressar-se de forma simples e coerente sobre temas de interesse;
✔️ Descrever experiências, acontecimentos e projetos futuros;
✔️ Expor brevemente opiniões e justificativas.
Producción oral y escrita: Expressão de opiniões | Descrição de experiências | Relato de acontecimentos | Projetos futuros | Justificativas simples
Gramática: Pretérito indefinido, imperfecto, pluscuamperfecto | Conectores discursivos | Hipóteses simples | Desejos e recomendações
Comprensión auditiva: Situações do cotidiano | Interações em viagens e estudos | Debates simples
Lectura: Textos sobre lazer, trabalho, estudos e temas cotidianos | Relatos pessoais
Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 3 B1 – Libro del Alumno. Edelsa.
✔️ Atuar com maior segurança e fluência em contextos acadêmicos, profissionais e sociais;
✔️ Compreender ideias principais de textos complexos e discussões técnicas;
✔️ Interagir com falantes nativos de forma espontânea;
✔️ Produzir discursos claros e bem estruturados;
✔️ Argumentar sobre temas atuais, apresentar pontos de vista com comparações, análises e exemplos.
Producción oral y escrita: Debates sociais | Argumentação sobre temas atuais | Comparações e análises | Produção oral estruturada
Gramática: Orações subordinadas | Discurso indireto | Tempos compostos | Voz passiva | Expressões idiomáticas | Marcadores discursivos
Comprensión auditiva: Discussões técnicas | Conversas acadêmicas e sociais avançadas
Lectura: Textos complexos | Temas acadêmicos e sociais | Produção escrita reflexiva
Alonso, G., Cabot, M., González, M., Sánchez, M., & Vílchez, A. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 4 B2 – Libro del Alumno. Edelsa.
✔️ Aprofundar competências linguísticas com foco em narrativas pessoais e profissionais;
✔️ Descrever características de pessoas e lugares;
✔️ Relatar experiências, mudanças e conquistas;
✔️ Expressar opiniões críticas e avaliações;
✔️ Formular hipóteses com baixa probabilidade;
✔️ Dar conselhos e recomendações em saúde e bem-estar;
✔️ Utilizar estruturas avançadas para relatar, argumentar e expressar relações de causa, consequência e comparação.
Producción oral y escrita: Narrativas pessoais | Descrição de pessoas e lugares | Expressão de opiniões | Conselhos e recomendações | Hipóteses
Gramática: Contraste de tempos do passado | Pronomes e orações relativas | Expressões opinativas | Verbos preposicionais | Pretérito imperfecto do subjuntivo | Condicionais | Conectores causais e comparativos
Comprensión auditiva: Saúde, cultura e sociedade | Experiências pessoais
Lectura: Globalização | Cultura hispânica | Saúde | Educação | Tecnologia
Alonso, G., Cabot, M., González, M., Sánchez, M., & Vílchez, A. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 4 B2 – Libro del Alumno. Edelsa.
✔️ Consolidar a proficiência linguística discutindo alimentação, mudanças de vida e temas sociais e culturais;
✔️ Expressar desejos, previsões e hipóteses sobre o futuro;
✔️ Realizar comparações e contrastes complexos;
✔️ Narrar histórias reais e fictícias;
✔️ Descrever obras de arte, estilos, técnicas e materiais;
✔️ Utilizar estruturas avançadas para manifestar obrigações, consequências e relações de causa e efeito;
✔️ Abordar temas como gastronomia, meio ambiente, cidades inteligentes e história da arte hispânica.
Producción oral y escrita: Alimentação e saúde | Mudanças de vida | Desejos e hipóteses | Descrição de obras de arte | Comparações complexas
Gramática: Pretérito perfecto do subjuntivo | Orações concessivas | Verbos de mudança | Futuro simples e composto | Queixas e necessidades | Condicionais irreais | Pronomes indefinidos | Objetos direto e indireto | Preposições e comparativos
Comprensión auditiva: Alimentação, meio ambiente e arte | Narração de histórias reais e fictícias
Lectura: Cultura hispânica | Alimentação | Meio ambiente | Inovações urbanas | História da arte hispânica
Material didático: Défi – Livre de l'élève – Maison des Langues
Carga horária: 45h por semestre | Níveis: 1 e 2
Maison des Langues. (s.d.). Défi 1 – Livre de l'élève. Maison des Langues. - Unités 1, 2 e 3
✔️ Desenvolver competências comunicativas iniciais em francês, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL);
✔️ Compreender e utilizar expressões do dia a dia em situações simples;
✔️ Apresentar-se, fornecer informações pessoais, falar da cidade e indicar locais;
✔️ Descrever atividades cotidianas e interagir em situações práticas do cotidiano.
Production orale et écrite: Apresentação pessoal | Informações pessoais | Gostos e preferências | Localização de lugares | Atividades cotidianas
Grammaire: Verbos ser/ter/chamar-se | Presente do indicativo | Artigos definidos e indefinidos | Frases negativas e interrogativas | Preposições de lugar | Adjetivos demonstrativos e interrogativos
Compréhension orale: Interações cotidianas | Solicitação de informações | Situações práticas em cidade e lazer
Lecture: Textos breves sobre apresentação pessoal | Descrição de lugares e atividades do dia a dia
Maison des Langues. (s.d.). Défi 1 – Livre de l'élève. Maison des Langues. - Unités 4, 5 e 6
✔️ Consolidar e ampliar o uso da língua francesa em contextos cotidianos;
✔️ Falar sobre hábitos e rotinas, narrar fatos passados e descrever projetos futuros;
✔️ Expressar sentimentos, dores, sensações e compreender dados estatísticos;
✔️ Interagir em situações comuns como ligações telefônicas e informações sobre hospedagem, lazer e atividades culturais.
Production orale et écrite: Hábitos e rotinas | Narrativa de fatos passados | Projetos e planos | Expressão de sentimentos e sensações | Informações sobre lazer e cultura
Grammaire: Verbos reflexivos | Advérbios de tempo | Presente contínuo | Passé composé | Passé récent | Futur proche | Futur simple | Verbos como dizer e tomar | Pronomes oblíquos e possessivos | Estrutura com "c'est" | Uso do pronome "on"
Compréhension orale: Interações sobre atividades diárias | Situações de lazer e viagens | Expressão de sentimentos
Lecture: Textos sobre clima | Cultura e lazer | Descrição de pessoas e lugares | Situações cotidianas
Material didático: Material próprio - elaborado pela professora
Carga horária: 45h por semestre | Nível: 1
✔️ Realizar cumprimentos e interações iniciais em Libras;
✔️ Compreender e produzir o alfabeto manual e a soletração rítmica;
✔️ Utilizar numerais cardinais, ordinais e expressões de quantidade;
✔️ Produzir frases simples com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos;
✔️ Nomear cores, alimentos, animais, meios de transporte e elementos da natureza;
✔️ Compreender a estrutura de frases com e sem concordância;
✔️ Utilizar advérbios de tempo, frequência, pronomes interrogativos e quantificadores;
✔️ Participar de interações cotidianas por meio de sinais simples e compostos;
✔️ Reconhecer e utilizar estruturas básicas da Libras com autonomia em contextos sociais.
🗣️ Produção e vocabulário:
Cumprimentos | Alfabeto manual | Números cardinais, ordinais e quantidades | Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos | Cores | Alimentos | Animais | Meios de transporte | Família | Clima | Dias da semana e meses do ano
📚 Gramática e estrutura:
Advérbios de tempo e frequência | Tipos de frases | Sinais com e sem concordância | Pronomes interrogativos e indefinidos | Quantificadores | Horas
🎵 Atividades práticas:
Soletração rítmica | Atividades com música | Exercícios com vídeos e áudios | Prática com sinais compostos | Revisão e avaliação de desempenho