Material Didático – NEL/UEMS

O material didático dos cursos do NEL deve ser adquirido pelo aluno em livrarias especializadas ou sites de compras. Pedimos atenção à compra correta do material, verificando capa e edição conforme descrito abaixo.

❗ Em caso de dúvidas, entre em contato: nelcursos@uems.br

Inglês

Carga horária: 45h por semestre | Níveis: 1 ao 6

Material didático: Smart Choice (Oxford) e Unlock (Cambridge)


📚 Nível 1

Wilson, K. (2020). Smart Choice 1A Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Apresentar-se e apresentar outras pessoas em inglês;
✔️ Compartilhar informações pessoais básicas;
✔️ Falar sobre gostos e preferências simples;
✔️ Descrever hábitos e rotinas;
✔️ Relatar eventos passados de forma simples;
✔️ Participar de diálogos cotidianos (restaurantes, lazer, informações pessoais).

🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Apresentações pessoais | Informações básicas | Gostos e rotinas | Eventos simples do passado

Grammar: Verbo to be (afirm., negat., interr.) | Adjetivos possessivos | WH-questions | Presente simples | Advérbios de frequência | Presente contínuo | Passado de to be

Listening: Perguntas pessoais | Diálogos em restaurantes e lazer | Instruções cotidianas

Reading: Biografias simples | Textos sobre empregos | Atrações e lazer | Regras sociais


📚 Nível 2

Wilson, K. (2020). Smart Choice 1B Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Descrever pessoas e lugares de forma simples;
✔️ Falar sobre roupas, pontos turísticos e atrações;
✔️ Compartilhar atividades de férias e planos futuros;
✔️ Compreender e participar de diálogos cotidianos em contextos de turismo, compras e lazer.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Descrição de pessoas | Roupas | Pontos turísticos | Férias | Planos futuros

Grammar: Comparativos | Be like/look like | Can/can’t | There is/are | Passado simples | Going to + verbo

Listening: Compras | Descrição de pessoas | Atrações turísticas | Turismo | Férias | Planos de viagem

Reading: Opiniões | Descrição de amigos | Cidades | Lugares favoritos | Hotéis | Blogs de viagem


📚 Nível 3

Wilson, K. (2020). Smart Choice 2A Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Expressar opiniões e experiências pessoais;
✔️ Descrever lugares e eventos;
✔️ Fazer sugestões e falar sobre obrigações;
✔️ Compreender e participar de situações sociais mais complexas.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Viagens | Opiniões | Experiências pessoais | Lugares | Eventos | Sugestões | Obrigações

Grammar: Concordâncias | Adjetivos -ing/-ed | Presente perfeito | Superlativos | Before/after/when | Should/have to

Listening: Planos | Atividades relaxantes | Esportes | Tradições | Conselhos

Reading: Artigos de viagem | Resenhas de filmes | Esportes radicais | Animais perigosos | Festivais | Gestão de estresse


📚 Nível 4

Wilson, K. (2020). Smart Choice 2B Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Fazer reclamações e resolver problemas simples em inglês;
✔️ Expressar preferências, opiniões e justificar escolhas;
✔️ Falar sobre eventos e acontecimentos, especulando sobre possibilidades;
✔️ Descrever hábitos do passado e mudanças de comportamento;
✔️ Discutir diferentes opções de moradia e apresentar características de lugares;
✔️ Compreender e participar de conversas sobre compras, serviços e eventos cotidianos.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Reclamações | Preferências | Especulações | Hábitos passados | Moradia

Grammar: Quantificadores | Passado contínuo | Modais de certeza | Used to | Condicionais

Listening: Compras | Descrições pessoais | Acidentes | Eventos naturais | Entrevistas

Reading: Compras online | Conselhos de namoro | Caçadores de tempestades | Arquitetura


📚 Nível 5

Wilson, K., & Savage, A. (2020). Smart Choice 3A Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Falar sobre hobbies, atividades culturais, arte e tecnologia de forma estruturada;
✔️ Descrever pessoas, locais e eventos, utilizando vocabulário mais amplo;
✔️ Discutir acontecimentos do cotidiano e situações de viagem;
✔️ Utilizar estruturas gramaticais mais complexas para se expressar com clareza;
✔️ Compreender entrevistas, diálogos sobre cultura e tecnologia, situações problemáticas em viagens;
✔️ Ler textos sobre coleções, hábitos culturais, obras de arte e histórias pessoais.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Hobbies | Programas de TV | Arte | Pessoas | Tecnologia | Eventos

Grammar: Presente perfeito contínuo | Perguntas indiretas | Voz passiva | Relativas | Infinitivos e gerúndios | Passado perfeito

Listening: Hobbies | Cenas de TV | Museus de arte | Amigos | Tecnologia | Viagens problemáticas

Reading: Coleções | Hábitos de TV | Mona Lisa | Amizades | Robôs | Histórias de viagem


📚 Nível 6

Wilson, K., & Savage, A. (2020). Smart Choice 3B Multi-Pack – Student Book/Workbook – 4th Edition. Oxford University Press.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Descrever a aparência de pessoas e lugares de maneira detalhada;
✔️ Expressar arrependimentos, sugerir soluções e fazer especulações sobre o passado;
✔️ Apresentar invenções, inovações e discutir o impacto de novas tecnologias;
✔️ Comentar notícias e acontecimentos atuais;
✔️ Participar de discussões com diferentes pontos de vista, utilizando vocabulário apropriado;
✔️ Compreender notícias, entrevistas, programas de mistério e histórias de invenções;
✔️ Ler e interpretar textos sobre transformações pessoais, projetos sociais e curiosidades do cotidiano.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Aparência | Lugares | Arrependimentos e soluções | Invenções | Notícias

Grammar: Causativos | Condicionais | Modais no passado | Discurso indireto

Listening: Problemas | Conselhos pessoais | Mistérios | Invenções | Notícias atuais

Reading: Transformações | Projetos comunitários | Conselhos | Farsas | Invenções alimentares


Espanhol

Carga horária: 45h por semestre | Níveis: 1 a 3
Material didático: Experiencias Internacional 


📚 Nível 1

Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional A1 + A2 – Libro del Alumno. Edelsa.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Desenvolver competências linguísticas iniciais em espanhol, compreendendo e utilizando expressões cotidianas e frases simples para atender a necessidades concretas;
✔️ Apresentar-se, fazer perguntas e fornecer informações pessoais básicas, como nome, nacionalidade, profissão, local de residência, rotina e preferências;
✔️ Participar de interações simples em contextos sociais e cotidianos, com foco na compreensão auditiva, na leitura de textos breves e na realização de atividades comunicativas práticas;
✔️ Utilizar estruturas gramaticais essenciais da língua espanhola, incluindo os verbos ser, estar, tener e gustar, pronomes pessoais e possessivos, artigos, adjetivos e preposições de lugar e tempo.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Producción oral y escrita: Apresentação pessoal | Informações básicas | Preferências e gostos | Rotinas diárias | Descrição de pessoas e lugares

Gramática: Verbos ser, estar, tener, gustar | Pronomes pessoais e possessivos | Artigos definidos e indefinidos | Adjetivos | Preposições de lugar e tempo

Comprensión auditiva: Diálogos cotidianos | Interações simples | Informações pessoais

Lectura: Textos breves de apresentação | Descrição de ambientes | Vocabulário básico


📚 Nível 2

Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional A1 + A2 – Libro del Alumno. Edelsa.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Participar de conversas mais elaboradas em espanhol sobre situações cotidianas;
✔️ Falar sobre hábitos, rotinas e atividades diárias;
✔️ Narrar fatos passados e compartilhar projetos e planos;
✔️ Expressar sentimentos, dores, sensações e opiniões básicas;
✔️ Compreender e fornecer informações sobre lazer, família, clima e cultura local.


🔸 Conteúdos Programáticos:

Speaking: Hábitos cotidianos | Rotinas | Fatos do passado | Projetos e planos | Sentimentos | Família | Clima | Lazer e cultura

Grammar: Presente do indicativo | Reflexivos | Advérbios de tempo | Presente contínuo | Passado composto | Passado recente | Futuro próximo | Futuro simples | Pronomes oblíquos | Possessivos | Estrutura "c'est" | Pronome "on"

Listening: Conversas sobre hábitos | Projetos e planos | Sentimentos | Rotinas culturais e cotidianas

Reading: Textos sobre clima | Atividades de lazer | Família | Descrição de rotinas | Cultura cotidiana


📚 Nível 3

Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 3 B1 – Libro del Alumno. Edelsa.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Aprimorar a autonomia linguística em contextos amplos e variados;
✔️ Compreender os pontos principais de comunicações claras sobre trabalho, estudos, viagens, vida cotidiana e lazer;
✔️ Expressar-se de forma simples e coerente sobre temas de interesse;
✔️ Descrever experiências, acontecimentos e projetos futuros;
✔️ Expor brevemente opiniões e justificativas.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Producción oral y escrita: Expressão de opiniões | Descrição de experiências | Relato de acontecimentos | Projetos futuros | Justificativas simples

Gramática: Pretérito indefinido, imperfecto, pluscuamperfecto | Conectores discursivos | Hipóteses simples | Desejos e recomendações

Comprensión auditiva: Situações do cotidiano | Interações em viagens e estudos | Debates simples

Lectura: Textos sobre lazer, trabalho, estudos e temas cotidianos | Relatos pessoais

 


📚 Nível 4

Alonso, E., Alonso, G., & Ortiz, S. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 3 B1 – Libro del Alumno. Edelsa.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Atuar com maior segurança e fluência em contextos acadêmicos, profissionais e sociais;
✔️ Compreender ideias principais de textos complexos e discussões técnicas;
✔️ Interagir com falantes nativos de forma espontânea;
✔️ Produzir discursos claros e bem estruturados;
✔️ Argumentar sobre temas atuais, apresentar pontos de vista com comparações, análises e exemplos.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Producción oral y escrita: Debates sociais | Argumentação sobre temas atuais | Comparações e análises | Produção oral estruturada

Gramática: Orações subordinadas | Discurso indireto | Tempos compostos | Voz passiva | Expressões idiomáticas | Marcadores discursivos

Comprensión auditiva: Discussões técnicas | Conversas acadêmicas e sociais avançadas

Lectura: Textos complexos | Temas acadêmicos e sociais | Produção escrita reflexiva


📚 Nível 5

Alonso, G., Cabot, M., González, M., Sánchez, M., & Vílchez, A. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 4 B2 – Libro del Alumno. Edelsa.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Aprofundar competências linguísticas com foco em narrativas pessoais e profissionais;
✔️ Descrever características de pessoas e lugares;
✔️ Relatar experiências, mudanças e conquistas;
✔️ Expressar opiniões críticas e avaliações;
✔️ Formular hipóteses com baixa probabilidade;
✔️ Dar conselhos e recomendações em saúde e bem-estar;
✔️ Utilizar estruturas avançadas para relatar, argumentar e expressar relações de causa, consequência e comparação.

 

🔸 Conteúdos Programáticos:

Producción oral y escrita: Narrativas pessoais | Descrição de pessoas e lugares | Expressão de opiniões | Conselhos e recomendações | Hipóteses

Gramática: Contraste de tempos do passado | Pronomes e orações relativas | Expressões opinativas | Verbos preposicionais | Pretérito imperfecto do subjuntivo | Condicionais | Conectores causais e comparativos

Comprensión auditiva: Saúde, cultura e sociedade | Experiências pessoais

Lectura: Globalização | Cultura hispânica | Saúde | Educação | Tecnologia


📚 Nível 6

Alonso, G., Cabot, M., González, M., Sánchez, M., & Vílchez, A. (Eds.). (s.d.). Experiencias Internacional 4 B2 – Libro del Alumno. Edelsa.

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Consolidar a proficiência linguística discutindo alimentação, mudanças de vida e temas sociais e culturais;
✔️ Expressar desejos, previsões e hipóteses sobre o futuro;
✔️ Realizar comparações e contrastes complexos;
✔️ Narrar histórias reais e fictícias;
✔️ Descrever obras de arte, estilos, técnicas e materiais;
✔️ Utilizar estruturas avançadas para manifestar obrigações, consequências e relações de causa e efeito;
✔️ Abordar temas como gastronomia, meio ambiente, cidades inteligentes e história da arte hispânica.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Producción oral y escrita: Alimentação e saúde | Mudanças de vida | Desejos e hipóteses | Descrição de obras de arte | Comparações complexas

Gramática: Pretérito perfecto do subjuntivo | Orações concessivas | Verbos de mudança | Futuro simples e composto | Queixas e necessidades | Condicionais irreais | Pronomes indefinidos | Objetos direto e indireto | Preposições e comparativos

Comprensión auditiva: Alimentação, meio ambiente e arte | Narração de histórias reais e fictícias

Lectura: Cultura hispânica | Alimentação | Meio ambiente | Inovações urbanas | História da arte hispânica


Francês

Material didático: Défi – Livre de l'élève – Maison des Langues
Carga horária: 45h por semestre | Níveis: 1 e 2


📚 Nível 1

Maison des Langues. (s.d.). Défi 1 – Livre de l'élève. Maison des Langues. - Unités 1, 2 e 3

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Desenvolver competências comunicativas iniciais em francês, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL);
✔️ Compreender e utilizar expressões do dia a dia em situações simples;
✔️ Apresentar-se, fornecer informações pessoais, falar da cidade e indicar locais;
✔️ Descrever atividades cotidianas e interagir em situações práticas do cotidiano.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Production orale et écrite: Apresentação pessoal | Informações pessoais | Gostos e preferências | Localização de lugares | Atividades cotidianas

Grammaire: Verbos ser/ter/chamar-se | Presente do indicativo | Artigos definidos e indefinidos | Frases negativas e interrogativas | Preposições de lugar | Adjetivos demonstrativos e interrogativos

Compréhension orale: Interações cotidianas | Solicitação de informações | Situações práticas em cidade e lazer

Lecture: Textos breves sobre apresentação pessoal | Descrição de lugares e atividades do dia a dia


📚 Nível 2

Maison des Langues. (s.d.). Défi 1 – Livre de l'élève. Maison des Langues. - Unités 4, 5 e 6

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível (QECRL):

✔️ Consolidar e ampliar o uso da língua francesa em contextos cotidianos;
✔️ Falar sobre hábitos e rotinas, narrar fatos passados e descrever projetos futuros;
✔️ Expressar sentimentos, dores, sensações e compreender dados estatísticos;
✔️ Interagir em situações comuns como ligações telefônicas e informações sobre hospedagem, lazer e atividades culturais.

🔸 Conteúdos Programáticos:

Production orale et écrite: Hábitos e rotinas | Narrativa de fatos passados | Projetos e planos | Expressão de sentimentos e sensações | Informações sobre lazer e cultura

Grammaire: Verbos reflexivos | Advérbios de tempo | Presente contínuo | Passé composé | Passé récent | Futur proche | Futur simple | Verbos como dizer e tomar | Pronomes oblíquos e possessivos | Estrutura com "c'est" | Uso do pronome "on"

Compréhension orale: Interações sobre atividades diárias | Situações de lazer e viagens | Expressão de sentimentos

Lecture: Textos sobre clima | Cultura e lazer | Descrição de pessoas e lugares | Situações cotidianas


Libras

Material didático: Material próprio - elaborado pela professora
Carga horária: 45h por semestre | Nível: 1


📚 Nível 1

🔹 O que o aluno será capaz de fazer ao final do nível:

✔️ Realizar cumprimentos e interações iniciais em Libras;
✔️ Compreender e produzir o alfabeto manual e a soletração rítmica;
✔️ Utilizar numerais cardinais, ordinais e expressões de quantidade;
✔️ Produzir frases simples com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos;
✔️ Nomear cores, alimentos, animais, meios de transporte e elementos da natureza;
✔️ Compreender a estrutura de frases com e sem concordância;
✔️ Utilizar advérbios de tempo, frequência, pronomes interrogativos e quantificadores;
✔️ Participar de interações cotidianas por meio de sinais simples e compostos;
✔️ Reconhecer e utilizar estruturas básicas da Libras com autonomia em contextos sociais.

🔸 Conteúdos Programáticos:

🗣️ Produção e vocabulário:
Cumprimentos | Alfabeto manual | Números cardinais, ordinais e quantidades | Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos | Cores | Alimentos | Animais | Meios de transporte | Família | Clima | Dias da semana e meses do ano

📚 Gramática e estrutura:
Advérbios de tempo e frequência | Tipos de frases | Sinais com e sem concordância | Pronomes interrogativos e indefinidos | Quantificadores | Horas

🎵 Atividades práticas:
Soletração rítmica | Atividades com música | Exercícios com vídeos e áudios | Prática com sinais compostos | Revisão e avaliação de desempenho


Acesso rápido: