Material didático dos cursos

* O material didático do curso deve ser adquirido pelo aluno, em livrarias especializadas ou sites de compras. Pedimos especial atenção para a compra correta do material. Verifique a capa e a edição, como nas ilustrações a seguir. Dúvidas: nelcursos@uems.br 

 

INGLÊS REGULAR (a partir de 15 anos)

 

INGLÊS NÍVEL 1

Título: Smart Choice 1A Multi-Pack (Wilson,K., 4ª edição, Ed. Oxford)

No nível 1, o aluno desenvolve habilidades essenciais em inglês. Aprende a apresentar-se, compartilhar informações pessoais, expressar preferências, discutir hábitos diários e eventos passados. Aprende sobre o uso do verbo to be, adjetivos possessivos, formação de perguntas, presente simples, advérbios de frequência, presente contínuo e passado do verbo to be". Pratica a compreensão auditiva respondendo a perguntas, identificando e fornecendo informações pessoais, compreendendo pedidos em restaurantes e lazer. Lê biografias, explora tipos de empregos, experiências em restaurantes, atrações em cidades, regras de uso de celulares e compara eventos passados e presentes. 

 

Contéudos

Speaking: Introduce Yourself; Personal Information; Likes and Dislikes; Habits and routines; Daily activities; Past events.
Grammar: To be verb; Possessive adjectives; WH-questions; Simple Present; Frequency adverbs; Present Continuous; Past tense of be.

Listening: Information questions; Personal information; Ordering in restaurants; Leisure activities; Describing activities; Problems.

Reading: Biography; Jobs; Eating out; City attractions; Cell phone rules; Past and present.

 

INGLÊS NÍVEL 2

Título: Smart Choice 1B Multi-Pack (Wilson,K., 4ª edição, Ed. Oxford)

No nível 2, o aluno adquire habilidades fundamentais em inglês. Aprende a falar sobre roupas, descrever pessoas, identificar pontos turísticos, locais na cidade, compartilhar atividades de férias e discutir planos futuros. Explora adjetivos comparativos, be like e look like, uso de can e can't, there is e there are, passado simples e construção de futuros planos com going to + verbo. Pratica a compreensão auditiva ao fazer compras de roupas, descrever pessoas, falar sobre atrações turísticas, fornecer informações sobre instalações turísticas, descrever férias e discutir planos de viagem. Aprofunda a leitura comparando opiniões, descrevendo amigos, explorando cidades famosas, compartilhando lugares favoritos, lendo descrições de hotéis e acompanhando blogs de viagem.


Conteúdos

Speaking: Talking about clothes; Describing people; Tourist sites; Places around town; Vacation activities; Future plans.

Grammar: Comparative adjectives; Be like and look like; Can and can't; There is and there are; Simple past; Going to + verb.

Listening: Clothes shopping; Describing people; Describing attractions; Tourists facilities; Describing vacations; Travel plans.

Reading: Comparing opinions; Describing friends; Famous cities; Favorite places; Hotel description; Travel blog.

 

INGLÊS NÍVEL 3

Título: Smart Choice 2A Multi-Pack (Wilson, K., 4ª edição, Ed. Oxford)

No nível 3, o aluno avança suas habilidades em inglês. Aborda tópicos como férias, expressão de opiniões, experiências pessoais, descrição de lugares, eventos especiais, sugestões e obrigações. Explora estruturas linguísticas, como concordar e discordar, presente perfeito, adjetivos superlativos, expressões temporais (before, after, when) e o uso de should e have to. Aprimora a compreensão auditiva ao ouvir sobre atividades e planos, práticas relaxantes, entrevistas esportivas, entre outros tópicos. Aprofunda a leitura com um artigo de viagem, resenhas de filmes, um artigo sobre esportes radicais, informações sobre animais perigosos, festivais famosos e estratégias para gerenciar o estresse.


Contéudos
 

Speaking: Vacations; Giving opinions; Personal experiences; Describing places; Special events; Suggestions/obligations.

Grammar: Agreeing/Disagreeing; -ing/-ed adjectives; Present perfect; Superlative adjectives; Before, after and when; Should and have to.

Listening: Activities and plans; Relaxing activities; Sports interviews; Geography game show; New Years's traditions; Giving advice.

Reading: Travel article; Movie reviews; Extreme sports article; Deadly animals article; Famous festivals; Managing stress.

 

INGLÊS NÍVEL 4

Título: Smart Choice 2B Multi-Pack (Wilson,K., 4ª edição, Ed. Oxford)

No nível 4, o aluno avança para o nível pré-intermediário em inglês. Explora situações como fazer reclamações, expressar preferências, falar sobre eventos, especular e discutir hábitos passados, bem como diferentes opções de moradia. Desenvolve competências gramaticais, incluindo quantificadores, passado contínuo, expressar diferentes níveis de certeza, used to, e condicionais. Aprimora sua compreensão auditiva ouvindo conversas sobre hábitos de compras, pessoas descrevendo a si mesmas, relatos de acidentes, discussões sobre eventos naturais e entrevistas para uma gravação de história familiar. Aprofunda a leitura com textos sobre compras online, conselhos de namoro, caçadores de tempestades, arquitetura japonesa e etc.

 

Conteúdos

Speaking: Making complaints; Talking about preferences; Events in the past; Speculating; Talkin about past habits; House options.
Grammar: Too / not enough; too many / too much; Relative clauses; The past continuous; May, might, could, can’t and must; Used to; If clauses with modals.
Listening: Conversations about shopping habits; People describing themselves; Description of accidents; Conversations about natual events; Interviews for a family history recording; To study abroad.
Reading: Online shopping; Dating advices; A child who drove a car; A storm chasing; Na article about Cameron Diaz; Japanese architecture.

 

INGLÊS NÍVEL 5

Título: Smart Choice 3A Multi-Pack (Wilson,K., 4ª edição, Ed. Oxford)

No nível 5, o aluno alcança o nível intermediário em inglês. Aprimora suas habilidades ao falar sobre hobbies, descrever programas de TV, discutir arte, falar sobre pessoas, explorar tecnologia e descrever eventos. Aprofunda seus conhecimentos gramaticais com foco no presente perfeito contínuo, perguntas indiretas, voz passiva, orações relativas, infinitivos e gerúndios, e passado perfeito. Aperfeiçoa sua compreensão auditiva ao ouvir sobre hobbies, cenas de programas de TV, museus de arte, descrições de amigos, produtos tecnológicos e eventos de viagem desafiadores. Refina suas habilidades de leitura com histórias sobre um colecionador de brinquedos, hábitos de assistir TV, a Mona Lisa, melhores amigos, robôs e uma narrativa de viagem.

 

Conteúdos

Speaking: Describing hobbies; Describing TV shows; Talking about art; Describing people; Discussing technology; Describing events.
Grammar: Present perfect continuous; Indirect questions; Passives; Relative clauses; Infinitives and gerunds; Past perfect.
Listening: Talking about hobbies; TV show scenes; Art museums; Describing friends; Technology products; Bad travel events.
Reading: A man Who collect toys; TV watching; Mona Lisa; Best friends; Robots; A travel story.

 

INGLÊS NÍVEL 6

Título: Smart Choice 3B Multi-Pack (Wilson,K., 4ª edição, Ed. Oxford)

No nível 6, o aluno aprofunda seu conhecimento no nível intermediário em inglês. Aprimora suas habilidades ao falar sobre aparência, descrever lugares, expressar arrependimentos e soluções, especular sobre o passado, descrever invenções e discutir notícias. Reforça sua gramática com estruturas como have/get something done, condicionais, uso de verbos modais, discurso indireto. Desenvolve sua compreensão auditiva ao ouvir descrições de erros, problemas, conselhos pessoais, programas sobre mistérios, novas invenções e histórias atuais. Refina suas habilidades de leitura com histórias de transformações, projetos comunitários, colunas de conselhos, farsas, invenções alimentares famosas e blogs de entretenimento.


Conteúdos

Speaking: Describing appearance; Describing places; Regrets and solutions; Speculating on the past; Describing inventions; Discussing the news.
Grammar: Have/get something done; Second conditional; Should have/would have; Modals + have; Third conditional; Reported speech.
Listening: Describing mistakes; Describing problems; Personal advice; Mysteries program; New inventions; New stories.
Reading: A makeover story; Community project; Advice column; Hoaxes; Famous food inventions; Entertainment blog.

 

INGLÊS NÍVEL 7/8

Título: UNLOCK 3 LISTENING,SPEAKING AND CRITICAL THINKING SB W/DIGITAL PACK (Cambridge University)

Atenção: verifique ISBN: 9781009031479

Amazon.com: Unlock Level 3 Listening, Speaking & Critical Thinking  Student's Book, Mob App and Online Workbook w/ Downloadable Audio and  Video: 9781108659109: Ostrowska, Sabina, Jordan, Nancy, Sowton, Chris: Books

Nos níveis 7 e 8, o aluno desenvolve habilidades de escuta, ampliando a capacidade de contrastar ideias, identificar linguagem indicativa, compreender explicações e contrapor argumentos. Enriquece seu vocabulário com famílias de palavras, prefixos negativos e discussões sobre problemas e soluções. Aprofunda sua compreensão gramatical dominando modais para obrigação, proibição e conselhos, expressões de possibilidade futura, adjetivos comparativos e superlativos, preposições e condicionais. Aprimora o pensamento crítico criando apresentações persuasivas, fazendo contra-argumentos e avaliando problemas e soluções. No âmbito da expressão oral, participa de debates sobre questões locais, apresenta soluções para problemas de transporte, discute o impacto comercial de ocasiões especiais e compartilha ideias sobre inovações em saúde. O material utilizado fornece uma abordagem direta e resumida para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, vocabulário avançado e pensamento crítico no nível intermediário.

 

Inglês 9 e 10 (B2) - Unlock Listening, Speaking and Critical Thinking 4 2nd edition - Cambridge

Nos níveis 9 e 10, o aluno é imerso em uma variedade de tópicos estimulantes e relevantes, desenvolvendo habilidades auditivas cruciais para o mundo contemporâneo. O conteúdo abrangerá uma ampla gama de temas, desde uma envolvente programação de rádio sobre a indústria global de alimentos até apresentações sobre a indústria cinematográfica mundial, proporcionando uma visão aprofundada do universo empresarial. Além disso, o aluno participa de situações simuladas, como uma reunião entre um estudante e um orientador de carreiras, explora diferentes caminhos em direção a uma carreira médica, promovendo discussões sobre saúde e ciência, etc. 
No âmbito acadêmico, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades gramaticais, dominando modais de probabilidade presente e passada, o futuro contínuo, condicionais e formas verbais futuras. Multi-word prepositions, o passado perfeito e a voz passiva serão explorados, permitindo que os alunos conectem ideias e construam frases mais complexas. A expressão oral será cultivada através de diversas atividades, desde apresentações baseadas em dados de gráficos circulares até debates de simulação de papéis. O vocabulário será enriquecido com termos relacionados à globalização, adjetivos acadêmicos, vocabulário de saúde e ciência, verbos para descrever mudanças ambientais, e terminologia acadêmica para arquitetura, transformação, redes e sistemas, bem como arte e design.

Este material proporciona uma abordagem abrangente e eficaz para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, vocabulário avançado e pensamento crítico no nível intermediário, preparando o aluno para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.

 

FRANCÊS

 

FRANCÊS NÍVEL 1

Título: Défi 1 (A1) - Livre de l'élève (unités 1, 2, 3), Editora Maison des Langues
 

No nível 1, você aprende a se comunicar de forma simples em situações corriqueiras, para atender a necessidades concretas: falar de si, apresentar alguém, cumprimentar, despedir-se, pedir informações pessoais, fazer contas, penguntar o preço, falar do que gosta, falar de sua cidade, localizar os lugares, informar-se sobre hospedagem, agradecer e responder a um agradecimento, compreender e indicar um itinerário, escrever um cartão postal, falar de suas atividades, falar do clima.
 

Conteúdos: fonética, adjetivos de nacionalidade, verbos ser/ter/chamar-se, Presente do Indicativo, artigos definidos e indefinidos, frase negativa e interrogativa, preposições de lugar, por que/porque, verbos pegar/tomar/descer/ir, adjetivos demonstrativos e interrogativos.

 

FRANCÊS NÍVEL 2

Título: Défi 1 (A1) - Livre de l'élève (unités 4, 5, 6), Editora Maison des Langues

No nível 2, você ainda se comunica de forma simples, em situações corriqueiras, mas amplia seu vocabulário: pedir/indicar as horas, falar de seus hábitos cotidianos, contar um fato do passado, falar de seus projetos, parabenizar, falar de sua família, expressar dores, compreender dados estatísticos, fazer/receber ligações telefônicas, evocar fatos do passado, descrever alguém fisicamente, expressar sensações e sentimentos, vocabulário do tempo (météo), falar de atividades de lazer e cultura, escrever uma carta familiar.

Conteúdos: fonética, hora, verbos reflexivos no Presente, advérbios de tempo, tempo verbal de presente concomitante (Présent Continu), passado (Passé Composé e Passé Récent) e futuro (Futur Proche, Futur Simple), verbo dizer, pronomes oblíquos e pronome "chez", adjetivos possessivos, estrutura da frase "c'est+adjectif", pronome "on".

 

ESPANHOL

 

ESPANHOL NÍVEL 1

Título: Nuevo Ven 1 Libro Del Alumno (Castro, F. Ed. Edelsa)

 

Nuevo Ven 1. Libro del Alumno: Libro del alumno + CD 1: Vol. 1 |  Amazon.com.br

 

No nível 1, você aprende a dizer, entender e a usar expressões de uso frequente, além de frases simples destinadas a atender às necessidades imediatas. Identificar e descrever pessoas, lugares e objetos; expressar razões para estudar espanhol; expressar e perguntar preferências; expressar e pedir desejo/necessidade; cumprimentar e dizer adeus; apresentar alguém e reagir quando apresentado; parabenizar e agradecer.

Conteúdos: Alfabeto; Pronúncia; Sotaque e ritmo. Divisão silábica; sinais de pontuação; Substantivos; Gênero: o gênero dos substantivos referentes a pessoas (profissão, parentesco etc.); Número: formação de plurais; Concordância; Artigo, usos gerais do artigo determinado e indeterminado; Adjetivo; adjetivos de nacionalidade; sexo e número concordância; comparativo de superioridade e inferioridade; Pronome pessoal; Demonstrativo; Possessivos; usos gerais: identificação, relações de propriedade; Indeterminado e quantitativo; Interrogativas; Numerais; Formação e concordância de ordinais e cardinais de uso mais frequente; Falsos cognatos;  Presente indicativo dos verbos regulares; Indicadores do presente; Expressão do tempo (apenas como amostra e reconhecimento), dos dias da semana, dos meses, da data, da estação do ano; Frases declarativas (afirmativas e negativas).

 

ESPANHOL NÍVEL 2

Título: Nuevo Ven 1 Libro Del Alumno (Castro, F. Ed. Edelsa)

No nível 2, desde o primeiro dia do curso você fala espanhol de forma simples e em situações corriqueiras; ampliação do vocabulário: expressar e pedir opiniões sobre alguém ou algo, expressar concordância e discordância, corroborar ou negar a informação de outras pessoas; conhecimento e grau de certeza, falar de atividades de lazer e cultura, expressar necessidades, entender e usar expressões cotidianas atuais e antigas, fazer/receber ligações telefônicas, além de frases destinadas a atender às necessidades imediatas.

Conteúdos: Pronúncia; Comparativo de superioridade e inferioridade; Pronomes; Amostras e reconhecimento baseado em objeto direto; Possessivos; Interrogativas; Uso de partículas interrogativas mais frequentes: o que / qual / quem...; Numerais; Formação e concordância de ordinais e cardinais de uso mais frequente; Pesos e medidas mais frequentes; Usos de ser e ser; Use para ser + para identificar. Ser + substantivo; Uso de ser expressar tempo e se referir a tempo; Uso de ser + advérbios; Uso de ser para a localização de objetos e pessoas; Contraste ser / ter; Tempos verbais; Presente indicativo dos verbos regulares e irregulares mais frequentes. Uso do presente como um imperativo; Verbos reflexivos mais frequentes; Verbos gustar e parecer; Introdução da perífrase verbal infinitiva: ter que ir, querer, poder, precisar ...; Advérbios; Preposições; Uso impessoal de ter; Construção de oração; Orações coordenadas com as conjunções de uso mais frequente; Frases causais e finais; Abreviaturas mais usadas.