Laboratório: Engenharia Agrícola
Responsável: Prof. Dr. Murilo Battistuzzi Martins
Objetivo: Realizar avaliações vinculadas a área de engenharia agrícola, como desempenho operacional e energético de máquinas agrícolas, relação solo-máquina-planta e agricultura de precisão. Estudar a interação água-solo-planta-atmosfera através de diferentes sistemas de irrigação além de avaliar a eficiência de aplicação de água e nutrientes para diversas culturas.
Laboratório: Microalgas e Biotecnologia
Responsável: Prof. Dr. Flávio Ferreira da Silva Binotti
Objetivo: Estudo do metabolismo de microalga e sua relação na bioconversão em compostos e/ou biomassa em sistemas de cultivo. Tratamentos de efluentes e agentes de mitigação de emissões do agronegócio com emprego de fotobiorreatores com microalgas.
Laboratório: Análise de Sementes e Fisiologia Vegetal
Responsável: Prof. Dr. Flávio Ferreira da Silva Binotti
Objetivo: Avaliar aspectos relacionados com o potencial fisiológico de sementes, estudos ligados ao vigor e testes de vigor de sementes. Condicionamento fisiológico e tratamento pré-germinativo de sementes no potencial fisiológico de sementes. Aspectos morfofisiológicos, pigmentos fotossintéticos e metabolismo secundário, com aplicação de reguladores vegetais, nutriente mineral, bioestimulantes, dinamizações centesimais, bioativadores, uso de bancadas refletivas e radiação fotossintéticamente ativa em cultivo protegido.
Laboratório: Ambiência Vegetal
Responsável: Prof. Dr. Edilson Costa
Objetivo: Pesquisar a ambiência vegetal em ambientes de cultivo intensivo e protegido com análises de crescimento e de índices biométricos de espécies frutíferas, hortícolas e florestais.
Laboratório: Apicultura – Análise Físico-Química
Responsável: Prof. Dr. Gustavo Haralampidou da Costa Viera
Objetivo: Ecologia de Apidae, análise físico-química de mel, manejo de abelhas Apidae e Meliponinae.
Laboratório: Multiusuário de Produção Vegetal (LAPROVE)
Responsável: Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silva Oliveira
Objetivo: O LAPROVE da UEMS de Cassilândia atua dando suporte as pesquisas com relacionadas as diversas áreas de produção vegetal, com equipamentos que permitem a determinação de enzimas, aminoácidos, proteínas e clorofilas. O local é utilizado para processar de plantas coletadas em campo, casa de vegetação e em câmara de crescimento.