VIII Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação
Tema: Utilização de Indicadores como Instrumento de Gestão Estratégica dos Programas stricto sensu.
No dia 20 de setembro de 2022 foi realizado, no formato on-line, o VIII Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação, apresentando como tema principal a “Utilização de Indicadores como Instrumento de Gestão Estratégica”. Os Programas participantes constituíram suas respectivas Comissões de Autoavaliação, as quais elencaram pautas e fomentaram discussões, traçando metas e estratégias para superar dificuldades e promover o fortalecimento dos Programas. O planejamento estratégico foi implantado pelos Programas, por meio de estudos iniciais do corpo docente, membros da comissão, respeitando-se as especificidades de cada Programa de Pós-graduação e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
As comissões constituídas realizaram reuniões periódicas, simpósios, oficinas, construção de mapas estratégicos, levantamentos e análises de dados acerca de temas relevantes considerados gargalos dentro de cada Programa, como por exemplo: produção intelectual, normativas internas, docentes, discentes, evasão, egressos, recursos, entre outros.
Após a análise e estudo dos dados, os Programas desenvolveram um plano de ação para a construção e aplicação do planejamento estratégico.
Os Programas evidenciaram que todo o processo de implantação e desenvolvimento do planejamento estratégico proporcionou aos docentes novas percepções, compreensões e aprendizados.
Além disso, o trabalho possibilitou a cooperação entre os pares, solidificando as relações interpessoais e promovendo o crescimento do Programa e, consequentemente, da Instituição.
O aprendizado compartilhado também foi remetido ao autoconhecimento, uma vez que a construção do planejamento estratégico está diretamente relacionada a socialização de seus gargalos, pois a medida em que são discutidos, formulam-se proposições para o desenvolvimento de ações, que subsidiam e desencadeiam respostas positivas aos Programas.
Os Programas elencaram algumas dificuldades enfrentadas durante o processo de desenvolvimento do planejamento estratégico, dentre elas destacaram-se a falta de participação e incentivo dos docentes, uma vez que muitos já estavam sobrecarregados; dificuldade em implantar e consolidar inicialmente o planejamento estratégico; dificuldade na elaboração dos indicadores; mudanças na coordenação e na comissão; pandemia e readaptação ao retorno presencial nas unidades; consenso entre os docentes na construção de indicadores, entre outros.
Apesar dos desafios citados, a maioria dos Programas relatou a superação dos desafios durante o processo e destacaram a colaboração do corpo docente em traçar metas, estratégias e ações exequíveis para a implantação e consolidação do planejamento estratégico.
Como reflexão final, os Programas destacaram a importância do planejamento estratégico e apontaram a necessidade da sua permanência, implementação e manutenção. Além disso, o processo de desenvolvimento do planejamento gerou resultados e indicadores plausíveis, que colaboraram para o crescimento e fortalecimento da instituição e dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UEMS, em 2022.
Transmissão YouTube
VIII Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação stricto sensu com o tema central: “Utilização de indicadores como instrumento de gestão estratégica dos Programas stricto sensu”