Informações:


# Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

 

O estágio curricular supervisionado visa: a formação acadêmico-profissional do aluno; o fortalecimento dos espaços formativos; a inserção do aluno-estagiário na vida econômica, política, sociocultural da sociedade; a prática no processo ensino-aprendizagem; a integração da UEMS com os demais segmentos sociais.

Caberá a UEMS, a responsabilidade de celebrar e zelar pelo cumprimento do termo de compromisso com estagiário e a instituição concedente do estágio e que o acolherá, de avaliar as condições e instalações do lócus de estágio, orientar, acompanhar e avaliar a elaboração e execução do plano de atividades do estagiário.

Os alunos serão assistidos e orientados, em seu período de estágio, pelo Coordenador de Estágio e um profissional identificado na organização concedente.

As atividades de Estágio Curricular Supervisionado serão realizadas durante a 3ª e 4ª Séries, por meio das pesquisas e práticas profissionais e seguirão as normas internas da UEMS.

Assim, Pesquisa e Estágio caminham juntos, propiciando trocas de práticas e saberes, fazendo pontes entre a prática e teoria, entre o mundo acadêmico e o campo profissional, entre o vivido no mundo do trabalho e o olhar crítico sobre ele.

O estágio supervisionado totaliza 300 horas e será cumprido de acordo os regulamentos normativos da instituição e o conjunto normativo legal que rege o tema. É uma atividade que deverá ser estruturada de acordo com a Resolução CNE 001/2014, que estabelece as diretrizes curriculares do curso de Bacharelado em Administração Pública.

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é considerado uma experiência pré-profissional mediante articulação teoria/prática, essencial na formação do aluno. Nesta atividade, o aluno passará um período aplicando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Universidade junto às condições dos futuros campos profissionais de trabalho, como em empresas públicas, autarquias, estatais, paraestatais e de economia mista, cooperativas, instituições de ensino, pesquisa e extensão, nas quais apresentem possibilidades de atuação relacionada à formação profissional e acadêmica, devidamente conveniadas. Os estagiários, além de estarem sujeitos ao regime disciplinar e de possuírem os direitos e deveres estabelecidos no Regimento Geral da UEMS, deverão, também, estarem sujeitos às normas que regem as instituições que se constituírem em campos de estágio.

O ECS tem como objetivo proporcionar ao acadêmico, desde as etapas iniciais do curso, aprendizagem metodológica, prática e também teórica das mais diversas atividades inerentes à profissão. Proporciona o contato do profissional em formação com situações, contextos e sobre a prática do funcionamento das empresas e órgãos públicos, permitindo que conhecimento, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, capacitando o acadêmico para conviver, compreender e intervir na realidade de sua formação profissional, consolidando sua formação acadêmica, atendendo as diretrizes curriculares do Curso.

Com a realização de estágios curriculares, além dos conhecimentos adquiridos, o aluno em formação propicia maior fluxo de informações, nos dois sentidos, entre a Universidade e a sociedade. De uma parte a comunidade se beneficia com a introdução e divulgação de novas tecnologias vindas do ambiente acadêmico, além da possibilidade do estagiário tornar-se conhecido pelas empresas empregadoras. Por outro lado, o estágio fora da Universidade pode constituir-se num excelente instrumento de retroalimentação do ensino, fornecendo subsídios para que os professores reajustem, caso necessário, seus planos de ensino à realidade dos sistemas produtivos.

Na realização do estágio o acadêmico permanece em contato direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades profissionalizantes, programadas ou projetadas, avaliáveis, com duração limitada, supervisionadas por membros da instituição recebedora, nos quais procuram assegurar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas. Neste sentido, o curso possui as seguintes modalidades de estágio: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório com carga horária de 300 horas; e Estágio Curricular Supervisionado Não-Obrigatório com carga horária livre, que poderá ser realizado a qualquer momento a partir do ingresso no curso.

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso tem caráter curricular obrigatório para aprovação e obtenção do diploma, sendo oferecido no núcleo de conteúdos profissionais essenciais, podendo ser desenvolvido a partir do 5º (quinto) semestre do curso, conforme cronograma aprovado pela Comissão de Estágio Supervisionado (COES) e Regulamento Geral dos estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Esta modalidade de estágio proporciona a oportunidade do aluno estagiar por maior período, em empresas, cooperativas, centros de pesquisa, entre outros órgãos e instituições, assim definido na Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre os estágio de estudantes.

O ECSO envolve o estágio propriamente dito e a apresentação do respectivo relatório de estágio. A carga horária total do ECSO é de 300 horas, sendo integralizada de acordo com a legislação de estágio vigente. Além disso, de acordo com Regulamento Geral dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, experiências profissionais relacionadas ao curso poderão ser aproveitadas para compor o ECSO, cabendo à COES a análise e validação do aproveitamento para a aprovação no colegiado de curso e demais providências. A avaliação do ECSO se dará por meio da elaboração do relatório de estágio, submetidos à avaliação pelo professor de estágio.

Para efeito de lotação docente, o ECSO terá a lotação de um professor formador, ao qual desenvolverá a função de Coordenador de Estágio, com as seguintes funções: esclarecer ao acadêmico os objetivos do ECSO, a forma de avaliação e as metodologias a serem empregadas; elaborar, em conjunto com o acadêmico, o plano de atividades; proceder ao acompanhamento contínuo do desenvolvimento do trabalho, bem como a execução do cronograma proposto; avaliar as condições do campo de estágio e orientar a redação do relatório final.


# Convênios

Lista de Convênios - Setor de Estágios Curriculares (SEC/PROE)


# Regulamento Geral da UEMS do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

# Lei do Estágio - Lei Federal nº 11.788

# RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.171, de 14 de julho de 2020. Dispõe sobre a flexibilização de estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, durante o período de atividades remotas em decorrência da COVID-19.

# RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.175, de 9 de setembro de 2020. Dispõe sobre a flexibilização de estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios e atividades práticas curriculares para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, durante o período de atividades remotas em decorrência da COVID-19.


# Comissão de Estágio (COES):

Iara de Oliveira Rodrigues (presidente)

Carla Fabiana Costa Calarge

Aroldo Alcântara de Paula Souza

Thaís Dalla Corte

- Portaria PROE/UEMS n. 89, de 26 de abril de 2023 (Diário Oficial Eletrônico n. 11.141, de 27 de abril de 2023, Página 90)