Ciências Biológicas

Informações:


 

 

INTRODUÇÃO

O curso de Ciências Habilitação em Biologia da UEMS de Mundo Novo foi implantado no primeiro semestre de 1994 e figurou como um dos mais procurados na UEMS. A grande procura ocorreu, em parte, devido à importância crescente das Ciências Biológicas no contexto nacional, enquanto área do conhecimento diretamente integrada às questões ambientais, bem como pelas novas perspectivas para os profissionais desta área, fomentada, por exemplo, pelas políticas estaduais pautadas no desenvolvimento com sustentabilidade. Contribuíram também, para a grande procura, o pioneirismo e credibilidade da UEMS, com sua proposta de interiorização do ensino no estado de Mato Grosso do Sul, além da qualificação do quadro docente, que contava com o maior número de mestres e doutores dentre os cursos oferecidos até então.

Em meados de 2004 a UEMS optou por reestruturar o currículo, extinguindo o curso de Ciências Habilitação em Biologia e criando o curso de Ciências Biológicas, Licenciatura. A Resolução CEPE-UEMS n.º 420, de 10 de maio de 2004 autorizou a criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UEMS e aprovou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A importância do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da UEMS/Mundo Novo s é evidenciada no contexto regional e nacional, pela inserção dos egressos em Programas de Pós-Graduação, no mercado de trabalho, por meio de concursos públicos para professores da Educação Básica em nível municipal e estadual, nas instituições de ensino privadas, em cargos municipais de chefia relacionados ao ambiente, educação ou saúde e em órgãos federais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Há os que atuam, de forma independente, em cooperativas, Organização Não Governamental (ONG) e empresas de consultoria, nas quais realizam estudos ambientais variados. Esses exemplos demonstram o comprometimento efetivo do Curso na formação e capacitação dos egressos para o mercado de trabalho.

A partir da Resolução do CNE n.º 02, de 1º de julho de 2015 (Resolução n.º 2, de 1º de julho de 2015), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada, o PPC em vigência tornou-se inadequado quanto aos requisitos mínimos de carga horária, como também, em relação a alguns aspectos da estrutura e componentes curriculares exigidos por essa Resolução.

A partir da Resolução do CNE n.º 02, de 1º de julho de 2015, a reformulação do PPC em 2018, abrangeu as seguintes alterações: (i) a ampliação da carga horária dedicada às atividades formativas estruturadas pelo Núcleo de Formação Geral e Núcleo de Aprofundamento e Diversificação; (ii) a inclusão dos conteúdos relacionados à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e direitos de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; (iii) a ampliação da carga horária das disciplinas que tratam da educação especial e Língua Brasileira de Sinais (Libras); (iv) e a inserção de uma disciplina específica relacionada à Educação Ambiental, concomitante a atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma transversal em outras disciplinas e também no Núcleo de Estudos Integradores para enriquecimento curricular.

 

A reformulação atual do PPC 2023 se justifica pela necessidade de adequação à Deliberação CE/CEPE-UEMS n.º 304, de 30 de abril de 2020, que aprova normas para elaboração, adequação e reformulação de projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UEMS e à Resolução CNE/CP n.º 7, de 18 de dezembro de 2018, que define as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação.

Desse modo, a reformulação intenta adequar o PPC às normas institucionais supracitadas, no que diz respeito aos regulamentos do Trabalho de Conclusão de Curso e dos Estágios Curriculares Supervisionados, a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e adequação das disciplinas do curso a curricularização da extensão, a fim de que reflitam as temáticas e demandas teóricas necessárias ao contexto vivenciado. 

Soma-se a isto, adequações consonantes com a percepção e experiência dos docentes do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, quanto à necessidade de ajustes em ementas, e cargas horárias, bem como, na distribuição de disciplinas visando aprimorar a organização destas em uma sequência de conteúdos mais lógica e didática.


Link para acessar o Projeto Pedagógico do Curso: 

https://drive.google.com/file/d/1pxgNuVORzIgd5QRHRikXaSL59zUtUETj/view?usp=drive_link