Curso de Ciências Biológicas - Mundo Novo foi contemplado com "4 Estrelas" pelo Guia da Faculdade do Estadão e Quero Educação.
Descrição geral do curso
O curso de Ciências Biológicas Licenciatura o
Curso: Ciências Biológicas, Licenciatura
Área de estudo: Educação e Ciências da Natureza
Proponente: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Título conferido: Licenciado em Ciências Biológicas
Local de oferta: Unidade Universitária de Mundo Novo
Público-Alvo: Pessoas com Ensino Médio concluído
Turno de funcionamento: Noturno
Modalidade de oferta: Seriado anual, com disciplinas semestrais
Período de integralização: 08 semestres (04 anos)
Forma de ingresso: ENEM (Sistema de Seleção Unificada – Sisu) e Vestibular
Número de vagas por semestre: 40 vagas
Carga horária total do Curso: 2.911 horas-aulas
Áreas de Atuação
O curso de Ciências Biológicas Licenciatura oferece uma ampla gama de possibilidades de atuação profissional. Aqui estão algumas áreas nas quais os licenciados em Ciências Biológicas podem trabalhar:
1. Educação:
A principal área de atuação para os graduados em Ciências Biológicas Licenciatura é a educação. Eles podem lecionar biologia em escolas de ensino fundamental e médio, além de poderem atuar como professores em cursos pré-vestibulares e em instituições de ensino técnico.
2. Divulgação científica:
Os licenciados em Ciências Biológicas podem trabalhar na divulgação científica, atuando como educadores em secretarias de meio ambiente, museus, jardins botânicos, parques naturais e centros de ciência. Eles podem desenvolver atividades interativas e elaborar materiais educativos para transmitir conhecimentos biológicos ao público em geral.
3. Produção de material didático:
Podem atuar na produção de materiais didáticos, como livros, apostilas, vídeos e recursos multimídia, destinados ao ensino de ciências e biologia em diferentes níveis de ensino.
4. Coordenação e gestão educacional:
Há oportunidades para os licenciados em Ciências Biológicas assumirem cargos de coordenação e gestão em escolas, secretarias de educação e instituições educacionais, sendo responsáveis pela elaboração de projetos pedagógicos, coordenação de equipes e implementação de políticas educacionais.
5. Pesquisa e desenvolvimento:
Embora a licenciatura seja voltada para a formação de professores, é possível também se envolver em atividades de pesquisa científica, seja em instituições de ensino superior, centros de pesquisa ou empresas privadas. Nessa área, os licenciados podem contribuir para o avanço do conhecimento biológico, investigando questões relacionadas à ecologia, genética, biotecnologia, entre outras.