Ciências Sociais

Unidade: Paranaíba
Coordenador adjunto: Ailton de Souza

Informações:


Coordenação de Curso

Coordenador: Geovane Ferreira Gomes

Coord. Adjunto: Ailton de Souza

Secretaria Acadêmica

Ane Caroline de Freitas Vieira

Telefone: 3503-1007

E-mail: secretariaacademica.paranaiba@uems.br

Secretaria Administrativa

Michel Ângelo Francisco Honorato

Bárbara Walker Santos Cabral

Sandra Maria Pereira da Silva


Telefone: 3503-1007

 E-mail: secretariaacademica.paranaiba@uems.br



 O Curso de Ciências Sociais  na modalidade bacharelado visa propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica em torno de áreas centrais que dão sustentação ao curso como um todo, ou seja, Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Sob esta baliza visa formar profissionais competentes que supram verticalmente as demandas de ensino superior como pesquisador e professor de instituições públicas e privadas, bem como horizontalmente profissionais de suporte e análises nos mais variados setores. 

As demandas por bacharéis em ciências sociais é constante em vários campos, tendo como foco a realização de análises e o desenvolvimento de atividades que contemplam habilidades adquiridas ao longo do curso dada a formação teórico-metodológica consistente em torno dos eixos de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. 

O curso visa, neste sentido, fornecer subsídios no âmbito da pesquisa e prática social estimulando a autonomia intelectual e a capacidade analítica dos estudantes em uma formação mais ampla e, sobretudo, voltada à preparação de diagnósticos e prognósticos da sociedade contemporânea. 

Em linhas gerais o Bacharelado de Ciências Sociais pretende formar profissionais habilitados que atuem em torno dos seguintes objetivos:

  

Gerais

Propiciar uma formação teórico-metodológica básica consistente em torno dos eixos que integram a identidade do curso (Antropologia, Ciência política e Sociologia);

Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social;

Criar uma estrutura curricular interdisciplinar que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos alunos e uma ampla formação humanística;

Compreender e valorizar a múltipla e complexa formação histórica da realidade social e a busca de respostas para problemas da sociedade contemporânea.

 

Específicos

Desenvolver pesquisas nas áreas de Ciências Sociais;

Planejar, realizar pesquisas, prestar consultorias e assessorias de caráter social, político, cultural e socioambiental;

Promover a pesquisa e a extensão, dirigidos ao entendimento dos interesses locais, regionais ou nacionais;

Formular e coordenar programas de ação social, visando a minimizar impactos sobre os modos de vida e a cultura das populações locais;

Contribuir para as mudanças sociais necessárias à construção de uma sociedade mais crítica, justa e humana;

Questionar os modelos sociais vigentes, apresentando discussões e debates para chegar, junto à comunidade, a propostas que colaborem para a melhoria dos aspectos sócio-históricos e econômicos da região.

 

 Mercado de Trabalho


Setor Privado

O curso capacita os egressos a assessorar empresas a partir de análises específicas e levantamentos quantitativos e qualitativos sobre o perfil cultural de colaboradores e clientes. Além disso, também permite realizar pesquisas de mercado e de opinião voltados às necessidades da organização ou ainda estudos sobre sustentabilidade ou de impacto social em casos específicos.

Outro foco do Bacharel em Ciências Sociais está na sua atuação em Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais na realização de projetos específicos de captação e efetivação de recursos no campo social. 

Os profissionais formados na área também podem atuar em Institutos de Pesquisa realizando surveys variadas de opinião pública. Aos que se aprimorarem após a conclusão do curso no campo digital a partir de cursos específicos, poderão atuar na mineração de dados, efetuando mapeamento de informações a partir da internet e redes sociais, buscando analisar relações e comportamentos dos indivíduos na era digital.

Também é possível trabalhar como consultores de política e agentes de relações institucionais e governamentais, fazendo mediação dos interesses das empresas no acompanhamento do sistema político e econômico e, ainda, no Ensino Superior, devendo para isso continuar seus estudos em cursos de mestrado e doutorado.


 Setor Público

Os profissionais que buscam o setor público têm como algumas das possibilidades a atuação como profissionais em órgãos, ministérios, secretarias ou departamentos de governo específicos em âmbito federal, estadual ou municipal. Alguns dos órgãos que atualmente têm contratado formados na área a partir de concurso público são a FUNAI, ABIN e IPHAN, entre outros órgãos.  Outro campo de atuação é a docência no ensino superior, que também pode ser no setor privado, porém, como no caso do setor público, é necessária a verticalização, ou seja, cursar, especialização, mestrado ou doutorado.


 Enquanto profissional liberal

Os bacharéis em Ciências Sociais poderão assessorar vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, bem como partidos políticos. Poderão assinar laudos sobre impactos sociais relacionados a ocupações irregulares, deslocamentos de populações ribeirinhas pela criação de usinas e barragens, entre outras atividades inerentes a sua formação. 

Os bacharéis poderão solicitar por meio das Delegacias Regionais do Trabalho o registro de sociólogo ou socióloga em suas respectivas carteiras de trabalho. Estas delegacias farão o registro e fornecerão um número e cartão para atuação como profissional da área. Informações sobre o procedimento completo encontram-se na internet (http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam).


 *

Em síntese o Bacharel em Ciências Sociais está habilitado para:

  • Desenvolver pesquisa em sua área de formação
  • Atuar em empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, entidades públicas e privadas
  • Desenvolver assessoria, consultoria, planejamento, projetos e pesquisas
  • Prestar serviços na área específica de sua formação básica: Sociologia, Antropologia e Ciência Política
  • Utilizar os dados resultantes de pesquisas para a melhor elaboração de políticas públicas que atendam a realidade regional e nacional

 

 Links e Informações Diversas:

Lei que regulamenta profissão de sociólogo: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-6888-10-dezembro-1980-365941-publicacaooriginal-1-pl.html

Federação Nacional dos sociólogos: https://sites.google.com/site/federacaonacionaldossociologos/

 Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais: https://abecs.com.br/ 

Portal das Ciências Sociais Brasileiras: https://portal.anpocs.org/index.php/2737-portal-de-periodicos-eletronicos-anpocs 

Associação Brasileira de Antropologia: http://www.portal.abant.org.br/ 

Associação Brasileira de Ciência Política: https://cienciapolitica.org.br/ 

Sociedade Brasileira de Sociologia: http://sbsociologia.com.br/