Ciências Sociais

Unidade: Paranaíba
Coordenador adjunto: Ailton de Souza

Informações:


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO


O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) se constitui em disciplina obrigatória para conclusão do curso e é regido pelo Regulamento Geral dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, conforme Deliberação CE/CEPE-UEMS no. 289, de 30 de outubro de 2018, homologada com alterações pela resolução CEPE-UEMS no. 2071 de 27 de Julho de 2019, alterada pela deliberação CE/CEPE-UEMS no. 327 de 29 de Junho de 2021. As experiências vivenciadas durante o ECS serão importantes para que os futuros cientistas sociais mobilizem conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso.


Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

 

O Estágio Curricular Supervisionado constitui disciplina obrigatória para conclusão do curso e é regido pelo Regulamento Geral dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, conforme Deliberação CE/CEPE-UEMS no. 289, de 30 de outubro de 2018. A carga horária da disciplina soma 200 horas-relógio, cujo oferecimento ocorre durante o quarto ano (7o e 8o semestres). Sua função é atender às exigências de formação profissional do aluno, “objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”. (Lei 11.788, de 25/09/2013, “Sobre o estágio de estudantes”).

O estágio é o lugar privilegiado para o desenvolvimento humano e prático de novas habilidades e competências, mas, sobretudo, para a experiência concreta da relação entre teoria e prática e para a aquisição das atitudes laborais exigidas pelo mercado de trabalho ao(a) cientista social, a saber: as habilidades de análise, coleta de dados, estatística, interpretação, comunicação oral e escrita, pesquisa quantitativa e qualitativa, trabalho em equipe, gestão de projetos, solução de problemas, dentre outras atuações vinculadas ao bacharel em Ciências Sociais. Por conseguinte, o estágio também pode oferecer, em relação ao(a) empregador(a) da região, a possibilidade de seleção e de admissão de profissionais qualificados(a) dentro desse perfil.

O estágio não deve ser apenas uma vivência profissional em determinado setor do mercado de trabalho do cientista social, mas, pode ser, um projeto de análise ou intervenção no campo social nas empresas e nos diversos setores públicos e privados, o qual pode ser criado e proposto pelo aluno de modo individual ou em equipe, avalizado pelo(a) professor(a) da disciplina e aceito pelo responsável do local de estágio mediante a assinatura de um convênio formal com a UEMS.

O projeto acima citado consistirá na elaboração de um relatório analisado sob a luz das Ciências Sociais e transformado em monografia ou artigo científico ou projeto de pesquisa ou na prospecção, no planejamento, na estruturação e na execução de algum tipo de produto (relatório de pesquisa, curso, evento, dentre outras atividades dirigidas), ou serviço científico, técnico ou cultural com base nas Ciências Sociais.

As atividades do estágio podem ser desenvolvidas em empresas ou instituições públicas ou privadas e nas mais variadas instituições da sociedade civil, mas principalmente nos setores de pesquisa social, de assessoria, consultoria e planejamento científico, tendo em vista o atendimento ao público. Em suma, desenvolver projetos com base nas Ciências Sociais, sob a supervisão de um(a) responsável pelo local de realização do estágio.

Nesse sentido, cabe lembrar que o campo profissional do(a) cientista social tende a ser cada vez mais amplo, já que seu exercício pode ocorrer em todo e qualquer meio cujo cotidiano exija a interação social com públicos de condições e características as mais diversas.

Em virtude da formação multidisciplinar do(a) aluno(a), o estágio poderá ser desenvolvido nos setores sociais, científicos e culturais de empresas privadas (jornais, editoras, agências de produção cultural, indústrias, institutos de pesquisa, comércios, clínicas, empresas de tecnologia e produção), no Terceiro Setor (ONGs), nos Movimentos Sociais, no Poder Legislativo e na administração pública, seja direta (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), seja indireta (entidades autárquicas, fundacionais, sociedades de economia mista, fundos e empresas públicas).

Alguns locais propícios ao estágio relacionado às Ciências Sociais são, em especial, centros culturais, museus, Centros de Referência (CRAS) e centros privados ou públicos de atendimento de serviços sociais (setores de instituições ou de empresa de cultura, arte, lazer, meio ambiente, saúde e alimentação, educação, ciência, tecnologia, promoção da cidadania, segurança no trabalho, dentre outros).

Os(a) alunos(a) podem propor projetos, com o aval e a orientação do(a) docente, em algum dos vários formatos possíveis de trabalho de cunho social, como, por exemplo, pesquisa e comunicação social, produção de cursos (iniciações, minicursos) e eventos socioculturais (palestras, painéis, debates, seminários, manifestações culturais, oficinas, cineclubes, lançamento de publicações e demais eventos), consultoria e assessoria política e social. Essas atividades dependem de habilidades que o(a) futuro(a) cientista social pode desenvolver no estágio, como a de planejamento, gestão, execução, protocolo, busca de financiamento, orçamento específico, prevenção de ocorrências e avaliação de processos, resultados e riscos sociais.

No primeiro semestre, a ênfase será na vivência efetiva da realidade do local de estágio, mas cujos aspectos positivos e negativos podem ser abordados e, conforme discutido com o(a) docente da disciplina, gerar a criação de um Projeto de intervenção prática no local de estágio com base em conhecimentos teóricos da Sociologia, Ciência Política e Antropologia, com observações e análises constantes no Relatório Preliminar de Estágio, conforme definido no Plano de Ensino da disciplina. No segundo semestre, a finalidade principal é a execução do Projeto de intervenção prática concebido teoricamente durante a vivência do estágio no semestre anterior, percorrendo gradualmente as seguintes etapas: planejamento (metas e preparação dos meios), desenvolvimento (descrição e efetivação dos procedimentos) e, por fim, avaliação e apresentação de resultados. Esses elementos comporão o Relatório Final de Estágio, conforme definido no Plano de Ensino da disciplina.

A cargo da Comissão de Estágio Supervisionado (COES), o Estágio poderá ser substituído ou desenvolvido como uma pesquisa de campo. Casos não previstos serão apreciados pelo COES, seguindo regulamentação UEMS.


Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório

 

O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório será desenvolvido em instituições de diversas naturezas e proporcionará diferentes experiências na área de atuação do profissional do curso de Ciências Sociais. As instituições nas quais poderá ser realizado este tipo de estágio são: empresas, hospitais, consultórios, bibliotecas, associações civis, organizações não governamentais, sindicatos, prefeituras, Fóruns, Instituições Penitenciárias, dentre outros setores públicos e privados. Tais atividades devem ser organizadas a partir de parceria entre a universidade e a comunidade, e obedecerão a legislação nacional vigente, bem como normas internas da UEMS que regulamentam os convênios e demais exigências legais, além da aprovação da Comissão de Estágios do curso.