História

Unidade: Campo Grande
Coordenadora: Manuela Areias Costa

Informações:


O Curso de História foi implantado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no ano de 2003 e, em 2022 foi aprovado o remanejamento do Curso de História da Unidade Universitária de Amambai para Unidade Universitária de Campo Grande, Moreninhas (Ver: RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.451, de 30 de agosto de 2022). O curso vem desde sua formação cumprindo um papel fundamental na formação de professores para atuarem na educação básica. Além da formação de futuros professores, visa estimular a autonomia intelectual nos campos da docência, pesquisa e extensão, com o propósito de formar docentes/pesquisadores amparados por uma estrutura curricular que os permitam percorrer trajetórias em diferentes frentes de atuação profissional, como museus, arquivos e demais campos de trabalho do historiador. Assim, entende-se que a formação de licenciados em História exige previamente um compromisso com a realidade social brasileira, regional e local. É na Universidade que se formam profissionais para atuar no ensino superior, escolas de ensino fundamental e médio e em instituições culturais e documentais voltadas à preservação da memória individual e coletiva. Cabe ressatar que nos anos de 2017, 2018, 2020 e 2021 o curso foi avaliado pelo “Guia do Estudante” e “Guia da Faculdade”, recebendo quatro estrelas do máximo de cinco.

O Projeto Pedagógico do Curso de História (aprovado pela RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.450, de 30 de agosto de 2022), tem como premissa o necessário fortalecimento de pesquisas científicas, associação entre teoria e prática, desenvolvimento da autonomia intelectual do estudante e aproximação e integração entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação, vislumbrando assim, a verticalização da formação e do conhecimento histórico. Considerou-se, durante a elaboração do PPC,  que as investigações no campo da História têm elegido como pontos essenciais para o aprofundamento teórico na pesquisa e no exercício das atividades de ensino, questões como: diversidade, movimentos sociais, territórios, fronteiras, identidades, direitos humanos, relações étnico-raciais e de gênero, cultura negra e indígena, historiografia, história pública, meio ambiente, tecnologias digitais, ensino de História, memória, patrimônio cultural, sociedade, linguagens, práticas sociais, políticas públicas, prática de pesquisa em arquivos, pensamento decolonial, processos econômicos e políticos. Esses aspectos, que constituem a base do curso de História, requerem estudos aprofundados na esfera da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu.

Em relação ao curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/UEMS, ofertado na unidade de Campo Grande e alinhado com as demandas nacionais e estaduais voltadas para a qualificação dos professores da Educação Básica, contribui para fortalecer o curso de licenciatura em História e valorizar a UEMS como uma das principais instituições públicas do estado. O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História é ofertado em Rede Nacional e conta com 39 núcleos em diferentes universidades do país, estando sob a coordenação nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Página do Profhistória-UEMS: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/historia-profhistoria-mestrado-profissional