Letras

Informações:


Projetos de Pesquisa

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Nome do Projeto: Aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas: dialogando com a sociolinguística e a linguística aplicada

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: Este projeto tem por objetivo principal apresentar os conceitos teóricos relacionados aos aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas, em diálogos com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada, que vêm sendo pesquisados, discutidos, compilados e (co)construídos por mim e pelos meus orientandos dos cursos de graduação e pós-graduação, monitores e acadêmicos do programa de Iniciação Científica, durante os anos vigentes e/ou anteriores a este projeto. Por objetivos específicos buscarei promover, junto aos orientandos, o estudo, a leitura, o debate, a escrita de seus próprios textos, sobre as teorias que abrangem a noção de “língua”, pertinentes às minhas duas linhas de pesquisa: a Sociolinguística e a Linguística Aplicada; valorizar o trabalho desenvolvido por esses pesquisadores sob minha orientação; e servir de aporte teórico para atuais e futuros estudos nas duas referidas áreas.

Coordenadora: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

 

Nome do Projeto: Acervo Maria da Glória Sá Rosa: dialogismo, memória discursiva e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul

Ano de Início:2022

Descrição do projeto: O projeto “Acervo Maria da Glória Sá Rosa: memória discursiva e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul” tem por objeto a análise de discursos sobre a construção da identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul, disponibilizados no Acervo Maria da Glória Sá Rosa, situado na unidade da UEMS de Campo Grande, em diferentes meios e suportes: produções bibliográficas, anotações de aulas, diários, telas de pintura, comendas etc. Este rico acervo, doado à universidade pela família da professora, escritora e incentivadora cultural Maria da Glória Sá Rosa, constitui um espaço rico e ainda pouco explorado para o desenvolvimento de pesquisas sobre a memória discursiva e a identidade sociocultural do estado de Mato Grosso do Sul, da qual Rosa faz parte, considerando-se seu papel de protagonismo no momento histórico do divisionismo, legando às futuras gerações obras ficcionais e críticas sobre literatura, artes, música, educação, dentre outros temas de sua predileção, e nos quais se notabilizou, de que dão prova os inúmeros títulos honoríficos a ela concedidos em vida. O suporte teórico da pesquisa é embasado pela concepção dialógico-discursiva da linguagem, segundo a qual os textos, contemplados em suas mais variadas semioses, produzem sentido na relação de alteridade que estabelecem com outros textos/discursos, veiculando posicionamentos, memória e história. A metodologia da pesquisa é composta pelo levantamento das produções disponibilizadas no Acervo; a análise do corpus previamente coletado e selecionado; a publicização dos resultados.

Coordenadora: Aline Saddi Chaves

 

Nome do Projeto: MAIN - Multilingual Assessment Instrument for Narratives: tradução e adaptação

Ano de Início:2022

Descrição do projeto: Instrumento de Avaliação Multilíngue de Narrativas (MAIN) foi desenvolvido em 2012 para avaliar habilidades narrativas em crianças que adquirem um ou mais idiomas desde o nascimento ou desde os primeiros anos de idade. O MAIN tem sido desenvolvido principalmente para crianças de aproximadamente 3 a 10 anos; trabalhos recentes descobriram que também pode ser usado com crianças mais velhas, adolescentes e adultos. Seu design permite avaliar a compreensão e a produção de narrativas em várias línguas na mesma criança e em diferentes modos de orientação: Estória Modelo, Releitura e Narrativa. A versão de 2012 foi desenvolvida com base em um extenso teste com mais de 500 crianças monolíngues e bilíngues de 3 a 10 anos, para 15 idiomas e combinações de idiomas diferentes. Em 2019, a versão em inglês foi revisada com base em mais de 2.500 narrativas transcritas, além de cerca de 24.000 respostas a perguntas de compreensão do MAIN, coletados com cerca de 700 crianças monolíngues e bilíngues na Alemanha, Rússia e Suécia entre 2013 e 2019. Nossa proposta é adaptar para as seguintes línguas indígenas de Mato Grosso do Sul: Terena, Guarani e Kadiwéu. Ao fim deste trabalho teremos uma versão em português e nas línguas alvo mencionadas; baseada na versão em inglês de 2019 disponibilizada pelo Leibniz-Zentrum Allgemeine Sprachwissenschaft (ZAS).

Coordenador: Antonio Carlos Santana de Souza

 

Nome do Projeto: Sentidos que constroem o discurso sobre o processo de identificação do professor: tensão no trajeto - Segunda Parte

Ano de Início: 2022

Descrição do projeto: A proposta deste projeto é analisar alguns aspectos do discurso sobre a identidade do professor e seus sentidos. A pesquisa se organiza em dois eixos de reflexão/análise: o primeiro diz respeito a construção da identidade de professor como ela se constitui desde o ingresso no curso superior, quais condições de produção dos discursos apresentam certa regularidade na inscrição desse espaço, e como acontece nele a constituição do efeito de identificação, aspecto analisado para primeira etapa da pesquisa: - Discurso Sobre a Construção da Identidade do Professor e os sentidos que em seu conjunto dão sustentação: - Sentido de Dom e Vocação, Sentido de Gosta de Ler e de Escrever, Sentidos Gostar, Paixão e Amor, Sentido de Influência Familiar, Sentido de Escolha pela Literatura, Influência de Colegas, Sentido de Incentivo do Professor, e Sentido Influência da Disciplina. O outro ponto importante a ressaltar refere-se ao professor de Língua Portuguesa e outras áreas. Neste sentido, é importante compreender o funcionamento do efeito de sentido da Língua Portuguesa e outras áreas e como a prática de ensino produz seus efeitos de sentidos no/sobre o professor. Neste aspecto, a proposta de reflexão/análise tem como ponto de referência a escuta discursiva do cotidiano. ?Ouvir? o discurso do professor nesse ?intervalo? entre as formações imaginárias e as práticas discursivas da posição sujeito de professor. Palavras-chave: Professor, Processo de Identificação, Discurso, Sentido.

Coordenador: Marlon Leal Rodrigues

 

Nome do Projeto: Análise do discurso do programa educacional de resistência às drogas: proposta de diagnóstico - Segunda Parte

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2022

Descrição do projeto: A proposta nesta pesquisa é analisar a “discursividade” (ORLANDI, 2002) sobre o PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas, que desde 1997 vem sendo desenvolvido no Estado de Mato Grosso do Sul pela Polícia Militar. O Programa consiste em ministrar cursos nas escolas públicas - estadual, municipal e em alguns particulares - de prevenção e conscientização de alunos do quinto ano do ensino fundamental sobre o uso de produtos que causam dependência psíquica e orgânica, como o uso de cigarros, bebidas e entorpecentes, ou seja, drogas ilícitas ou não. Analisar o “discurso” (ORLANDI, 2012) do Programa implica em desenvolver instrumentos metodológicos que possa diagnosticar o “efeito de sentido” (idem) sobre a “posição sujeito” (PÊCHEUX, 2002) de aluno ao longo dos dezessete anos de desenvolvimento, ou seja, em que medida o Programa consegue “interpelar” (idem) a posição sujeito aluno para prevenção ao uso de produtos que provocam dependência psíquica e/ou orgânica.

Coordenador: Marlon Leal Rodrigues

 

Nome do Projeto: A constituição discursiva de si em políticas de combate à violência contra as mulheres: um estudo sobre a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande/MS

Ano de Início: 2020

Descrição do projeto: O discurso constitui as práticas e como tal constitui a realidade social e as identidades. Nesse sentido, tanto as configurações históricas de determinadas práticas sobre as relações de gênero social quanto os modelos historicamente construídos dessas relações (masculinidades e feminilidades) se mantêm em grande medida a partir de construções discursivas. Os diferentes tipos de violência contra a mulher, nesse viés, têm sido mantidos historicamente via discursos que legitimam certa masculinidade hegemônica, pautando-a em violências sobre as formas de existir que divergem desse modelo. Tal quadro social, no entanto, tem sido tensionado a partir, por exemplo, da reivindicação e institucionalização de políticas públicas de combate à violência de gênero. Nesse contexto, no Brasil destacam-se as políticas de combate à violência contra a mulher (aprovação de leis específicas, como a 11.340/2006 e a 13.104/2015; criação de varas especiais, de casas de acolhimento entre outras). Considerando isso, o presente projeto objetiva criar inteligibilidades sobre a relação entre a constituição discursiva de masculinidades e feminilidades e a efetivação de políticas de combate à violência contra a mulher na rede de práticas que circunda a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande/MS, instituição referência na área e que integra serviços de acolhimento e triagem, Delegacia especializada de atendimento à mulher, equipe multidisciplinar (psicólogas e assistentes sociais), Promotoria, Defensoria pública, a 1ª Vara de medidas protetivas do país, Abrigo de passagem, Brinquedoteca, Orientação ao trabalho e central de transportes. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico na instituição, por meio da qual serão gerados dados a partir de observação participante, com gravações em áudio e confecção de notas e diários de campo. Tais dados serão analisados a partir dos estudos críticos do discurso, especialmente da Análise Crítica de Gêneros, contribuindo especificamente para: i) responder à demanda por inteligibilidades acerca da (do combate à) violência contra a mulher como um problema social que tem a linguagem como um aspecto relevante, objeto sobre o qual a Linguística Aplicada se debruça e ii) aperfeiçoar, em termos metodológicos principalmente, as pesquisas em Análise Crítica de Gêneros de Linguagem em sua articulação com a análise de práticas sociais situadas em diferentes contextos.

Coordenadora: Vanessa Arlésia de Souza Ferretti

 

ESTUDOS LITERÁRIOS

 

Nome do Projeto: Narrativas violentas nas literaturas latino-americanas do século XXI

Ano de Início: 2022

Descrição do projeto:  Este projeto de pesquisa propõe analisar narrativas violentas das literaturas produzidas na América Latina para compreender como os contextos de violência nos quais os textos são produzidos interferem na própria estruturação de romances e contos criados no século XXI. Compreendemos a literatura latino-americana produzida no século XXI, como uma síntese de todo processo de formação violenta da própria América Latina. O objetivo do projeto é analisar as literaturas da América Latina, criadas principalmente a parti da segunda década do século XXI, tomando como base a problemática do processo histórico violento pelo qual o subcontinente passou e do qual recorrer diferentes estruturações das narrativas, deslocando nosso olhar dos modelos, conceitos e espaços narrativos que nos eram familiares dentro das estruturas narrativas para pensar a possibilidade de novas formas de composição das narrativas. Xavier Crettiez (2009), afirma que definir a violência como um conjunto de temas e feitos que se assemelham facilmente é impossível, pois a violência se apresenta das mais múltiplas formas. Tais formas variadas estão representadas, de alguma forma, mas diversas literaturas que compõe o cenário literário da América Latina do século XXI, alterando as estruturas tradicionais das narrativas, são destas novas formas de compreensão de gêneros como o romance e o conto, marcados pela violência, que nos acercaremos no desenvolvimento da pesquisa.

Coordenador: André Rezende Benatti

 

Nome do Projeto: Literatura e Psicanálise: a estratégia interdisciplinar

Ano de Início: 2022

Descrição do projeto: Este Projeto de Pesquisa propõe um estudo transdisciplinar acerca das relações entre Literatura, Cinema e Psicanálise. Para isso, elegemos como corpus filmes que sejam adaptações de romances. Já há bastante tempo as adaptações têm sido convocadas para se pensar as relações entre Literatura e Cinema, contudo, a crítica convencional tem legitimado um discurso que sugere que o Cinema está/estará sempre em débito com a Literatura. Não raro encontramos termos como: “infidelidade”, “traição”, “deformação”, “violação”, “abastardamento”, “vulgarização” e “profanação”. Não é nossa intenção, neste Projeto de Pesquisa, endossar aquele discurso crítico. Pretendemos seguir em outra direção que, para além da questão da adaptação, promova uma reflexão transdisciplinar da qual participam a Literatura, o Cinema e a Psicanálise. Enfatizamos que, longe de “aplicar” a teoria psicanalítica à leitura/análise das adaptações, nosso interesse é o de promover uma leitura que, não busque converter a obra artística em um sintoma da teoria psicanalítica, procure lê-la em sua especificidade, lugar de produção e jogo de significantes, construindo uma interpretação para ela e derivando dela. Alguns autores se apresentam como basilares para a execução deste Projeto de Pesquisa, dentre os quais citamos: Robert Stam, André Bazin, Ismail Xavier, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Roland Barthes, Julia Kristeva, Antoine Compagnon, Ada.

Coordenador: Neurivaldo Campos Pedroso Junior

 

Nome do Projeto: Espectropoética e narratividade: projeto de uma espectonarratologia a partir de (Marx e) Derrida

Ano de Início:2021

Descrição do projeto: O projeto, de caráter crítico-teórico, propõe a investigação e a discussão sistemáticas de uma questão que tem ocupado o proponente, na forma de diversas incursões críticas, ao longo de seu percurso como pesquisador. Essa questão diz respeito ao aproveitamento das reflexões do filósofo francês Jacques Derrida em torno do motivo figural-filosófico do espectro, e do amplo leque de discussões concernentes a ele, no campo dos estudos literários, mais especificamente - embora não exclusivamente - no campo dos estudos narrativos. linhas gerais, o projeto comporta duas etapas relativamente distintas, embora indissociáveis: primeiro, a discussão das noções de espectropoética e narratividade, assim como das questões teóricas e filosóficas suscitadas por sua aproximação; segundo, o levantamento sistemático e a discussão das questões crítico-teóricas suscitadas pela espectropoética derridiana no campo dos estudos literários e narrativos, com a proposição, calcada na análise de um corpus selecionado de obras literárias - mas tendo como eixo um conjunto de narrativas do escritor anglo-americano Henry James - , do que denominamos, em nosso subtítulo, uma espectronarratologia..

Coordenador: Ravel Giordano de Lima Faria Paz

 

Nome do Projeto: Crítica cultural materialista e a produção literária e cultural contemporânea

Ano de Início: 2021

Descrição do projeto: Este projeto visa contribuir com os estudos teóricos sobre crítica cultural materialista desenvolvidos no Brasil, tendo em perspectiva a análise de obras literárias e de outras produções artísticas que possibilitem a discussão mais ampla sobre a cultura e a sociedade contemporânea. Tendo em vista que a crítica cultural materialista tem se mostrado uma abordagem eficiente para se pensar as relações entre objetos da cultura e as relações histórico-sociais (CEVASCO, 2013; WILLIAMS, 2011), esta pesquisa pretende compreender melhor as implicações políticas e ideológicas presentes na produção cultural de hoje, com destaque para as produções artístico-culturais brasileiras e sul-mato-grossenses, visando considerar aspectos nacionais e regionais nas relações entre o singular e o universal.

Coordenador: Volmir Cardoso Pereira