Letras

Informações:


Histórico


      O Bacharelado em Letras teve origem no ano de 2009, com começo da oferta em 2010. O Curso é resultado das discussões da área de Letras inseridas no PDI 2009 - 2013, que teve como objetivo redirecionar a UEMS para um novo ciclo de oferta de formações, em que, além das licenciaturas e da formação de professores, houvesse cursos com formação científica de pesquisa aprofundada. Junto com o Bacharelado em Letras, também a área de Letras construía, naquele período, a estratégia de criação da Pós-graduação, o que aconteceu nos anos de 2011, com o Mestrado Acadêmico em Letras, e em 2012, com o PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras. O Bacharelado em Letras, neste sentido, foi pensado junto com as Licenciaturas em Letras nas áreas de Português/Inglês e Português/Espanhol, o que ampliou a oferta de disciplinas e, consequentemente, a demanda por novos professores, que vieram de outras Unidades Universitárias da UEMS e de novos concursos, o que possibilitou a criação dos Mestrados. 

      O Bacharelado em Letras tem seu perfil construído na relação dos estudos de linguagem com as humanidades, com a arte, a cultura e com a ciência. Também prepara profissionais para a Pós-graduação, possibilitando o ingresso na carreira universitária, como também forma revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores de comunicação social e assessores culturais no mercado editorial, no jornalismo cultural ou temático, na publicidade, na prática de gêneros textuais literários. O Bacharel poderá atuar como crítico literário, na elaboração de textualidades das novas tecnologias; ou como assessor, consultor técnico ou revisor de projetos e textos, produtor de conteúdos audiovisuais, com legendagem e nos mais diversos espaços públicos e privados. 

    Na perspectiva de contribuir para o avanço social, para a socialização e democratização do saber e, principalmente, para o conhecimento de saberes específicos que envolvem conhecimentos e habilidades de expressão falada e escrita da língua materna e estrangeira, usadas na região e no mundo, concebemos esse curso com uma matriz curricular concentrando conhecimentos específicos da área e de áreas afins. O curso de Letras, Bacharelado, visa, neste sentido, a formação de um profissional politicamente competente e agente do processo científico, cultural e técnico, com o propósito de contribuir para a mudança social necessária e para uma sociedade mais crítica, justa e humana.

     O curso contempla no novo Projeto Pedagógico (2023) conteúdos que objetivam desenvolver a consciência crítico-reflexiva do futuro profissional para agir em uma sociedade diversa e dinâmica e em constante processo de mudança, tendo na pesquisa um dos instrumentos para investigar e analisar a realidade do mundo em que vive. Torna-se, pois, imprescindível, capacitar o futuro cientista da linguagem para o domínio técnico e intelectual dos meios e suportes de produção contemporâneos, a partir do conhecimento das novas tecnologias, já que a ação é necessária para superar as condições históricas do conhecimento e sua reprodução, como também fundamental como instrumento em potencial de democratização do acesso ao conhecimento, tanto quanto de circulação e disseminação de ideias, práticas e perspectivas sociais de auto-compreensão e formação de identidade.