Com apoio do Governo de MS, UEMS avança nos valores de bolsas e auxílios para fortalecer permanência estudantil

Bolsas e Auxílios

Reajustes atendem demandas de discentes da Universidade

Por:Rubens Urue 14/04/2023 16:28

Foi publicado na edição desta sexta-feira (14) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul o reajuste com os novos valores de bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para graduandos e pós-graduandos da instituição. Neste procedimento, foi tomado como referência inicial o mês de abril de 2023.

Os valores atendem uma reivindicação de longa data de discentes da universidade. Com os novos reajustes, a UEMS, enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) de natureza pública fortalece a permanência de seus(as) discentes no Estado de MS.

Para o acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, da UEMS/Dourados, Reinaldo Rodrigues, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o reajuste fortalece a permanência dos acadêmicos e acadêmicas na Universidade, a ampliação e equiparação do valor das bolsas e auxílios terá grande impacto na vida dos discentes. "Esta conquista é resultado de uma luta histórica que, após anos sem nenhum reajuste, conquistamos um aumento significativo que vai contribuir para que o acadêmico(a) entre, permaneça e conquiste o seu  diploma com  dignidade, tendo como garantia o acesso ao ensino de qualidade, inclusivo e gratuita. Comemoramos este avanço, mas continuamos na luta pelos direitos dos estudantes, como a construção do restaurante universitário, acesso ao transporte público e moradia estudantil", pontua o presidente do DCE/UEMS.

O reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, destaca que os novos valores representam um marco para a história da UEMS. "O reajuste promove uma equiparação de bolsas no âmbito nacional, no caso das concedidas na pós-graduação, que passam a ser equivalentes às concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Essa atualização de valores também contempla auxílios e as demais bolsas no Ensino e na Extensão. Agradeço a sensibilidade do governador Eduardo Riedel com essa pauta, que foi trabalhada com muita rapidez pelo Governo do Estado. Quem ganha são os nossos discentes, quem ganha é a educação superior do MS", ressalta Laércio.

Os valores mensais reajustados das bolsas e auxílios pagos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a acadêmicos e acadêmicas, tomando como referência inicial o mês de abril de 2023, conforme tabela abaixo.