Conhecimento, serviços, lazer e cultura chegaram a população do Jardim Tarumã e região através do UEMS na Comunidade

O evento, que reuniu mais de cinco mil pessoas no Centro Comunitário, contou com parceiros importantes como APAE, PMMS, PROCON Estadual, DEFENSORIA PÚBLICA e SEAD

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG 29/04/2024 11:32

A nona edição do maior programa de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o UEMS na Comunidade, realizado neste último sábado, dia 27, no Centro Comunitário do Jardim Tarumã, foi sucesso total de público e adesão. Ao todo, passaram pelo local mais de cinco mil pessoas que buscaram os serviços oferecidos não só pela Universidade, mas também pelos parceiros envolvidos na ação.

Durante todo o período da tarde, os moradores puderam conhecer de perto os estandes dos cursos ofertados pela Universidade, o que com toda certeza aproxima e gera expectativas na população, em especial dos jovens estudantes. Também puderam realizar o agendamento para confecção do novo RG, realizar exames como a mamografia, aprender a confeccionar o seu curriculo, cortar cabelo, participar de atividade contação de histórias,  e esclarecer dúvidas com a defensoria pública, entre outros serviços.

Com os acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS) por exemplo, as crianças tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras e atividades lúdicas como o pular cordas e aprender esculturas com balões.

Para Láercio de Carvalho, reitor da UEMS, toda edição é uma nova emoção. “Aqui no Tarumã fomos surpreendidos com a apresentação maravilhosa de uma fanfarra, que é um projeto realizado com crianças e adolescentes aqui do bairro. Essa energia nos estimula a continuarmos com a ação”.

O reitor contou que a próxima edição acontece em Dourados, a sede da UEMS. Em seguida, no próximo dia 25 de maio, em Campo Grande novamente, desta vez no Bairro Moreninhas, e em 15 de junho no Assentamento Itamaraty. “Será a primeira vez que uma Universidade realiza um projeto de extensão desta magnitude em um assentamento”, antecipou o reitor.

Já a vice reitora, Luciana Ferreira, destacou a alegria de poder contar com todos os parceiros, nesta ação tão importante de aproximação com a sociedade. “É um privilégio para nós, podermos, juntos com os nossos parceiros, oferecermos todos esses serviços que em nenhum outro momento estas pessoas poderiam ter acesso de forma tão simplificada”, concluiu Luciana.

O Programa, que é o carro-chefe das ações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), já passou por municípios como Jardim, Dourados, Maracaju, Amambai, Paranaiba, Campo Grande e Mundo Novo, transformando a realidade da vida dessas comunidades. Para a Pró Reitora Érika Ferri é com esse projeto que a Universidade realmente cumpre a sua missão. “O UEMS na Comunidade nos aproxima da população, ofertando serviços, ciência e promovendo a integração.”

Comunidade

A satisfação de todos que passaram pelo local era visível. Carine Salomão – presidente da Associação de Moradores do Jardim Tarumã e região, falou sobre a importância do evento. “O UEMS na Comunidade é um projeto de excelência, pois a região é formada por comunidades muito carentes, onde as pessoas não tem condições de sair daqui pra procurar por determinados serviços”.

A presidente do bairro citou o caso de uma senhora que esperava há anos pela oportunidade de fazer uma mamografia, e conseguiu ali na ação. “Jardim Tarumã e região é só gratidão ao UEMS na Comunidade”, concluiu Carine.

Lorrany Silva disse que ficou muito surpresa com todos os serviços oferecidos pelo Projeto. “O UEMS na Comunidade foi uma grande surpresa para todos nós, que pudemos ter acesso a diversos tipos de serviços que não existem aqui no bairro. Eu ainda adorei conhecer os estandes dos cursos de biologia e medicina, concluiu a moradora”.

A Jéssika, que levou os seus filhos pra aproveitarem os brinquedos, também elogiou a ação. “Meus filhos estão se divertindo, além dos brinquedos eles lancharam a pipoca, o algodão doce, foi uma tarde diferente pra eles”.

Já a Ana Beatriz, carioca que veio para o Estado há oito meses, participou da ação com a filha e a mãe. “Moramos aqui na frente do Centro Comunitário e nunca tivemos a oportunidade de participar de um projeto como este, com atividades para saúde, o lazer e o conhecimento. A UEMS está de parabéns, esperamos que volte sempre”, disse.