Internacionalização: Servidoras da UEMS realizam visita laboral internacional por meio do PIAFMob

Internacionalização

O PIAFMob é o Programa Institucional de Apoio Financeiro à Mobilidade Nacional e Internacional

Por:Liziane Zarpelon 08/11/2023 16:44

As profissionais técnicas Me. Vanessa Maciel Franco Magalhães lotada na Divisão de Acolhimento e Desenvolvimento Social (DAES), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e a Dra. Maria Eugênia Petenuci lotada na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realizaram visita laboral internacional nos últimos meses. Ambas foram selecionadas por meio do Edital de Auxílio Mobilidade Internacional para alunos de Pós-graduação e Servidores da UEMS, edição de 2022.

Vanessa realizou sua mobilidade por dois meses na Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina, especificamente na Faculdade de Filologia e Letras. Nesse período, Vanessa participou de curso de aprofundamento de língua espanhola, promoveu Clube de Português no Laboratório de Idiomas da UBA, oferecendo uma experiência de conversação em língua portuguesa, como uma atividade extra ao Curso de Português oferecido pelo Laboratório.

Vanessa Magalhães juntamente com os alunos do curso de aprofundamento em língua espanhola. (Arquivo pessoal)

Vanessa também teve oportunidade de conhecer o aplicativo aBlapp concebido pela equipe de Tecnologia Educacional do Laboratório de Línguas FILO/UBA com o apoio da ACNUR Argentina no âmbito do projeto ''Fortalecimento da proteção internacional, recepção e integração de refugiados na Argentina'', financiado pela União Européia e co-implementado pelo ACNUR e pela OIM. O aplicativo tem objetivo de ofertar conhecimentos de espanhol para os migrantes e refugiados, baseado atividade do cotidiano: procedimento, saúde, trabalho, lugar de vida, transporte e compras. Depois de instalado, o aBlapp funciona sem a necessidade de conexão com a internet. Por isso, os recursos são otimizados para que o aplicativo consuma uma capacidade mínima do dispositivo.

Reunião com a Coordenadora Acadêmica Geral do Laboratório Mariana Fullon e a Professora Angélica Mattos sobre ações conjuntas entre UEMS e UBA. (Arquivo pessoal)

“Com a mobilidade internacionais algumas experiências podem ser replicadas na UEMS e que trarão melhoria no trabalho oferecido: boas práticas de português como língua estrangeira, nos cursos de língua voltados aos migrantes; desenvolvimento da ferramenta educacional e a elaboração de material didático para orientação de alunos migrantes”, acrescenta Vanessa.

A técnica Maria Eugênia esteve na Universidade Nacional de Assunção (UNA) – Paraguai em visita laboral a Diretoria de Relações Internacionais dessa IES. Durante sua estada na UNA, Maria Eugênia conheceu o organograma da Diretoria, gestão dos processos de mobilidade acadêmica e de convênios de cooperação internacional, bem como, participou de eventos internacionais que aconteceram durante sua mobilidade.

Visita a Faculdade de Engenharia da UNA e a equipe do Vice Decanato. (Arquivo pessoal)

“A UNA tem um sistema de gestão de mobilidade que foi desenvolvido inteiramente pela própria universidade, onde todos os dados de chamadas, inscrições e acompanhamento do processo são gerenciados. Hoje, a DRI não dispõe de sistema similar. Então o intercâmbio permitiu conhecer essa melhor prática de trabalho e, como futuramente podemos organizar isso dentro do escopo da Diretoria”, explica a Maria Eugênia.

A técnica Maria Eugênia Petenuci sendo recepcionada pelo Diretor de Relações Internacionais Francisco Ramírez Rivarola da UNA. (Arquivo Pessoal)

Maria Eugenia destaca também que o intercâmbio foi uma ótima oportunidade para estreitar laços com a UNA, que tem mais de 130 anos de história e cursos em diversas áreas de conhecimento. “A UEMS tem muito a compartilhar com a UNA, visitei diversas faculdades e conversamos sobre as áreas de interesse em comum para o desenvolvimento de projetos em cooperação internacional, as áreas de enfermagem, agronomia, engenharia de alimentos e química já estão mapeadas para que possamos reunir ambas as universidades e começar esse processo de cooperação. Além disso, também tratamos da renovação do convênio institucional entre as Universidades”, finaliza.