1. Organização das Bancas Fenotípicas
2. Acompanhamento dos Processos de Concessão do Programa de Bolsas Carrefour
3. Visita técnica
4. III Curso de Formação para atuar nas Bancas de Verificação Fenotípica da UEMS
O curso está em sua terceira edição e tem se consolidado como um importante espaço de formação de membros para atuar nas Bancas de Verificação Fenotípica da UEMS e de outras instituições que utilizam a heteroidentificação, como mecanismo de garantia do acesso do público-alvo às políticas de ações afirmativas. O curso é organizado pelo Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE, em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil - PROAFE e Divisão de Ingresso Discente - DIND/PROE e, tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão e aprofundamento dos conhecimentos sobre racismo, critérios para verificação fenotípica, heteroidentificação, ações afirmativas, relações étnico-raciais, além de apresentar as normas e legislações que orientam os protocolos/procedimentos relacionadas as Bancas de Verificação Fenotípica - UEMS. A Atividade tem como público-alvo: docentes, técnicos, cotistas, ativistas dos movimentos negros que tenham interesse em atuar como membros nas Bancas de Verificação Fenotípicas da UEMS. O curso será ministrado em 4 encontros, carga horária de 20 horas. Serão certificadas pessoas tiverem frequência igual ou superior a 75%. A participação no curso de formação não garante que o/a cursista fará parte das bancas de verificação de fenotípica da UEMS, sendo, no entanto, condição para nomeação/convocação. TEMAS Relações Raciais e Desigualdades Raciais no Brasil Políticas de Ações Afirmativas: avanços e desafios Bancas em Movimento Cotas Transformam Vida: sou cotista com orgulho.
5. IV Seminário Sul-mato-grossense em Educação, Gênero e Etnia
A a atividade teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão acadêmica, a respeito dos efeitos do racismo, das desigualdades de gênero, da xenofobia e das intolerâncias correlatas, na organização pedagógica e institucional, das escolas de Educação Básica e das instituições de Ensino Superior. Bem como, avaliar o avanço das Ações Afirmativas e da incorporação dos conteúdos voltados para a História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena aos currículos escolares e acadêmicos, nesta edição os eixos são: 20 anos das Ações Afirmativas na UEMS, 20 anos da Lei no. 10.639/2003, 15 anos da Lei no. 11.645/2008
Data: 07, 08 e 09
Local: Anfiteatro do Bloca A/ On-line Canal do Youtube
Financiamento: Fundect
07/11 – SESSÕES TEMÁTICAS (ST)
ST 1 – POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ACESSO, PERMANÊNCIA E DESAFIOS
Profa. Dra. Maria de Lourdes Silva
ST 2 – EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Profa. Dra. Nubea Rodrigues Xavier
ST 3 – ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E DOS AFRO-BRASILEIROS
Profa. Doutoranda Ilma Fátima de Jesus
ST4 – ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA
Profa. Dra. Beatriz dos Santos Landa e Profa. Ma. Brenda Maria Cordeiro
ST 5 – FEMINISMO NEGRO, MULHERISMO AFRICANA E INTERSECCIONALIDE
Profa. Dra. Cíntia Santos Diallo
ST 6 – EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE
Profa. Dra. Ana Luisa Cordeiro
ST 7 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Profa. Dra. Gabriele Rech
07/11 – Mesa 20 anos de Ações Afirmativas na UEMS
Palestrantes: Beatriz dos Santos Landa e Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Mediadora: Cíntia Santos Diallo
08/11 – Mesa Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, africana e indígena
Palestrantes: Antonio Carlos Seizer da Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
Mediadora: Maria de Lourdes Silva e Beatriz dos Santos Landa
08/11 – Mesa Conferência: O impacto das Ações Afirmativas sobre a produção de conhecimento: novos/as sujeitos, novas epistemologias, novos objetos.
Palestrante: Maria Nilza Silva
Mediadora: Terezinha Coelho de Souza
09/11 – Roda de Conversa com cotistas negros/negras e indígenas
Mediadora: Cíntia Santos Diallo
09/11 – Mesa de Encerramento Ações Afirmativas e as perspectivas para o futuro
Palestrantes: Gleice Jane, Bartolina Ramalho, Diógenes Cariaga, Pedro Kemp
6. Campanha UEMS ANTIRRACISTA
Produção, com o apoio da DCS, de vídeos com cotistas negras da UEMS, falando sobre as suas respectivas trajetórias, dos 8 vídeos gravados, 3 foram veiculados nas redes oficiais da Instituição. A atividade foi desenvolvida em alusão ao dia da Consciência Negra.
Assista os vídeos: