Setor de Relações Étnico-raciais

O Setor de Relações Étnico-Raciais visa promover ações e disponibilizar conhecimentos que reconheçam grupos étnico-raciais que sofrem com a exclusão, a discriminação e a desigualdade, por meio de pertencimento étnico-racial e valorização de suas vivências nos processos históricos e socioculturais. São atribuições deste setor:

I – Elaborar e desenvolver ações de enfrentamento institucional às práticas de racismo e discriminações correlatas.

II – Elaborar e desenvolver ações para educação das relações étnico-raciais, na perspectiva da desconstrução dos estereótipos que promovem desigualdades, invisibilidades e silenciamentos de pessoas no ambiente universitário.

III – Elaborar e desenvolver, em parceria com os cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), ações de divulgação de conhecimentos produzidos por negros/as afro-brasileiros e da diáspora e africanos.

IV – Divulgar, entre a comunidade externa e interna, as políticas de ações afirmativas/cotas raciais desenvolvidas pela UEMS.

V – Mapear e encaminhar aos órgãos superiores para providências, os casos de racismo e discriminações correlatas, praticados no ambiente acadêmico.

VI – Promover em parceria com o Setor Estudantil, o acolhimento e acompanhamento dos/os cotistas negros.

VII – Promover em parceria com o Setor Estudantil, o acolhimento e acompanhamento dos/a imigrantes.

VIII – Elaborar e desenvolver ações voltadas para criação de redes de sociabilidade e pertencimento entre os cotistas negros/as, assim como, entre imigrantes.

IX - Realizar ações para dar visibilidade à diversidade étnico-racial dos/as acadêmicos/as, servidores/as e terceirizados/as que compõem a UEMS.

X - Promover o diálogo entre a UEMS e os movimentos sociais de negros/as e quilombolas.

XI - Apoiar programas e grupos de pesquisa, de estudos e de ações de extensão e cultura voltados para a promoção da diversidade étnico-racial, cultural;

XII – Elaborar diretrizes para coleta de dados sociodemográficos das/os estudantes da UEMS, de forma que os perfis coletados estejam adequados à leitura das realidades das/os acadêmicas/os, pós-graduandas/os negros, contribuindo com a eficácia e eficiência das ações da Divisão de Ações Afirmativas e Equidade (DAFE);

XIII – Propiciar melhores condições de permanência aos estudantes negros, por meio de formações, debates, cursos e rodas de conversas que visem a educação das relações étnico-raciais, a promoção da equidade e a valorização promoção da diversidade étnico-racial e cultural;

XIV - Fomentar a construção de uma cultura de reconhecimento, respeito e potencialidade do povo negro, por meio de suas vivências culturais, concretizadas por eventos, simpósios, mesas redondas, programas e comentários na mídia.

Chefe do Setor: Nubea Rodrigues Xavier

Email: srer@uems.br