Administração

Informações:


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com sede no município de Dourados, foi criada pela Constituição Estadual de 1979 e ratificada em 1989; constituída de acordo com a Lei Estadual nº 1.543, de 8 de dezembro de 1994; Lei Estadual nº 2.583, de 23 de dezembro de 2002; e com o Decreto Estadual nº 10.511, de 8 de outubro de 2001. Foi instituída sob a forma de Fundação pelo Decreto Estadual nº 7.583, de 22 de dezembro de 1.993 e é regida por seu Estatuto, aprovado pelo Decreto Estadual nº 9.337, de 14 de janeiro de 1999.

Tem como princípios norteadores o conhecimento e o desenvolvimento humano e do meio num processo de integração e participação permanente; a abertura às inovações no âmbito de sua tríplice função: o ensino, a pesquisa, e a extensão; o espírito democrático e fraterno na condução de seus objetivos; e a liberdade de pensamento e de expressão para o efetivo exercício da cidadania.

Tendo como eixo principal a sua missão institucional, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) priorizou a democratização do acesso à educação superior pública, interiorizando suas Unidades para mais próximo das demandas, fortalecendo, assim, a educação pela interferência direta no atendimento às necessidades regionais.

Para atender ao objetivo de interiorização da educação, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi sediada em Dourados e, atualmente, está presente em 22 cidades do Estado, com 15 Unidades Universitárias, 12 Polos de Educação à Distância e 11 Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão, uma vez que, além do ensino, passou a desenvolver, também, atividades relacionadas à pesquisa e à extensão, essenciais para a consolidação do fazer universitário.

O Curso de Administração foi criado em 1993. Sem dúvida nenhuma, a Universidade tem contribuído muito com o desenvolvimento regional interiorano, ao lançar no mercado de trabalho seus Bacharéis em Administração. Logo, para garantir a qualidade destes futuros profissionais é que o CDE, se propôs a reestruturar o Projeto Pedagógico do referido Curso. A busca de quebra de paradigmas, para garantir uma formação adequada ao profissional levou o curso a repensar a sua atual estrutura do projeto pedagógico, bem como atualizá-lo de acordo com as novas exigências do Ministério da Educação e Cultura - MEC. A globalização dos negócios e a tendência do mercado mundial levam a uma nova concepção de administrar. Diante desse novo cenário e suas interfaces, a UEMS propõe ao seu público-alvo um curso que atenda a demanda social e empreendedora, para garantir profissionais que possam deter conhecimentos locais e globais, nos seus diversos aspectos e peculiaridades.

O projeto pedagógico do curso de Administração foi elaborado em conformidade com as legislações mais atuais, bem como fundamentado nas experiências e reflexões realizadas ao longo dos últimos anos para a estruturação e desenvolvimento dos cursos da área de Administração.