O XIV Seminário de Educação e o IX Colóquio de Pesquisa são eventos científicos promovidos pelo curso de Pedagogia, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Nesta edição, o tema é educação e pandemia. Trata-se de um tema urgente para a área da educação. Ao recebermos a comunicação, em março de 2020, de que todas as nossas atividades de diferentes naturezas tiveram que ser evitadas para evitar a contaminação em massa. As atividades presenciais das instituições de ensino de educação básica e ensino superior foram suspensas; veio a surpresa. Muitas instituições não sabiam como agir, algumas optaram por anteceder férias, recessos escolares e universitárias até que tivessem tempo hábil para decidir o que fazer. Diante das situações de isolamento social, restrições de circulação e um rápido contágio seguido de muitas mortes, as instituições de ensino de todos os níveis e modalidades optaram por utilizar um formato de ensino novo: o ensino remoto emergencial (ERE). Se tínhamos algumas restrições quanto ao uso de tecnologias, fomos forçados a lidar com as normas e orientações desse formato de ensino sem muito tempo para a nossa preparação ou formação. Em paralelo a tais eventos, a precariedade do sistema educacional público brasileiro tornava-se mais evidente. Expondo com mais segregação as desigualdades de renda e de acesso à internet, ao conhecimento e às tecnologias da informação e da comunicação (TICS). Para se ter uma noção da complexidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou uma pesquisa realizada durante 2021, onde constatou que 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades em média 287 dias durante a pandemia. Um cenário que escancarou todas as nossas desigualdades educacionais, tecnológicas e sociais. O XIV Seminário de Educação e o IX Colóquio de Pesquisa foi pensado após consulta à comunidade universitária da UEMS a fim de conhecer os temas mais urgentes relacionados a educação e pandemia. Pretendemos a partir dessa consulta: oportunizar momentos de diálogos sobre a precarização das ferramentas de TICS para a manutenção das atividades de ensino, da educação básica ao ensino superior; abordar aspectos relacionados à precarização do trabalho, considerando que o professor já levava trabalho para dentro de suas casas e a situação se intensificou com a implantação do home office; socializar pesquisas realizadas por estudantes de iniciação científica, por pesquisadores(as) de instituições de Ensino Superior (IES) e demais profissionais da educação; e disseminar o conhecimento produzido no âmbito da UEMS de Paranaíba, por meio das discussões de pesquisas produzidas e em desenvolvimento. Esperamos contar com a participação de estudantes de Graduação e Pós-graduação; docente do Ensino Superior; docentes da Educação Básica; gestores de instituições de ensino e demais profissionais da educação.