Agronomia

Informações:


Histórico do curso de Agronomia


 

Após a consolidação regional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Mundo Novo, e dos dois cursos de graduação já ofertados (Ciências Biológicas – 1994 e Tecnologia em Gestão Ambiental – 2011), e ciente de seu compromisso em oportunizar a educação superior pública, gratuita, inclusiva e de qualidade à sociedade sul-mato-grossense, em 2015 foram iniciados estudos referentes à abertura e oferta do curso de graduação em Agronomia. A proposta levantada pelo corpo docente foi respaldada pelo anseio da população das regiões Cone-sul e Sul-fronteira do estado de Mato Grosso do Sul por um curso de nível superior na área de Ciências Agrárias, tendo em vista as características edafoclimáticas, culturais e demandas socioeconômicas das regiões.

A partir de 2015, diversos grupos de trabalho foram criados na UEMS de Mundo Novo direcionados para a avaliação da demanda regional, busca de apoios e parcerias para construção do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação (PPCG) em Agronomia que contemplasse a formação de profissionais capacitados para atuarem nas demandas específicas da região, abrangendo também a formação geral da profissão. Deste modo, um dos objetivos principais foi a elaboração de um PPCG em Agronomia que considerasse todas as normas pedagógicas e científicas de formação do profissional desta área. Contundo, dando particular atenção ao perfil do egresso ao considerar as especificidades e demandas regionais da profissão e à estrutura da matriz curricular que define os conteúdos básicos, essenciais e específicos para o exercício da profissão.

Desta forma, durante vários anos, a UEMS de Mundo Novo se dedicou ao diálogo com a sociedade regional em busca de concretização da abertura e oferta do curso de Agronomia. Para isto, os servidores da UEMS de Mundo Novo e da Reitoria, se reuniram ao longo desse tempo com representantes dos poderes executivo, legislativo e da sociedade civil organizada de 16 municípios das regiões Cone-sul e Sul-fronteira de Mato Grosso do Sul à procura de apoio e parcerias para a abertura do curso.

Nestes anos, foram recebidas mais de uma centena de cartas de apoio vindas de órgãos executivos, legislativos e judiciários, instituições e associações públicas, privadas, instituições filantrópicas, sindicatos, igrejas, escolas estaduais, escolas agrícolas e de deputados estaduais, federais, senadores, ex-governador e vice-governadora, e também do governador do estado de Mato Grosso do Sul, além da realização de abaixo-assinado apoiando a abertura do curso. Assim, é importante destacar que desde o ano de 2015, a população das regiões Cone-sul e Sul-fronteira do estado teve voz ativa e participação efetiva na construção desta proposta de criação do curso de Agronomia.

Após vários anos de construção de diálogos e parcerias para que o sonho do curso de Agronomia na UEMS de Mundo Novo se tornasse realidade, e após a conquista de apoio externo, o processo interno na UEMS para a abertura do curso de Agronomia se iniciou. No dia 18 de outubro de 2019 foi realizada audiência pública no município de Mundo Novo para tratar da abertura do curso de Agronomia junto à população regional. No dia 6 de novembro de 2019 foi publicada a comissão de elaboração do PPCG do curso de Agronomia. Com o PPCG pronto, a aprovação do curso deveria passar por duas votações internas da UEMS em Conselhos Superiores para ser aprovado (Câmara de Ensino e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)). A comissão trabalhou por vários meses, até que no dia 30 de abril de 2020 o PPCG do curso foi votado e aprovado pela Câmara de Ensino da UEMS. Posteriormente, no dia 25 de novembro de 2020 o curso foi avaliado junto ao CEPE, sendo aprovado o PPCG e também a criação e oferta do curso de Agronomia. Essa conquista foi uma vitória para a UEMS, em especial para a Unidade de Mundo Novo, e para toda a sociedade das regiões Cone-sul e Sul-fronteira de MS. Após a aprovação, o curso iniciou suas atividades no dia 07 de março de 2022.

A criação do curso de Agronomia contribui para a plenitude de operação da UEMS em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura, com vista ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na região, com atendimento aos anseios sociais, tecnológicos e ambientais da atualidade de um profissional formado nesta área. Este curso também se insere dentro do planejamento estratégico de atuação e interiorização da UEMS no estado, contribuindo para a criação e/ou aplicação de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento regional. Corrobora também com o que diz o estatuto da UEMS no artigo 4, inciso XII, em que a Universidade deve interagir com a sociedade num sistema aberto, participativo e cooperativo, tendo o homem como ponto de partida e o seu objetivo último.

Neste sentido, o curso de Agronomia potencializa o canal de diálogo entre a produção de conhecimento acadêmico na área das Ciências Agrárias e a sociedade sul-mato-grossense, ampliando a formação profissional da população regional, com fortalecimento da atuação da UEMS na sociedade, em sintonia com os arranjos produtivos locais e as potencialidades de desenvolvimento socioeconômico.