Ciências Biológicas

Informações:


Creditação de extensão no curso Ciências Biológicas, Bacharelado UEMS/UUCG.

De acordo com o projeto pedagógico do curso (PPC 2022), no item 11.2 estão apresentadas as políticas de extensão para o curso de Ciências Biológicas. Tais ações visam a formação de acadêmicos comprometidos com a manutenção do diálogo e de forma participativa na sociedade, além de atender a demanda do MEC para a formação universitária. Assim, este documento contém perguntas e respostas sobre a creditação das atividades de extensão oferecidas aos acadêmicos do curso de ciências Biológicas, Bacharelado da UUCG.

1- Qual a Carga-horária a ser cumprida?

Cada acadêmico deve cumprir 360h de atividade de extensão.

 

2- Quais atividades  de extensão os acadêmicos poderão desenvolver?

Poderão ser desenvolvidos projetos de extensão, palestras, cursos, bem como ações vinculadas diretamente às atividades profissionais na área de atuação do biólogo, prevista na Resolução do CFBio 227 de 18 de agosto de 2010 que dispõe sobre a regulamentação das atividades profissionais e as áreas de atuação do biólogo em meio ambiente, biodiversidade, saúde, Biotecnologia e profissão (https://cfbio.gov.br/2010/08/18/resolucao-no-227-de-18-de-agosto-de-2010/). Além disso, serão contabilizadas a carga horária de atividades de extensão na participação acadêmica na organização de workshops, semanas acadêmicas, encontros científicos e visitas técnicas.

 

3- Como os projetos devem ser desenvolvidos?

Os acadêmicos deverão elaborar seus projetos de extensão sob orientação de um docente  lotado no curso de Ciências Biológicas e submeter o mesmo no Sistema Utilizado para cadastro de  projetos de Extensão da UEMS. Os projetos poderão ser desenvolvidos pelo acadêmico  individualmente ou em grupo. Desde que aprovado pelo Colegiado, o acadêmico poderá propor ações de extensão sob orientação de outros docentes da UEMS UUCG. 

 

4- Qual a atuação do docente na creditação de extensão dos acadêmicos?

Todos os docentes lotados no curso de Ciências Biológicas, bacharelado, da UUCG, deverão  ter compromisso com os interesses e necessidades da sociedade. Para isso, o docente deverá articular  a teoria e prática com ações de extensão. Além disso, deverão orientar os acadêmicos do curso em  projetos/ações de extensão que atendam demandas sociais, econômicas, tecnológicas e artísticas da  sociedade. 


5 - Como serão planejadas e avaliadas as ações de extensão?

Serão desenvolvidas duas atividades anuais para planejamento e avaliação das ações de  extensão no curso. O planejamento das ações do projeto acontecerá sempre, no início do primeiro  semestre letivo, por meio de reuniões nas quais os docentes deverão apresentar linhas e propostas de  atividades de extensão para os acadêmicos. Para avaliação das ações desenvolvidas, serão  promovidos Seminários Anuais, preferencialmente no fim do segundo semestre letivo. Os docentes e acadêmicos extensionistas deverão apresentar e discutir as ações desenvolvidas durante o ano. Será  encorajada a publicação dos relatos das ações de extensão com maior destaque apresentadas no  seminário de avaliação.