Ciências Sociais

Informações:


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade intrinsecamente articulada com as atividades de trabalho acadêmico, tendo como objetivo oportunizar aos estagiários o desenvolvimento de habilidades e comportamentos necessários à ação docente na educação básica. É de caráter obrigatório, sendo ofertado em 4 (quatro) semestres letivos, conforme organização curricular, por docente com experiência na educação básica e/ou área de estágio em Ciências Sociais e constará 400 horas. Visa oferecer ao acadêmico a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, do desenvolvimento de habilidades docentes e de relação profissional e social de forma mais ampla, tendo a escola como campo de atuação. 

Os componentes curriculares de estágio serão organizados visando preparar o licenciado em Ciências Sociais para compreender a escola enquanto campo de ação/transformação e o campo escolar a partir da reflexão a respeito dos conhecimentos nele produzidos, habilitando-os a desenvolverem propostas de ação/transformação a partir da docência. Para isso, se utilizará de metodologias para produção e usos de material didático, como o desenvolvimento de oficinas e outras metodologias, linguagens e tecnologias interativas e educacionais. O objetivo intrínseco dessas práticas deve ser o aprimoramento da relação entre universidade e escola, tendo como matriz o perfil do licenciado em Ciências Sociais, aqui definido. 

A forma de atendimento dos acadêmicos e a definição dos campos de estágio curricular supervisionado são regulamentadas pelo Colegiado de Curso, com o apoio da Comissão de Estágio e constam de regulamento próprio. É importante ressaltar que a sistemática de organização, orientação, supervisão e avaliação do estágio Curricular Supervisionado, são realizadas de acordo com as normas vigentes desta instituição. O Estágio Curricular Supervisionado será operacionalizado a partir de convênio com a rede básica de educação. As atividades serão acompanhadas por docente responsável pelo componente curricular no curso e por docente supervisor da disciplina na escola de acordo com o regulamento de Estágio Curricular Supervisionado. Envolverá a observação das várias instâncias e espaços que compõem a educação na rede básica, oficinas na escola e na universidade, análise de legislação escolar e projetos pedagógicos, observação de aulas e regência. O componente curricular deverá, ainda, dialogar com outros componentes que compõem o eixo de disciplinas pedagógicas do curso. 

Estágio Curricular Supervisionado não obrigatório

 O estágio curricular não obrigatório consiste no desenvolvimento de atividades relacionadas aos cursos de graduação, não substituindo o estágio curricular supervisionado obrigatório. Essa modalidade de estágio compõe a vida estudantil, enriquecendo a formação humana e profissional do acadêmico e tem como objetivo proporcionar ao estudante a participação em situações reais do meio profissional, que propiciem complementação a sua formação.