Ciências Sociais - Licenciatura

Unidade: Paranaíba
Coordenador adjunto: Ailton de Souza

Informações:


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado se constitui em disciplina obrigatória para conclusão do curso e é regido pelo Regulamento Geral dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, conforme Deliberação CE/CEPE-UEMS no. 289, de 30 de outubro de 2018, homologada com alterações pela resolução CEPE-UEMS no. 2071 de 27 de Julho de 2019, alterada pela deliberação CE/CEPE-UEMS no. 327 de 29 de Junho de 2021. As experiências vivenciadas, principalmente nas escolas de educação básica, mas também em outros espaços educativos voltados à educação científica, serão importantes para que os(as) futuros(as) professores(as) mobilizem conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, tanto nas disciplinas de domínio das ciências humanas, quanto nas de domínio da educação.

Portanto, o estágio deve possibilitar ao(a) aluno(a) um contato direto com as escolas, principal espaço de atuação do licenciado em Ciências Sociais, tanto no sentido de conhecer a rotina da instituição e de seus(suas) profissionais, quanto no sentido de levar às instituições propostas inovadoras. Para tanto, o acesso a resultados de pesquisa, em particular na área de ensino de sociologia, política, antropologia, demais disciplinas ou componentes curriculares relacionados às Ciências Humanas e Sociais (inclusive aplicadas) e o estudo de obras fundamentais no campo da educação serão fundamentais.

 

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

 

Para atender a legislação do estágio nos cursos de licenciatura, o estudante deverá cumprir 400 horas-relógio. Para efeito de organização, essas 400 horas serão distribuídas no terceiro e quarto anos. Para orientar o(a) aluno(a) nesta atividade, há duas disciplinas específicas, Estágio Curricular Supervisionado I - oferecida no terceiro ano (5º e 6º semestres) e Estágio Curricular Supervisionado II - oferecida no quarto ano (7º e 8º semestres).

No Estágio Curricular Supervisionado I o(a) estudante tomará contato com a realidade da escola, incluindo espaços físicos e sociais, infraestrutura, dinâmica organizacional, rotina de docentes, discentes e corpo administrativo, se integrando ao convívio escolar.

O Estágio Curricular Supervisionado II cobrirá atividades de planejamento de regência, elaboração de Planos de Ensino, preparação de Planos de Aula e regência. Além da regência, o aluno também poderá realizar um Projeto de Extensão na escola em que realiza o estágio que tenha uma afinidade com o curso de Ciências Sociais.

Para iniciar e cursar o Estágio Curricular Supervisionado II, o aluno deverá ter cursado e obtido aprovação na disciplina de Didática I, bem como na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas atividades do Estágio Curricular Supervisionado II poderão ser aproveitados no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seguindo, neste caso, as normas relacionadas ao TCC.

A avaliação será realizada de forma contínua, com acompanhamento e orientação dos(as) docentes lotados nas disciplinas dos Estágios Curriculares Supervisionados. No final do ano letivo, o discente será avaliado a partir da análise do seu relatório de estágio, pelo(a) docente de estágio e membros da COES, de acordo com o regulamento específico da UEMS.

 A orientação do estágio relativo às atividades de Estágio Curricular Supervisionado I e II ficará sob a responsabilidade dos professores lotados em cada uma das disciplinas.

Casos não previstos serão apreciados pelo COES seguindo regulamentação UEMS.


Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório

 

O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório será desenvolvido em instituições de diversas naturezas e proporcionará diferentes experiências na área de atuação do(a) profissional do curso de Ciências Sociais. As instituições nas quais poderá ser realizado este tipo de estágio são: empresas, hospitais, consultórios, bibliotecas, associações civis, organizações não governamentais, sindicatos, prefeituras, Fóruns, Instituições Penitenciárias, dentre outros setores públicos e privados. Tais atividades devem ser organizadas a partir de parceria entre a universidade e a comunidade, e obedecerão a legislação nacional vigente, bem como normas internas da UEMS que regulamentam os convênios e demais exigências legais, além da aprovação da Comissão de Estágios do curso.