Geografia

Unidade: Jardim
Coordenadora: Greisse Quintino Leal

Informações:


A Unidade Universitária de Jardim oferece o curso de Licenciatura em Geografia desde 2007 e em sua trajetória angariou avanços teóricos ao saber geográfico e alcançou sujeitos diversos do sudoeste sul-mato-grossense. A importância da Universidade Pública para a comunidade é crucial para o acesso e construção do conhecimento científico, em especial em Jardim e cidades circunvizinhas.

A melhoria do conceito nas avaliações externas e de reconhecimento do Curso, bem como o aprimoramento do tripé ensino, pesquisa e extensão, atualizando disciplinas já existentes e propondo novas que discutam as temáticas e demandas teóricas necessárias ao contexto vivenciado, foi o que motiva a reformulação do PPC. Especialmente no que se refere à temas vinculados a gênero, consumismo, questões socioambientais e socioeconômicas. Ademais, a revisão das temáticas pedagógicas e das práticas metodológicas também se fez essencial, a fim de propiciar aos discentes e futuros professores maior criticidade e sensibilidade aos diferentes contextos sociais, raciais e econômicos existentes na escola e nas comunidades.
O instrumental teórico construído entre corpo docente, técnico e discente é consistente para alcançar os objetivos almejados: formar professores de Geografia capazes de explicar os principais processos físico-naturais do planeta, bem como reflexionar criticamente sobre a realidade vivida e reproduzida pela sociedade. Um professor apto a fazer uma leitura de mundo desalienada e comprometida com o esboroamento das ideologias geográficas é capaz de promover uma pedagogia libertária, despertando nos discentes da rede pública o anseio pelo pensar autônomo.
O curso de Geografia está amparado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, atento às demandas previstas pela Base Nacional Comum Curricular e ao marco regulatório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, assim como a Diretriz Curricular do Curso de Geografia. A formação de docentes esclarecidos e comprometidos com a Ciência Geográfica e com a Educação é resultado de um trabalho coletivo entre
Universidade e comunidade, entre docentes e discentes, que se empenham neste ininterrupto trabalho sociointelectual.