Letras, Habilitação Português Espanhol e suas Literaturas

Informações:


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Durante o curso, o aluno deverá realizar Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, bem como também poderá realizar, se for de seu interesse e com anuência da Comissão de Estágio, o Estágio Não Obrigatório.

 

OBS: O Regulamento de estágio do curso e o Regulamento geral podem ser acessados em anexo a esta página.

 

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO)

 As atividades de Estágio Supervisionado Obrigatório (ECSO) terão como ponto de partida o Regulamento Geral dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Graduação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e serão organizadas e ofertadas como disciplina obrigatória, em acordo com as normas institucionais vigentes. O ECSO será realizado, em formato disciplinar, a partir do 5º (quinto) semestre do curso, e deverá ser desenvolvido em ambientes escolares e/ou de aprendizagem, havendo anuência e acompanhamento das atividades pela Organização Concedente. Especificamente, no 5º (quinto) e 6º (sexto) semestre serão desenvolvidas atividades de estágio relativas preferencialmente ao Ensino Fundamental II, já no 7º (sétimo) e 8º (oitavo) semestres deverão ser desenvolvidas atividades relativas preferencialmente ao Ensino Médio. Caberá à Comissão de Estágio Supervisionado (COES) deliberar sobre qualquer ajuste necessário nessa distribuição por nível a depender dos espaços escolares disponíveis como campo de estágio.

Em geral, o ECSO deverá comportar atividades de reflexão e prática, sempre buscando construir processos de intervenção no ambiente escolar. Para tanto, elenca-se como ações fundamentais de estágio:

a)    conhecer, mapear e sistematizar informações sobre a realidade escolar observada;

b)   produzir diagnóstico sobre a realidade escolar observada, a partir de anotações, entrevistas, gráficos, planilhas, relatórios, seminários;

c)    elaborar propostas de intervenção para a melhoria de aspectos estruturais da escola observada (espaços físicos, setores escolares, Projeto Pedagógico, gestão escolar, etc.);

d)   realizar, em conjunto com os professores regentes, práticas de ensino e aprendizagem a partir dos conteúdos curriculares, em atividades de regência (situações formais de aula, projetos, palestras, etc.), relacionadas às áreas de formação do curso.

e)    desenvolver, no ambiente universitário, materiais e eventos para a reflexão sobre as práticas de estágio realizadas no ambiente escolar. Tais como: relatórios, artigos científicos, seminários, mesas-redondas, etc.

O ECSO é visto como período de aprendizagem sobre o campo de atuação profissional e, de modo específico, sobre Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, enquanto níveis formais da Educação Básica oferecida no país. Assim como o próprio documento expõe, o ECSO busca fazer uma relação pedagógica entre alguém que já atua como um profissional habilitado, em um ambiente institucional de trabalho, e o/a aluno/a estagiário/a. Por conta disso, tal momento é denominado de ECSO, cujo principal objetivo é propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem e ser planejado; executado; acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos e calendários escolares.

 

Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório (ECSNO)

 Esta modalidade de estágio é uma atividade opcional que compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do aluno. Deve ser planejada, executada, acompanhada e avaliada, em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares dos cursos, bem como em conformidade com a legislação institucional vigente.

ECSNO será realizado em instituições devidamente conveniadas com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Esse estágio não substituirá a carga horária do ECSO e só poderá ser desenvolvido pelo aluno que esteja regularmente matriculado no Curso.

Por fim, não serão contadas como ECSNO as atividades que não tenham acompanhamento de um professor da UEMS ou um supervisor da Organização concedente do estágio que serão responsáveis pela avaliação das atividades desenvolvidas e validação da carga horária de estágio do aluno estagiário.

 

DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

No link abaixo estão disponíveis os documentos gerais para realização do Estágio Supervisionado. 

É importante observar que os documentos específicos para a realização do estágio na escola serão apresentados pelo docente supervisor de estágio, em acordo com o decidido pela Comissão de Estágio (COES).

Acesse:

https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/deppe/estagios