Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Espanhol

Informações:


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ECSO) e NÃO OBRIGATÓRIO (ECSNO)

 

No Curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português/Espanhol da U.U. de Dourados há duas modalidades de estágio que podem ser desenvolvidas: o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) e Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório (ECSNO), que permite o pagamento de uma bolsa mensal.

O ECSO ocorre nas 3ª e 4ª séries do Curso, englobando a Língua Portuguesa e suas literaturas (400 horas), além da Língua Espanhola e suas literaturas (300 horas), dividido da seguinte forma:

·         Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (3ª série);

·         Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de Língua Espanhola e de Literaturas de Língua Espanhola no Ensino Fundamental (3ª série);

·         Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio (4ª série);

·         Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de Língua Espanhola e de Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio (4ª série).

Segundo a DELIBERAÇÃO CE/CEPE-UEMS nº 289, de outubro de 2018, as disciplinas de ECSO são práticas e compreendem determinado cômputo de horas para a inserção dos estagiários nas escolas mediante o preenchimento e assinatura dos formulários necessários, assim como a organização do cronograma das atividades didático-pedagógicas que serão desenvolvidas no período. Também haverá a orientação, supervisão e avaliação desses acadêmicos pela instituição concedente conveniada, sob a supervisão de um professor atuante na área, e pelo docente orientador lotado para o Estágio na UEMS.

Toda a organização, supervisão e avaliação das atividades do ECSO são de responsabilidade da Comissão de Estágio Supervisionado (COES), formada pelos professores orientadores das disciplinas de estágio, membros do Colegiado de Curso que queiram compor o quadro e os representantes discentes das séries que devem realizar o estágio.

Ainda, segundo a legislação vigente, trata-se de um período de aprendizagem para que o aluno faça uma ação reflexiva sobre o exercício da docência e vivencie o cotidiano escolar da forma mais ampla possível, ministrando aulas e participando das reuniões pedagógicas e atividades extracurriculares que a escola propicie a seus educandos.

Por sua vez, o ECSNO é uma atividade opcional que contribui para a formação acadêmico-profissional do aluno e enriquece sua formação humana. Esta modalidade de estágio será realizada em instituições devidamente conveniadas com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e não poderá substituir a carga horária do ECSO. Como pode implicar remuneração para seu desenvolvimento (bolsa externa),  só poderá ser desenvolvido pelo aluno que esteja regulamente matriculado no Curso e cumpra as exigências requeridas em editais ou chamadas específicas.