Pedagogia

Informações:


O Estágio Curricular Supervisionado é concebido como um conjunto de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural. Deverá ser proporcionado aos acadêmicos/as por meio de uma participação em situações reais de vida e trabalho, coerente com a concepção do curso, empreendendo a relação teoria e prática como pressuposto fundamental.

Os/as acadêmicos/as no estágio supervisionado poderão superar a fragmentação entre prática e teoria, pois este tem como viabilizar em suas etapas atitudes de parcerias, bem como, interlocução de saberes e conhecimentos interdisciplinares estudados no decorrer do curso.

 Tem como objetivo proporcionar ao estagiário observação, reflexão, pesquisa e exercício do fazer pedagógico e a relação teoria e prática social a partir da docência compartilhada, sob a supervisão de um ou mais professores e/ou profissionais experientes das instituições onde haja convênios com a UEMS.

As atividades de Estágio Curricular Supervisionado serão desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aprovadas pelos professores de Estágio, pelo Colegiado de Curso e pelos órgãos competentes, avaliadas e acompanhadas pela Comissão de Estágio Supervisionado do Curso (COES) nas seguintes modalidades: 

-- Na educação infantil, o Estágio Curricular Supervisionado deverá ser desenvolvido em turmas de crianças de 0 a 5 anos de idade, em creches e pré-escolas. 

-- No ensino fundamental, o Estágio Curricular Supervisionado deverá ser desenvolvido em escolas, com turmas do primeiro ao quinto anos. 

-- Na gestão educacional o Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado em instituições de educação infantil, do ensino fundamental e em órgãos gestores da educação. 

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório tem como finalidades propiciar aos acadêmicos: 

I. Análise e problematização das práticas pedagógicas existentes nas instituições, voltadas à docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Gestão Educacional, a partir da vivência e da intervenção dos estagiários em situações práticas. 

II. Articulação das questões teórico-metodológicas dos segmentos educacionais citados em uma perspectiva crítica e transformadora nas diversas áreas do conhecimento. 

III. Desenvolvimento de uma prática pedagógica que possibilite articular as áreas do conhecimento com as áreas de desenvolvimento infantil considerando as relações escola/família/sociedade. 

IV. Promoção de discussões sobre a gestão e organização do currículo e atividades pedagógicas da escola e de outros espaços educativos relacionados a posturas e atividades de gestores, qualidade de ensino, relação escola-comunidade. 

V. Compreensão do trabalho realizado como um processo criador de investigação, explicação e intervenção na realidade capaz de articular teoria e prática como dimensões indissociáveis do conhecimento. 

VI. Oportunidade para perceber a relação teoria e prática através de projetos interdisciplinares e multi/interculturais no fazer docente, sob supervisão e orientação dos professores/as do estágio e apoio das disciplinas práticas.

O Estágio Supervisionado não Obrigatório no Curso de Pedagogia ocorrerá em conformidade com a Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS.

 

Comissão de Estágio Supervisionado (COES):

  • Profa. Dra. Eliane Terezinha Túlio Ferronatto (Presidente)
  • Profa. Dra. Kelly Leticia da Silva Sakata
  • Prof. Dr. Marcos Pereira Coelho
  • Profa. Dra. Rosane Toebe Zen
  • Prof. Dr. Wilker Solidade da Silva