O Estágio Curricular Supervisionado é concebido como um conjunto de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural. Deverá ser proporcionado aos acadêmicos/as por meio de uma participação em situações reais de vida e trabalho, coerente com a concepção do curso, empreendendo a relação teoria e prática como pressuposto fundamental.
Os/as acadêmicos/as no estágio supervisionado poderão superar a fragmentação entre prática e teoria, pois este tem como viabilizar em suas etapas atitudes de parcerias, bem como, interlocução de saberes e conhecimentos interdisciplinares estudados no decorrer do curso.
Tem como objetivo proporcionar ao estagiário observação, reflexão, pesquisa e exercício do fazer pedagógico e a relação teoria e prática social a partir da docência compartilhada, sob a supervisão de um ou mais professores e/ou profissionais experientes das instituições onde haja convênios com a UEMS.
As atividades de Estágio Curricular Supervisionado serão desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aprovadas pelos professores de Estágio, pelo Colegiado de Curso e pelos órgãos competentes, avaliadas e acompanhadas pela Comissão de Estágio Supervisionado do Curso (COES) nas seguintes modalidades:
-- Na educação infantil, o Estágio Curricular Supervisionado deverá ser desenvolvido em turmas de crianças de 0 a 5 anos de idade, em creches e pré-escolas.
-- No ensino fundamental, o Estágio Curricular Supervisionado deverá ser desenvolvido em escolas, com turmas do primeiro ao quinto anos.
-- Na gestão educacional o Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado em instituições de educação infantil, do ensino fundamental e em órgãos gestores da educação.
O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório tem como finalidades propiciar aos acadêmicos:
I. Análise e problematização das práticas pedagógicas existentes nas instituições, voltadas à docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Gestão Educacional, a partir da vivência e da intervenção dos estagiários em situações práticas.
II. Articulação das questões teórico-metodológicas dos segmentos educacionais citados em uma perspectiva crítica e transformadora nas diversas áreas do conhecimento.
III. Desenvolvimento de uma prática pedagógica que possibilite articular as áreas do conhecimento com as áreas de desenvolvimento infantil considerando as relações escola/família/sociedade.
IV. Promoção de discussões sobre a gestão e organização do currículo e atividades pedagógicas da escola e de outros espaços educativos relacionados a posturas e atividades de gestores, qualidade de ensino, relação escola-comunidade.
V. Compreensão do trabalho realizado como um processo criador de investigação, explicação e intervenção na realidade capaz de articular teoria e prática como dimensões indissociáveis do conhecimento.
VI. Oportunidade para perceber a relação teoria e prática através de projetos interdisciplinares e multi/interculturais no fazer docente, sob supervisão e orientação dos professores/as do estágio e apoio das disciplinas práticas.
O Estágio Supervisionado não Obrigatório no Curso de Pedagogia ocorrerá em conformidade com a Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS.