Pedagogia

Informações:


É importante ressaltar que no ano de 1998, o curso de Pedagogia deixou de ser ofertado na Unidade Universitária de Ivinhema e, atendendo à solicitação e demanda da comunidade educacional da cidade de Maracaju, foi transferido para este município, mantendo a mesma configuração do seu Projeto Pedagógico.

A cada ano, essa Unidade Universitária tem se destacado na recepção dos alunos e no desenvolvimento de um trabalho cada vez mais afinado com as demandas da comunidade, aprimorando sua oferta de Projetos que primam por consolidar, o tripé ensino, pesquisa e extensão. 

É uma iniciativa da equipe pedagógica concatenar esforços de modo que o currículo integrado venha a ofertar não apenas nos Projetos, como também nas disciplinas teórico-práticas, como se verá no ementário e bibliografia adiante, um leque de conteúdos que possibilite abordagens interdisciplinares, oportunizando a troca, o diálogo e atitudes entre o conhecimento historicamente produzido pela academia e os saberes outros produzidos e ancorados sob diferentes lógicas possíveis de compreensão do mundo, revelando outras/novas cosmovisões.

A Unidade atende à região do entorno, recebendo acadêmicos/as de distritos e de municípios vizinhos. As características identitárias desses estudantes são, como em cada unidade, peculiares. Destacamos a presença de acadêmicos/as oriundos, não só da área urbana desses municípios e distritos, como também, da área rural e de aldeias indígenas, tanto da região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti (Povo Terena), como da região entre Maracaju e Dourados (compreendendo o Povo Guarani e Terena). 

Dito isso, percebe-se não só na apresentação deste Projeto Pedagógico do curso, como nos destaques das disciplinas que compõem cada eixo da matriz curricular, seu ementário e respectivos objetivos, uma preocupação importante com a identidade desses/as acadêmicos/as, no sentido, não só de respeitar suas origens e referências culturais, como proporcionar, no espaço da universidade, um encontro de atravessamentos recíprocos entre as culturas que aqui transitam e suas diversas naturezas.