Sistemas de Informação

Informações:


Anteriormente à criação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), a Unidade Universitártia de Nova Andradina contava com o curso Computação Licenciatura. Criado em 2009, este curso teve sua primeira turma em 2010, para suprir uma demanda por Licenciados em Computação, devido à ampliação da presença dos recursos tecnológicos e projetos nas escolas.

Entretando, a procura pelo curso de Computação Licenciatura caiu consideravelmente por conta das mudanças na política estadual que substituiu os Progetecs (Professores Gerenciadores de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos) nas salas de informática das escolas estaduais por técnicos de nível médio. Essa queda de demanda afetou negativamente a empregabilidade dos alunos formados no curso e o interesse da comunidade em cursá-lo.

Visando dirimir estes problemas, elaborou-se em 2020 um estudo de demanda e viabilidade para identificar um curso da área de Tecnologia da Informação (TI) para substituir Computação Licenciatura. Este estudo revelou que o Bacharelado em Sistemas de Informação seria o mais adequado para este propósito. Um Projeto Pedagógico foi elaborado em 2021 e, em 2022, a primeira turma de BSI foi ofertada, paralelamente à interrupção de ofertas do curso Computação Licenciatura.

Com a mudança do curso e da modalidade, ou seja, de Computação Licenciatura para Bacharelado em Sistemas de Informação, os perfis do curso e dos egressos foram atualizados, buscando atender aos anseios da comunidade regional por um curso de computação voltado para as necessidades de profissionais das empresas do Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente, o BSI possui uma matriz curricular moderna, capaz de formar profissionais para suprir as demandas regionais, estaduais e nacionais, por meio de um curso gratuito, atualizado e de qualidade.