Teatro

Informações:


 

O Curso de Teatro - Licenciatura foi criado no ano de 2019 com ingresso da primeira turma no ano de 2020. Ele é oriundo do Curso de Artes Cênicas - Licenciatura, que foi criado no ano de 2009 com ingresso da sua primeira turma no ano de 2010. 

 

Espelhando a trajetória do Curso de Artes Cênicas, cujo Projeto Político Pedagógico serviu de base para a formulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Teatro - Licenciatura, segue a listagem de alguns dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC que revelam o perfil diversificado, dinâmico e atualizado com que os diferentes temas das Artes Cênicas foram pesquisados, organizados e, posteriormente, disponibilizados através do Repositório Institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS para todas as pessoas que se interessam pela pesquisa, pelo ensino e aprendizagem e pela arte-educação. 

 

TCC 2015 - A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DRAMÁTICOS E TEATRAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
TCC 2015 - A DANÇA NA IGREJA CATÓLICA - um olhar sobre a Comunidade Católica Shalom
TCC 2015 - A EDUCAÇÃO SENSÍVEL COMO PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA FRUIÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
TCC 2015 - ARTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TCC 2015 - O TEATRO DE SUASSUNA - UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE VALORES ÉTICOS E MORAIS NA EDUCAÇÃ
TCC 2015 - TEATRO DE RUA Tekoha – uma experiência de Teatro em espaço público
TCC 2015 - DANÇA CIRCULAR NA TERCEIRA IDADE
TCC 2015 - O TEATRO DE SUASSUNA UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE VALORES ÉTICOS E MORAIS NA EDUCAÇÃO
TCC 2015 - A DANÇA NAS IGREJAS EVANGÉLICAS
TCC 2015 - O PALHAÇO NA CENA TEATRAL. CADÊ?!
TCC 2015 - A PRESENÇA DA POÉTICA CLOWN EM LA STRADA
TCC 2015 - "UM CICLO-DE-VIDA": PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DO CIRCO DO MATO
TCC 2015 - A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO DE TEATRO
TCC 2015 - AS ARTES CÊNICAS EM SALA DE AULA, UM BATE PAPO SOBRE A DIFERENÇA: o eu, o outro e o nós.
TCC 2015 - ENGATINHANDO NAS ARTES CÊNICAS
TCC 2015 - DANÇA CIRCULAR NA TERCEIRA IDADE
TCC 2015 - A ARTE COMO CAMINHO DO SENSÍVEL: CONTIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
TCC 2015 - UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PIBID: a disciplina de Arte e uma docente em formaçã
TCC 2015 - DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL E IDENTIDADE CULTURAL : A CONTRIBUIÇ ÃO DO GRUPO CAMALOTE P
TCC 2016 - COMO A PRÁTICA DA IMPROVISAÇÃO PODE SER UMA FACILITADORA DO TRABALHO EM DANÇA PARA NÃO
TCC 2016 - CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
TCC 2016 - O FIGURINO NA COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM TEATRAL.
TCC 2016 - COMO A DANÇA PODE PROPORCIONAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL?
TCC 2016 - ENSINO DE ARTE: MINHA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PENSADA COM O SUBSÍDIO DA TEO
TCC 2016 - DANÇAS INDÍGENAS KOHIXOTI KIPAE: CONTRIBUIÇÕES PARA A REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E CULTUR
TCC 2017 - MEDIAÇÃO CULTURAL DIALOGANDO COM A DANÇA E A EDUCAÇÃO
TCC 2017 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ARTE: a luz da organização do trabalho didático
TCC 2017 - O PAPEL DA TÉCNICA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA CÊNICO
TCC - 2017 - AS DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS: uma proposta de re(exuistência) da identidade do negro na
TCC 2017 - A LUDICIDADE E O ENSINO DO BALÉ CLÁSSICO PARA CRIANÇAS DE 05 ANOS: contribuições para o s
TCC - 2017 CORPO-VÍNCULO: processos de criação em arte, educação e tecnologia
TCC 2017- TEATRAL GRUPO DE RISCO: poética e composição artística na cultura local de Mato Grosso do
TCC - 2017 DANÇA E TEATRO NA ARTE-EDUCAÇÃO: linguagens que se retroalimentam criando possibilidades
TCC - 2017 OS "SALTIMBANCOS" DE CHICO BUARQUE: uma possibilidade pedagógica
TCC 2017 - DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar a partir da educação sensível
TCC 2017 - DANÇA COMO PROPOSTA SENSÍVEL PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM AUTISMO
TCC - 2017 DA MESA PRO PALCO: criação teatral a partir de Roleplaying Game
TCC - 2017 NUDEZ(EN)CENA DA CRIAÇÃO A RECEPÇÃO
tcc 2017 - BALÉ E A ANCESTRALIDADE: demarcação do meu território no espaço e no mundo
TCC 2017 - POLÍTICA PÚBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PARA CULTURA E ARTE
TCC - 2017 CORPOS QUE DANÇAM (N)A CONTEMPORANEIDADE
TCC - 2017 JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: possíveis contribuições na formação do aluno
TCC - 2017 - CONTEMPURBAN: questões em campo de experimentação em danças urbanas
TCC - 2017 O ENCANTAMENTO LÚDICO DA ARTE MÁGICA NA ESCOLA
TCC - 2017 MULHER, IDENTIDADE, SOCIEDADE: a dramaturgia de Garcia Lorca, em sua trilogia
TCC - 2017 BALÉ E A ANCESTRALIDADE
TCC - 2017 ARTE E CULTURAS LOCAIS: plástica e cênica (auto)biográficas de Conceição dos Bugres
TCC 2018- A COMPOSIÇÃO COREOGRAFICA E O ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA
TCC 2018 - A COMPOSIÇÃO DRAMATURGICA DE A NINFA E O TIGRE
TCC 2018 - TEATRO DE ANTENA
TCC 2018- UMA NOVA POSSIBILIDADE NO EJA
TCC 2018-IHONEAKU - A VOZ QUE ECOA RESISTENCIA PELO CORPO
TCC 2018- MEMORIAS NO CHÃO
TCC 2018- CORPOS ESTRANHOS
TCC 2019 - CARTOGRAFIA DA IDENTIDADE: performance e gênero
TCC 2019 - DANÇA E CORPO PRETO
TCC 2019 - CORPO PRIMITIVO CONTEMPORÂNEO DA/NA MARGEM NÃO TECNO(LÓGICA)
TCC 2019 - O ENSINO DA ARTE A PARTIR DA ARTE-EDUCAÇÃO DESCOLONIAL DO SER, SENTIR E SABER: reflexões
TCC 2019 - RAÍZES - POÉTICAS DE IDENTIDADE ANCESTRAL : um processo de composição cênica em dança af
TCC 2019 - CORPO NEGRO NA CENA CONTEMPORÂNEA: uma experiência estética do espetáculo Gira
TCC 2019 - CEIFANDO CORPOS: narrativas do corpo da criança na educação infantil e ensino fundamental
TCC 2019 - A ARTE É FEITA DE CEM: linguagens e práticas pedagógicas em um ateliê de educação infanti
TCC 2019- ATENCIOSAMENTE EU: reflexões sobre o caminho do fazer artístico pelos estudos do corpo na